Palestras de Sucesso Entrevista Márcia Dolores – Parte 1

1. Primeiramente, Márcia, muito obrigado por compartilhar seu tempo e sua sabedoria conosco. Você desenvolveu uma abordagem única integrando psicologia e neurociência. Como essa integração potencializa o desbloqueio do potencial humano?

De uma forma simples e profunda ao mesmo tempo, resgatando o que é considerado identidade e na maioria das vezes é identificação, ofertando pouco espaço para a autenticidade, prática essa fundamental para uma pessoa viver sem bloqueios, com dinâmica real do dia  a dia, e todos as situações comuns, porém com a capacidade de  ser livre e responsável pela própria vida, ativo importante para gerar sucesso, saúde e inteireza em estar e ser.

Liberar padrões de anos por meio de uma abordagem simples que transforma a linguagem, a forma de pensar, agir e sentir.

Os bloqueios mantém as pessoas infantilizadas e temerosas diante da vida, para defender se dos próprios medos temos a crueldade consigo e com os demais, que são expressas em relações nocivas em todos os contextos. Libertar-se desses bloqueios e seguir para ser adulto e portar-se como tal assumindo sua condição de solitude e o compromisso com a própria vida!

O desbloqueio essencial é do cérebro com o Coração, dois órgãos fundamentais são  objeto deste trabalho, sair da visão binária ou razão ou emoção, e integrar essas duas forças que separadas geram todas as doenças emocionais, psicológicas e físicas. As dualidades ou polaridades, criam pessoas fragmentadas e portanto improdutivas ou desencaixadas em sua vida pessoal, profissional , social, financeira, afetiva, sexual e espiritual. O objetivo é essa integração!

2. Poderia compartilhar técnicas específicas para colocar nosso cérebro em “potência máxima” e melhorar nossa performance e criatividade no trabalho?

Sim, o meu método da engenharia da felicidade, está pautado em 4 pilares:

Auto amor, Merecimento, Confiança e Realização, esses 4 pilares são  base para  corpo, coração e alma. Sendo o suporte para a expressão máxima de cada ser humano.

Existe um grupo de técnicas para cada pilar.

Autoamor 

A primeira técnica é fazer a diferenciação entre egoísmo e auto amor, confundido por muito e  essa distorção é a geradora do sentimento de culpa, um subproduto que mantém  muitos refém das manipulações emocionais externas e internas quando busca aprovação.

Uma técnica simples e altamente eficaz é fazer  uma lista prática de atitudes que foram realizadas para evitar ser egoísta e agradar as expectativas externas.

1- Autoamor

Primeira experiência de conexão.

A referência de Auto Valor, Saber ofertar e receber.

Prática: Amor

Inteireza.

Depois o que trouxe como recompensa? 

E o quanto quando fazemos algo para outra pessoa não nos julgar estamos sendo tão manipuladores quando o outro e entramos nas relações abusivas.

Esta consciência é a primeira técnica importante para a construção do auto amor.

A potência está em atender suas prioridades para sair do padrão de manipulação, toda energia da manipulação quando usada para benefício da própria vida faz verdadeiras maravilhas! 

2- Merecimento 

A técnica aqui é identificar o padrão de merecimento.

Existe o padrão de compensação, muito comum com pessoas que são desprovidas de auto amor. Elas fazem algo que abominam, sofrem ou se desgastam e buscam recompensas, isso  é  muito diferente de merecimento.

A recompensa é um padrão infantil de sofrimento por causa de alguém ou algo e mereço ser compensado é o padrão dos vícios, compulsões e etc.

O merecimento é permitir-se antes de ir  para a busca ou alcance de um objetivo é um alicerce de base para nossa potência ser utilizada. Aqui liberamos as permissões com sentido, para isso é realizado o exercício de trazer a morte para renascer.

E feito um exercício de 7 dias o que seria diferente a cada dia se aquele fosse seu último dia de vida, para trazer a morte como uma passagem e que o foco está em permitir-se ser responsável pela vida que é merecida.

