Palestras de Sucesso Entrevista Márcia Dolores – Parte 2

11. Como a integração da liderança feminina e masculina pode ser promovida dentro das organizações para gerar equipes mais inovadoras e inclusivas?

Esse é um tema quase tabu nas organizações, o modelo do empoderamento feminino é valioso, porém ele é similar ao modelo que trouxe todas as mazelas que temos hoje.

Naturalmente temos questões sérias a serem resolvidas como a equiparação salarial, o preconceito, os abusos e tudo o que temos clareza hoje e uma atenção.

Porém atenção está longe de uma transformação, adorei o filme Barbie que de forma muito comercial trouxe a tona a reprodução do modelo machista ao revés nas mãos das mulheres quando assumem o Poder.

Então para falar de igualdade de todos os gêneros, temos que passar primeiro pela desconstrução do Poder que envolve um modelo matriarcal considerando que as mulheres criaram homens que reproduzem o machismo e talvez  esses modelos extremistas estão mais interessados no Poder do que na igualdade de gêneros.

Quando tivermos uma abertura de homens e mulheres ou gêneros discutindo como devemos enquanto organização lidar com as diferenças teremos uma evolução.

Todos modelos de inovação e solução disruptiva tem a diversidade participante do processo, unir a diversidade com respeito traz modelos novos e mais integrados.

A situação salarial por exemplo , onde em todo o mundo as mulheres ganham menos que os homens, quando tivermos grupos de homens e mulheres, utilizando a liderança em conjunto iremos pensar que a filha desses homens estarão no mercado e os filhos dessas mulheres também , como queremos que todos sejam remunerados por gênero ou por contribuição?

Para mudar um sistema é importante que as partes que detém o Poder de decisão estejam na mesa!

12. Quais estratégias você sugere para que mulheres superem o medo de expressar suas opiniões e fortaleçam sua comunicação estratégica no ambiente corporativo?

Libertar-se do medo de ser vista como uma mulher, somos profissionais mulheres e ninguém precisa agir como um homem para ser respeitada!

A expressão chula “ por o pau  na mesa” não é natural, digo sempre para as executivas com quem trabalho, não temos essa característica então vamos por na mesa profissionalismo, sensibilidade, estratégia  e autenticidade?

O preconceito está no mindset feminino, minha segunda pergunta para as executivas é: quantas mulheres você está formando?

Quantas sucessoras você tem?

Muitas mulheres querem a validação no ambiente corporativo, então são pouco assertivas, acham que tem que fazer espuma ou propaganda e evitam uma conversa “ objetiva tipo papo reto”.

Papo reto é falar da sua percepção sem julgar, eu estava com uma jovem executiva que está num desafio em Londres e que está com ansiedade na nova posição e au perguntei, se havia chamado o seu gestor e compartilhando o que estava sentindo.

Objetivamente e perguntar objetivamente o que esperam dela…

Ela me disse, eu deveria saber o que esperam e perguntar pode mostrar que não sou a pessoa!

A exposição de sua percepção com escuta para ouvir o que de fato é esperado é de suma importância, muitas mulheres evitam e ficam sem saber se sua entrega é adequada.

Ou dedicam tudo para a carreira sem a clareza do plano de desenvolvimento, se ele existe se atende suas expectativas!

Falar de salário, bônus e expectativas  é saudável para avaliar se está no lugar que te traz felicidade ou se está no projeto de forma equivocada, ninguém engana ninguém, quando há coragem para expor e ouvir o outro com o mesmo respeito!

13. A comunicação estratégica para mulheres sugere superar padrões de cobrança ou omissão. Como esse equilíbrio pode ser alcançado e mantido em discussões profissionais, especialmente em posições de liderança?

Com  uma visão clara de 3 tempos e o que se quer em cada tempo, curto, médio e longo prazos o que essa profissional almeja?

Um profissional que tem essa visão começa a trabalhar sua comunicação de acordo com seus objetivos. Preparar-se para comunicar é também importante, usar palavras que fale de si e em nenhum momento está inferindo ou julgando o outro.

Ter abertura para ouvir e agir, ter uma comunicação assertiva e com equilíbrio é um modelo de responsabilidade com a própria vida.

Para manter esse equilíbrio é importante falar sempre das suas demandas, exemplo:

Avaliei minha jornada no último ano e tenho uma expectativa diferente do aumento salarial, porém quero compreender como foi pensando e como fui avaliada para o aumento.

Uma introdução simples e honesta, sempre será mais produtiva!

Outro dia estava com uma executiva que descobriu que sua colaboradora que havia saído da empresa recebeu mais do que ela, quem deu a informação foi o próprio gestor dela.

Ela ficou chateada e eu disse que emoção era a que sentia…Raiva e como usar essa emoção para um conversa assertiva e gentil?