Merecimento: 

Dignificar quem sou, a vida que tenho e minhas escolhas.

Prática : Valores.

Liberdade.

3- Confiança 

A confiança é resultado da verdade interna, sem necessidade de convencer os demais 

com respeito pela verdade de cada um, o grande exercício desenvolvido é desprender-se do Poder Efêmero e conectar-se ao Poder Interno, respeitando a singularidade própria e das outras pessoas. Na confiança um dos exercícios é o sentido, definido com base na verdade interna 

Um dos exercícios dura 7 dias em todas as situações onde você respeitou sua verdade, optou pelo que faz sentido para sua vida respeitando a posição do outro, sem alterar a sua. Trabalhamos as inverdades e o auto engano que afasta as pessoas do sucesso com consistência e liberdade.

E as situações em que a inverdade prevaleceu nos 7 dias, são identificadas com os medos que estão presentes, identificamos como qual é a relação com os valores e práticas aprendidas na infância ou adolescência, desprendendo-se dessa bagagem emocional, para liberar espaço para definir sua Identidade e o sentido da mesma aqui.

  • Para que quero Confiança? 
  • Quem está confiante?
  • Em que/quem quero Confiar?

4- Realização 

A Realização está em concretizar a sua Felicidade em primeiro lugar! Realização é a profunda cooperação e lealdade consigo.
A Realização é a força do Coração em conexão com o Cérebro efetivando suas intenções.

A sua Intenção real em seus feitos dignifica sua Existência. A realização proporciona o equilíbrio e força estável internamento do coração e o cérebro em sinergia, flexível diante das incertezas do externo, porém há coerência interna para lidar com os movimentos da vida. 

Uma das  práticas da Realização é  durante 7 dias, responder às seguintes questões 

  • Qual o sentido que quero para as minhas atitudes?
  • Qual é o propósito que quero realizar todos os dias?
  • Que 3  valores são essenciais para me representar todos os dias?
  • Para que realizo minhas ações diariamente?
  • Para que faço o que faço?
  • O que me inspira a realizar?
  • Para que quero Realizar?
  • Para quem quer  realizar?

3. Em “Felicidade Private no Corporate”, você menciona que profissionais felizes geram melhores resultados. Como as empresas podem medir e melhorar a felicidade de seus colaboradores?

Muitos países já despertaram para a importância do índice de felicidade no Trabalho, naturalmente esse índice é essencial para vida, teríamos menos gastos com doença e remédios certamente com uma população feliz.

Há uma estimativa que no Brasil tenhamos um índice de 77% das pessoas infelizes no seu ambiente profissional, o que em termos de impacto no resultado é brutal. Ser inovador e fazer a mudança desse índice é um fator que trará ganhos para ambos os lados e posso ousar dizer para a sociedade.

As formas são simples de medir, a atitude de abertura para tratar os dados que surgem é fundamental para o sucesso de uma mudança tão relevante como essa.

Que tem uma base em pontos estruturais da construção de um modelo de infelicidade, muitas vezes planejado sem uma profunda análise do que se quer e o que se pode obter.

Primeiro identificando a Cultura e os valores com um sistema simples que é respondido por todos, para checar se os valores e cultura são valores para as pessoas que estão presentes na organização. Depois desse ágil inventário, temos como mapear o que é felicidade para empresa e o que é  felicidade para os colaboradores.

A Felicidade corporativa está em ter link , conexão entre a cultura, valores e os valores dos funcionários, quanto maior essa conexão maior o índice de felicidade.

Com esse Estado Atual, temos o mapeamento do Estado Desejado, e trabalhamos com ferramentas para aproximar e medir o que mudou.

Medir ou melhor fazer anualmente o mapeamento do índice de felicidade é fundamental para um ambiente produtivo, de engajamento e entrega de resultados.