Ela me disse , não vou me humilhar….Aqui a relação está distorcida, não tem humilhação tem um dado e fato, como gerir?

Com transparência, humildade e pontualidade.

Chamar o gestor e falar:

Fiquei surpresa com o dado que você compartilhou de uma colaboradora ganhar mais do que eu que estou na posição de liderar, primeiro quero compreender o que foi considerado.

O primeiro passo é essencial que seja assertivo, para que o profissional também avalie se aquela organização irá atender  seus valores.

14. Em suas palestras, você enfatiza a importância de coração e cérebro trabalharem em harmonia. Poderia nos dar um exemplo prático de como isso pode ser aplicado no ambiente corporativo?

Total, no exemplo acima falei da emoção deslocada, muitos profissionais querem preencher o vazio emocional na função corporativa , por isso tempos abuso de Poder, stress, medo e pouca colaboração.

O cérebro é dirigido de acordo com os pensamentos que são formados a partir das emoções, impossível falarmos de resultados sem considerarmos essa conexão, quanto mais ela é desconsiderada mais desequilíbrios teremos.

O Poder mal utilizado vem dessa desconexão, a ausência de uma sucessão vem desse desequilíbrio.

UM empresa que atua com esse equilíbrio ou uma liderança terá o melhor de cada profissional, são as empresas que digo que tem Alma, onde há a conexão do cérebro com o coração.

Há alguns dias falava com um casal que tem uma franquia de roupa de luxo com o ticket médio alto e me falaram que são campeões de vendas em 10 lojas, porque fizeram essa conexão e as vendedoras se sentiam com autonomia para agir e ousar nas ações e mimos com os clientes, sabendo que se a venda não estivessem elas seriam valorizadas pela intenção e oportunidade que enxergaram, essa é uma prática integrada para um objetivo comum claro, acordado e com o compromisso da palavra igual a ação!

15. Você menciona que nossos talentos são a chave para uma vida plena e de sucesso. Pode compartilhar uma estratégia eficaz para identificar e ativar esses talentos?

Exatamente há felicidade e inclusive a longevidade com qualidade de vida está intimamente relacionada à utilização de talentos de uma pessoa independente da idade, isso é fascinante para liberar as pessoas de acharem que serão velhas sem felicidade ….Não há velhice a mudança de fases com Felicidade como uma criança feliz descobrindo novas possibilidades para seus Talentos…Até o último suspiro!

Uma das estratégias que uso simples e de grande efeito é fazer uma visita dos 0 aos 7 anos de idade , onde os talentos são livres dos condicionamentos e críticas, lá temos um tesouro!

Essa visita pode ser um indução dirigida com grande público ou lúdica com papel e lapis dependendo do tempo e grupo. O objetivo é fazer uma Time  de Talentos com o que era divertido fazer e que parecia ser a grande atividade para uma vida adulta , quando eu crescer quero fazer…. E lá que resgatamos os talentos, independente da forma como serão utilizados . Primeiro é importante resgatar o que era espontâneo, simples e prazeroso, aqui que temos os nossos talentos! 

Primeiro ter consciência, se reconectar com essa preciosidade para depois utilizar!

16. O método 3Cs é inovador no desenvolvimento de líderes e preparação de sucessores. Poderia detalhar um pouco mais sobre cada um dos Cs e como eles se aplicam na prática?

Os 3 Cs da cultura facilitam e preparam uma cultura para trabalhar com os índices de felicidade dentro da sua cultura.

O processo para ter sucesso começa com o C Level, a direção ou os controladores, para que haja coerência e retorno do investimento.

Antes de treinar na cultura que é algo mecânico, a Cultura é orgânica e para estar viva requer esse sistema alimentado organicamente.

O primeiro C é do Conhecimento e utilizando a cocriação com o grupo de controle e decisão, trabalhamos o que queremos alinhamos visões, pensando em 30 anos à frente, trabalhamos com tendências e desejos para imprimir o sentido que permanece nos próximos 30 anos.

Depois de realizada essa etapa, vamos para compreensão do que temos de sinergia entre os valores e cultura com a vida pessoal, realizamos o cruzamento, para checar se meus valores e inspirações tem comunhão com a Cultura e direção para os próximos 30 anos.

Aqui há compreensão profunda do quanto há compartilhamento entre a empresa e a vida do profissional. A compreensão traz o sentido que o que está realizando na empresa reflete no que acredita em sua vida. Trabalha literalmente para praticas em comum. Isso traz segurança e sentido!

E automaticamente vamos para o comprometimento que ocorre de forma natural e orgânica fica  óbvio que o comprometimento é consequência dos dois passos anteriores.