4. Qual o papel da liderança na promoção de um ambiente de trabalho onde a felicidade é vista como um valor estratégico?

Fundamental, sempre que possível, o primeiro grupo de trabalho e desenvolvimento para implantar uma cultura de Felicidade ou semear conceitos que façam as pessoas terem mais felicidade e portanto compromisso e com os gestores que tem o papel de representarem congruentemente suas atribuições, considerando o que é valor para os seus colaboradores e construído um ambiente de confiança e estímulo para que cada profissional possa realizar a sua contribuição com a percepção do que representa no todo. Quem faz essa costura demonstra a relevância de cada indivíduo, é a Liderança, que quanto mais coesa e feliz terá sucesso em seu papel.

Quando temos uma liderança que está desconectada do seu sentido, o primeiro passo para o sucesso e envolver e alinhar ao sentido essa equipe ou identificar verdadeiramente quem tem essa condição, muitas vezes só  movimentação no modelo de liderança pode trazer um ganho expressivo no índice de felicidade dos colaboradores e facilidade para implantar novas práticas.

Um fator muito interessante é que quando temos uma empresa com profissionais felizes teremos maior vontade de aprender e usar o desenvolvimento dentro da empresa e na vida!

5. A Liderança Inspiradora foca em valores e sentido. Como líderes podem efetivamente alinhar seus valores pessoais com os da organização para inspirar suas equipes?

Cada vez mais as empresas percebem o valor de terem profissionais que comunguem de valores, que olhem para o mesmo lugar, dando um único sentido e compondo com as diferenças, porém o que temos é ainda um cenário de competição, às vezes entre liderança e colaboradores, equipes  e profissionais dentro da mesma organização. Isso nos mostra que o discurso não é suficiente, falta confiança,  para perceber que compartilhar soma e faz evoluir numa velocidade muito maior. Quando falo de confiança,  estou aqui me referindo ao primeiro pilar para uma liderança inspiradora , conhecedora dos seus valores e sentido.

Confiança significa ter abertura para conhecer as habilidades e fragilidades, liberando-se do padrão mais nocivo para a Liderança e Felicidade, o padrão constante de comparação.

Lidar com as potencialidades e as limitações faz um Líder habilidoso para gerir talentos e pessoas brilhantes para a organização, sem o sentimento de ameaça.

 Depois o segundo Pilar é a coragem de identificar os  seus valores, ter uma avaliação profunda sobre eles e sua hierarquia, todos temos uma hierarquia, a maioria das pessoas desconhecem seus valores, reconhecer e depois checar a sinergia é parte dessa coragem para com clareza avaliar os valores da organização e perceber a conexão. Outro fator presente na liderança Inspiradora é a maturidade com responsabilidade de assumir que se está onde se quer.

E quando desenvolvemos esse Líder ou esse modelo de liderança, identificar os valores e alinhar com a organização trará como produto a confiança,  que é altamente inspiradora para os colaboradores. Um líder que transmite confiança é congruente, maduro e fala o que pratica inspirando sua equipe.

Tem fragilidades como todo ser humano e atua diante delas com autorrespeito e aprimoramento.

6. Pode nos dar exemplos de como uma comunicação verdadeira e alinhada pode transformar o ambiente corporativo e promover uma cultura de inovação e colaboração?

A comunicação verdadeira é realizada com um objetivo comum, sem ele não há comunicação verdadeira e com transformação. A palavra é de grande poder, pois transforma a mente, organiza as emoções e pode ampliar a percepção.

Sou uma apaixonada  pela  comunicação, na minha opinião uma ferramenta de grande poder!

Exemplo tenho muitos, exemplo quando trabalho com empresa que tem partnership ou sistema de sócios por mérito, a comunicação é um processo que para ser transparente começa do Boarding, C Level , Grupo de Controle, sem esse primeiro nível alinhado em seus interesses particulares e para o business teremos inúmeros problemas na comunicação.

Para comunicação acontecer e gerar ganhos como economia de tempo, criatividade, sinergia de time, inovação, diferencial competitivo é essencial saber o que temos em comum, respeitar o que é diferente para gerar força e diferencial e aprender rápido o que pode ser alterado para constante melhoria. Então quando faço esse alinhamento na comunicação, ela torna-se  um elemento  estratégico, facilitador para alcançarmos o melhor de cada um e da relação,  como poderia ser seu papel em uma organização e até em um relacionamento de toda e qualquer natureza.

Quando isso acontece no primeiro nível, temos coerência e novamente confiança, desenvolvendo nos demais níveis o mesmo padrão de comunicação e esse padrão acaba selecionando naturalmente quem tem sinergia e quem não!

Quando um empreendedor quer desenvolver seu projeto, a comunicação é o primeiro passo para ter a habilidade desenvolvida de como sua ideia ou projeto é consistente dentro de si para comunicar, desenvolvendo a flexibilidade para adequar-se às diferentes pessoas e modelos mentais.

A comunicação verdadeira é diferente de buscar o “certo ou errado” ou uma comunicação de demonstrar poder, ela é uma comunicação de construção como o ato de comunicar pressupõe mais de uma pessoa para acontecer.

Um empreendedor que compreende sua comunicação interna e seu objetivo claro, terá condições de transmitir a verdade da sua inspiração com maior propriedade.

Já com a liderança e times quando esse modelo é desenvolvido,  esse modelo de comunicação funciona para Liderança e times, quando há conflitos entre times que tem uma codependência em suas atividades, usar esse modelo traz o objetivo claro do que estamos fazendo que pode impulsionar o objetivo ou prejudicar a ação de todos, ou torna-la vazia.

E com sucessão familiar de herdeiros, preparo ou mesmo sucessão de executivos ela é uma forma de criar um fluxo entre o passado, presente e futuro, sem julgar pois tudo tem seu sentido, o que irá guiar é o objetivo e como usar as palavras para motivar, direcionar, unir , separar, desenvolver ou refletir.

A comunicação verdadeira é desprendida do Ego e focada no Objetivo, as palavras são mais gentis e assertivas!

7. A Inteligência Emocional é crucial para a resiliência e o sucesso. Que práticas diárias você recomendaria para desenvolver uma maturidade emocional, especialmente em contextos de alta pressão?

Práticas para ativar esse músculo, solicitam um treino e sempre gosto de reforçar com meus clientes que trabalhamos com 21 dias de uma prática para ir para próxima.

1- Prática: Sobre Você 

Achar que tudo é intencional a você , que estão falando de você , criticando você…Limita suas emoções e vicia um padrão de egocentrismo. Sinto que as pessoas fazem o que  fazem por elas, portanto a fala ou o olhar …que te incomodava fala sobre a pessoa e nada sobre você!

 Então antes de sofrer ou se irritar.

2- Prática: Para que ?

Saber exatamente o objetivo de estar em uma situação, numa situação de tensão, desafios ou conflitos, A pergunta importante para trazer uma informação precisa para um comportamento idem.

Pergunte internamente: Para que estou aqui?

Para  chegar “ para que?” Como vou agir?

Essa prática  proporciona escolhas e flexibilidade uma habilidade da maturidade emocional.

3- Comunicar as emoções

Falar sobre suas emoções pode ser transformador, quando você traz o compromisso da emoção para sua responsabilidade. Exemplo: Fico insegura na situação em que não tenho feedback do trabalho que desenvolvo. Diferente de pensar e falar que a minha liderança, me deixa insegura!

Ninguém é responsável pelas suas emoções, só você é o responsável! Essa consciência emocional faz a comunicação ser isenta de culpados e vítimas, afinal todos são adultos.

Quando isso ocorre a comunicação é …Eu senti raiva por não entender seu pedido! Consciência Emocional  E diferente de você me fez sentir raiva! Imaturidade emocional.

4- Olhe e a situação numa nova perspectiva 

Quando a emoção subir e comprometer sua visão é hora de ir para a terceira posição, saia da situação e busque a distância de olhar a cena e pessoas, inclusive você fora do contexto!

Olhe você e pense como é melhor agir aqui ?