17. A Engenharia da Felicidade é um conceito fascinante. Como você define felicidade nesse contexto e qual é o primeiro passo para uma organização começar a implementá-la?

Felicidade nesse contexto é ter as pessoas que sintam que no seu dia farão a diferença utilizando os seus talentos, esse é o mecanismo da felicidade, cabe a empresa que deseja ter para os seus profissionais a melhor experiência, fará seus clientes terem a mais excepcional experiência.

Esse é conceito  prático e mensurável, para que uma organização perceba com os dados que a experiência inspiradora trará excelentes resultados se começar antes de abrir as portas!

18. A Inteligência Emocional é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional. Qual é o erro mais comum que as pessoas cometem ao tentar desenvolver essa habilidade?

Pensarem que Inteligência Emocional é achar que equilíbrio é evitar o contato com a emoção, isso ocorre porque normalmente as pessoas acham que sentem o que sentem por causa da ação do outro, quando o que ela sente e sobre ela e as escolhas e decisões que pode tomar!

Às vezes as pessoas usam as emoções para falar sobre o outro ou manipular o outro e estará novamente refém das emoções.

Falar que o outro a faz triste ou irritada é uma manipulação. Algo confundido com Inteligência Emocional, acusar o outro dos seus sentimentos!

Agora,  considerar que em uma situação os fatos, posturas e objetivo alcançado pode gerar irritação. Identificar o que gera a irritação se são expectativas irreais, ou uma mudança da reação das pessoas, tudo isso não está no seu controle , ter essa consciência é usar sua inteligência emocional.

Avaliar o que é possível mudar para o alcance do objetivo é usar sua IE.

E inclusive fechar algo por se atentar que as expectativas fogem a realidade é uma opção, as pessoas com inteligência emocional são condutoras da própria Vida!

19. As emoções têm um papel crucial na forma como trabalhamos em equipe. Poderia compartilhar técnicas eficazes para gerenciar emoções no local de trabalho, de modo a promover um ambiente mais colaborativo e produtivo?

Elas dão o tom !!!!

Primeira ação: sentir e identificar, o que sente antes de falar ou agir!

Trazer a responsabilidade para suas mãos, antes de falar com  alguém ou sobre alguém, considere o que está na sua responsabilidade  e como você  poderia agir para sentir bem sobre o tema que deseja abordar, agir ou compartilhar.

Distancie-se da situação e pense o que poderia motivar o outro a agir como agiu, pense na perspectiva do outro e garanto que o outro faz o que faz por motivos particulares independente de você!

Ao distanciar-se também avalie como sua atitude colabora para o resultado!

Essas práticas proporcionam  mais flexibilidade e repertório!

E leve sua pessoa menos a sério, a vida é maior que esse episódio

20. A “desmistificação do conceito de felicidade” pode ser um fator transformador no ambiente de trabalho. Poderia explicar como uma compreensão mais profunda da felicidade contribui para a motivação e o engajamento dos colaboradores?

Sim, a felicidade é simples e isso traz uma nova perspectiva e sentido para o Trabalho. Estar feliz onde se está faz o profissional ter um compromisso com o ambiente feliz e relações que estimulem o melhor de todos.

A felicidade é a tratora para todos nós, gostamos de estar com pessoas que tem leveza, agilidade, empatia e capacidade para resolver e surpreender!

Esses atributos serão valor para o cliente, essa contribuição é direta.

Existem estudos que mostram que o cérebro e coração satisfeitos, felizes, se conectam mais facilmente a outras pessoas que partilham de valores em comum.

A facilidade em pensar em soluções para resolver problemas, quando se está feliz é maior com mais envolvimento com a situação e cliente.

 Os colaboradores estarão comprometidos com eles e com a organização e com ele mesmo, isso tem uma força magnífica para o negócio!

21. Por fim, Márcia, gostaríamos de agradecer imensamente por essa conversa enriquecedora. Poderia deixar uma mensagem aos nossos leitores, especialmente àqueles responsáveis por contratar palestras, sobre a importância de investir em desenvolvimento humano e liderança inspiradora?

Descobrir que o comprometimento pode ser algo vivido orgânico e co criador é o começo da experiência de sucesso, falamos muito de experiência para nossos clientes, porém quando sua empresa gerar experiência para seus colaboradores esse Poder será a fonte do Sucesso!

O sucesso está dentro o seu reflexo será maior quando estiver presente internamente e a Felicidade dos colaboradores é um resultado de sucesso!

Alinhar colaboradores , visão, valores e ações é uma forma de construir a felicidade corporativa!

Uma empresa que marca nossa vida,  estabelece uma relação emocional que toca nosso coração e nosso cérebro, ter colaboradores que tem em seu ambiente de trabalho o estímulo para usarem em equilíbrio o coração e cérebro, constroem o melhor legado!    

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