5-Pratique empatia : olhar o mundo com os olhos da outra pessoa

A empatia, vai além de ser simpático ao outro, a empatia é vestir a forma de pensar do outro para uma amplitude mental! Na empatia há ausência de julgamento, há entendimento da postura  da outra pessoa, as razões ou motivações, liberando a visão e os sentimentos de distorções.

A empatia é diferente de concordar, eu respeito por entender a perspectiva da outra pessoa.

8. Como podemos utilizar as emoções a nosso favor para potencializar a tomada de decisão e o desenvolvimento de relações profissionais mais fortes e eficazes?

Sempre!!!! Emoção costumo dizer que é um valioso combustível,quando existe autoconsciência para lidar com o que movimenta o cérebro e o coração, novamente órgão responsáveis pela expressão de um indivíduo.

Somos criados para evitar a emoção, fugir da emoção ou esconder a emoção, tudo isso ´´e o caminho para adoecer e criar as mágoas e temores, tb gosto de lembrar com ternura podemos falar tudo sobre as emoções, ternura consigo mesmo.

O que faz as pessoas evitarem suas emoções?

Acreditam que são fragilidades, esquecendo que  o Poder da emoção é transformador. Por exemplo, as pessoas temem amar com medo de sofrer e esquecem que sofrem muito mais sem amar, o que chamam de sofrimento é a consciência de que nada está no controle e sim que podemos dirigir o que sentimos para o melhor lugar, porém garantir o que vai acontecer com a outra parte….Isso foge ao nosso controle.

Então lidar com as emoções requer essa mesma estratégia, identificar o que se quer e o que está sentindo, para depois agir consciente, assumir que só poderá responder por si e o outro tem livre arbítrio. 

Essa visão traz maturidade, algo que azeita o trato com  as emoções pessoais e de outras pessoas.

Saber identificar as emoções, depois falar sobre elas na primeira pessoa, exemplo:

Estou sentindo medo ,  porque meu gestor não me dá feedback.

Medo de ser pouco eficaz, medo de ser desligada, posso cultivar o medo e gerar um stress, uma gastrite, uma síndrome de pânico….

Ou assumir o medo , ter consciência e agir.

Sem tentar me esconder,falando que sou vitima e que meu chefe tem problema em dar feedback, esse é um padrão infantil de buscar um culpado.

O jeito maduro e saudável é  sentar com o Gestor é falar que eu sinto insegurança diante da ausência do retorno do meu trabalho, que essa é uma demanda minha para desenvolver minhas habilidades e se é possível construirmos um espaço para esse retorno e comunicação que sei que me fará caminhar melhor, como ele vê e pensa sobre isso! 

Uma emoção é uma chave para irmos além e desenvolvermos mais habilidades, inexiste emoção ruim ou boa, todas são saudáveis se abrirmos espaço para sermos melhores como pessoa!

Naturalmente uma relação onde existe essa abertura sem julgar ou inferir , há imensa possibilidade de maior conexão, construção e desenvolvimento.

 Para isso é importante autoconsciência para ser feliz e humildade para entender o ciclo da nossa evolução, aprendemos com nossas emoções e experiências..  

9. Engenharia da Felicidade sugere que ser feliz é uma escolha consciente. Como os profissionais podem aplicar os quatro pilares da felicidade em sua vida profissional para alcançar um sucesso sustentável?

Felicidade é uma escolha consciente, ser feliz traz responsabilidade, por exemplo não cabe achar um ou vários algozes para suas mazelas. E portanto traz liberdade, algo que pode assustar muitas pessoas condicionadas a serem controladas pelos pais, cônjuges, empresa, filhos e sociedade.

Os 4 pilares como citei são simples e tem práticas para cada um deles, mudar significa desprogramar uma visão, uma gama de atitudes e um modelo mental, portanto a prática consciente com foco e constância faz toda a diferença. Tem um plano dos dias e das práticas como exercícios que vão fortalecer os músculos e a forma de estar na vida.

Todo profissional pode iniciar esse processo definindo o que significa felicidade para ele, sem tentar moldar-se aos jargões,  e sim compreender o que o faz leve, confiante e com paz interna.

O autoamor é o primeiro pilar é traz para o profissional a consciência do que ele tem de especial sendo único e portanto, para viver qualquer experiência com inteireza é muito importante desenvolver a prática de auto amor, entender seus limites e suas possibilidades.

Esse é um primeiro passo, compreender que somos imperfeitos em nossa perfeição para o desenvolvimento constante e estimulante de cada experiência.

O segundo merecimento é importante focar em sua vida e sua referência de felicidade , diante dela o que você merece?

Seus merecimentos serão definidos com sua visão e crenças.

Todos merecemos o que pensamos, simples e objetivo assim!

Qual é a qualidade e efetividade do seu pensar?

Confiança é o passo para agir, agora que há  conexão com  o autoamor e  a definição  do  merecimento,  imediatamente torna-se essencial existir a definição das suas ações, pensar e construir externa como a realidade interna pautada em autoamor e  merecimento.

É importante e parte do processo da engenharia da felicidade, descobrir o Poder interno,  que é diferente de algumas armadilhas que profissionais criam e se condicionam sofrendo muitas vezes para chegar no que intitulo de Poder Vazio.

Entrar em contato com o Poder Interno, não tem nada haver com status, cargo, formação ou dinheiro, está intimamente ligado ao seu Poder de ser feliz  como pessoa. Esse ativo traz para as empresas uma relação de comprometimento que vai além do que é politicamente correto falar e mostrar.

Pois realizar o trabalho dá sentido à vida!

10. Em relação ao “Poder Interno: A chave do seu Sucesso”, quais são as armadilhas externas mais comuns que desviam os profissionais de seus verdadeiros valores e como podem evitá-las?

Primeira armadilha é o falso reconhecimento

A busca incessante por validação e confirmação do seu Poder, esse que chamo na engenharia de Poder Vazio é socialmente muito estimulado, envolve o Ego e mantém profissionais refém do externo, como se fossem os likes das mídias sociais. E o profissional pode buscar isso de forma compulsiva e sentir medo de perder esse “ reconhecimento”.

Segunda armadilha :  ninguém é tão bom

Essa busca traz medo de que alguém possa ser melhor ou ocupar os holofotes, essa insegurança faz um profissional preparar pouco ou quase nada sucessores e manter sua equipe ou pares dependentes da sua visão , opinião ou contribuição.

Terceira: arrogância de colocar-se fora da situação …Estou preocupado!

A preocupação que  a frase queridinha de alguns profissionais, é um sinalizador do quanto está refém dessas armadilhas, mostrando -se acima dos mortais quando emite a frase estou preocupado com um aspecto do trabalho , da equipe ou o comportamento de determinado profissional! Essa frase mostra a arrogância, que uma armadilha desse poder   vazio produz , toda arrogância demonstra a fragilidade de assumir sua humanidade.

Competir com outras pessoas esquecendo de colaborar

Fomos fortemente treinados a sermos comparados com os outros, mostrando sempre que somos piores e quando somos melhores o outro é uma ameaça pois pode nos ultrapassar, isso gera o stress de muitos profissionais. Estimulando paranoia, depressão, ansiedade e outras disfunções da comparação.

A melhor comparação é você com você mesmo, pensando sempre na referência do que almeja para o seu Futuro!

Ausência de generosidade e gentileza 

A desculpa que o tempo é curto tem tornando os profissionais envolvidos no Poder de ter ausência de percepção de outras pessoas e de si mesmo!

Ser generoso consigo é entender que o Poder de uma função é temporal e não representa a identidade do profissional,infelizmente muitos profissionais se confundem,achando que o que faz é ele ou o reconhecimento de uma tarefa é a validação da sua identidade.

Preparar-se para lidar com esse Poder da função sem um Poder que tire o Poder e consciência Internos é uma parte da engenharia da felicidade.

(Continua na parte 2…)

Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes