Palestras de Sucesso entrevista Marcelo Simonato – o maior especialista do Brasil em liderança humanizada 

Especialista em Liderança Humanizada, Marcelo Simonato desperta a atenção do público em geral, de empresas e organizadores de eventos, devido seu estilo diferenciado, especial e visionário. Com extrema aptidão em treinar líderes e equipes em geral, este Executivo, Escritor de renome e Palestrante de Sucesso bateu um papo com nossa equipe. Se prepare para absorver verdadeiras joias do conhecimento, afinal, depois dessa entrevista você nunca mais será a mesma pessoa, confira!

1- Marcelo Simonato, é um enorme prazer bater esse papo contigo e compartilhar um pouco do seu incrível trabalho com os leitores do blog. Uma das perguntas que sempre ouvimos é a seguinte: um líder nasce pronto ou ele pode ser formado? Qual sua visão?

Marcelo Simonato: Obrigado pela pergunta! De fato Pesquisas recentes realizadas pela University College em Londres mostram que existe um “gene da liderança” o qual nasce em alguns indivíduos e em outros não. E, os indivíduos que nascem com esse gene têm uma predisposição ou facilidade para liderar.  São pessoas que têm o dom de influenciar, persuadir, convencer, motivar e especialmente assumir a frente de batalha, quando a situação exige. 

Todavia, nascer com o “gene da liderança” não garante que essas pessoas se tornem ótimos líderes, pois até os nascidos com o suposto gene precisam ser moldados. Uma pessoa se torna um verdadeiro Líder à medida que é colocada em desafios de comando quer seja pelas experiências de vida pessoal ou profissional.

 Resumindo: Existem Líderes natos e existem Líderes formados, contudo aqueles que buscam se aprimorar e continuam estudando e se desenvolvendo, certamente serão líderes melhores a longo prazo, independente de ter ou não o gene da liderança.

2- Além de palestrante, sua carreira como escritor é muito bem avaliada. Sendo assim, com 5 livros de grande êxito no mercado corporativo, podemos esperar um próximo lançamento para breve? A propósito, o que te motivou a escrever seu primeiro livro? 

Marcelo Simonato: Dos livros atuais gostaria de destacar 2 deles: PILARES DO SUCESSO PROFISSIONAL que se tornou BEST-SELLER e o mais recente, LIDERANDO JUNTOS, o qual foi lançado em meio a pandemia e está se tornando um grande sucesso também. Realizamos a primeira noite de autógrafos online da editora Literare Books, no dia 28 de junho de 2020 e contamos com a presença de mais de 2.500 pessoas ao vivo online conosco. Foi de fato um grande sucesso!

Comecei a escrever livros há 5 anos e meu projeto é lançar 1 livro por ano.

É como uma gestão, agora mesmo já estou trabalhando no próximo projeto que será lançado apenas em 2021, aguardem.

A ideia de escrever livros, ministrar palestras e treinamentos vem de uma busca por propósito de vida baseada no provérbio chinês do Mestre Confúcio que diz: “Se não sabe, busque aprender, mas depois que já sabe, busque ensinar”.

Tenho seguido esse propósito ao compartilhar tudo aquilo que aprendi ao longo de mais de 25 anos de experiência e que ainda vivo no meu dia a dia como Executivo em uma grande multinacional.

Meu lema é liderar pessoas e humanizar empresas. 

Todo líder deve colocar as pessoas no centro do processo para obter resultados melhores. Equipe de alta performance são formadas a partir da escolha do elenco, do treinamento, engajamento e empoderamento.

3- Como o líder moderno deve encarar os desafios impostos da atualidade? Aliás, quais são os maiores desafios de quem lidera ou pretende ocupar uma posição de liderança?  

Marcelo Simonato: Costumo dizer que liderar é uma missão e não um cargo e como missão aquele que deseja liderar deve entender quais desafios o esperam.

Em minhas viagens por todo Brasil e alguns outros países, conversando como muitos empresários, líderes e RHs, listei os principais desafios que todo líder precisará encarar e vencer para que se mantenha relevante para a empresa e para o time, são eles:

1- Como obter melhores resultados do time

Todo líder deve atingir metas e entregar resultados, porém isso só é possível se o time estiver jogando o jogo junto com ele.

2- Motivar o time

Dizem que ninguém é capaz de motivar ninguém, porém acredito que podemos e devemos como líderes, criar situações para que nossos colaboradores se sintam motivados e ao fazermos isso, teremos como resultado a criatividade e inovação.

3- Comunicação com o time e Feedback

A comunicação é considerada uma das habilidades mais valiosas e necessárias para o bom relacionamento na equipe. 

A produtividade, os resultados e o desempenho positivo são consequências de uma comunicação clara e objetiva estabelecida pelo líder. 

4- Gestão de conflitos

Por mais cautela que tenhamos, o conflito uma hora ou outra ocorre e você precisa estar preparado para lidar com o problema e solucioná-lo com agilidade. 

O conflito em si não é ruim, pois nos faz pensar, debater um tema, refletir e aprender algo novo.

5- Gestão do tempo

Parece que as 24 horas do dia não são suficientes para todas as atividades que temos, não é mesmo?

Gerir o tempo na vida profissional é fundamental para a ascensão na sua carreira como líder, pois controlar o tempo significa resolver as demandas de trabalho dentro do prazo. 

6- Treinar e capacitar

O ambiente corporativo é dinâmico, composto por muitas pessoas, sendo assim, o treinamento e capacitação são fundamentais para manter todos atualizados e alinhados com o propósito da empresa.

7-  Delegar responsabilidades e atividades

Delegar faz parte do processo de qualquer gestor, mas pode se tornar um ato complexo caso não haja respeito, ética, planejamento e  monitoramento da tarefa que será delegada ao outro, ou seja, a ação de delegar também está atrelada ao resultado final de quem executa a atividade proposta.

8- Reter Talentos

Os bons profissionais apenas permanecem nas corporações se estiverem satisfeitos e motivados, sendo papel do líder tornar isso uma realidade.

9- Formar novos líderes e sucessores

O líder que deseja continuar crescendo na carreira precisa formar novos líderes, isso é fato.

10-  Formar alianças com outras áreas e líderes

Ao fazer alianças no meio corporativo com outras áreas e profissionais, o líder será capaz de ampliar seu hall de influência, conquistará aliados e consequentemente melhores resultados para a empresa e para a sua carreira profissional. 

4- Hoje em dia, é possível observar que muitos profissionais que ocupam cargos de liderança, tem como principal preocupação, os resultados. Sabemos que uma empresa depende obviamente de vendas, produtividade e lucros.  Contudo, apenas cobrar resultados não revela uma postura ultrapassada diante do cenário atual no mundo dos negócios? O que você pensa a respeito? 

Marcelo Simonato: Toda empresa é criada para dar resultados, os Acionistas ou investidores colocam o seu dinheiro em um empreendimento esperando receber lucro ou dividendos, isso é óbvio. 

Executivos são contratados para fazer com que essas empresas gerem estes resultados e assim possam também receber seus belos salários e bonificações, contudo há muitos profissionais que visam apenas o resultado a qualquer custo. 

Isso, na maioria das vezes, sacrificam suas equipes com trabalhos exaustivos, pressão demasiada, ambiente hostil e muitos outros males que acabam impactando na saúde dos colaboradores, dos líderes e da própria empresa. 

Precisamos criar ambientes mais harmoniosos, onde os colaboradores possam realizar os seus sonhos, viver seus propósitos de vida, formar amigos e por consequência, gerarem melhores resultados.

Segundo pesquisa divulgada pelo G1.com, mais de 56% dos colaboradores entrevistados não estão felizes em seu ambiente de trabalho e por conta disso não rendem o seu máximo potencial. 

A revista Exame apresentou como resultado dessa infelicidade, a improdutividade. As empresas perdem ou deixam de ganhar cerca de 18% de seus resultados devido a baixa produtividade causada por colaboradores insatisfeitos e o líder tem grande parcela de culpa nisso. 

5-Do menino Marcelo, office-boy aos 14 anos, ao Simonato de hoje, uma referência em liderança humanizada, o que mudou e o que se manteve diante dos anos ?

Marcelo Simonato: Lá se vão quase 30 anos anos…

Acredito que jamais perdi minha essência, o respeito pelo ser humano, independentemente de sua posição hierárquica dentro da empresa.

Eu admiro e considero a moça da limpeza, o porteiro ou o jardineiro, da mesma forma como trato o presidente ou um executivo da empresa.

Acredito também que vim ao mundo para servir e pratico isso através da liderança servidora onde meu principal papel é servir ao meu time e a empresa, ajudando a todos para que possam exercer o melhor de cada um, desobstruindo qualquer impedimento que possa minar seu potencial.

Se aprendi uma coisa importante nestes anos, foi a dizer NÃO.

Foi isso que me tirou das seletivas do programa O APRENDIZ, do Roberto Justus.

O que por um lado poderia ser encarado como uma derrota, vejo que foi um grande presente, pois hoje sei dizer NÃO quando necessário e sei que muitos NÃOs, na verdade significam um SIM. Isso mesmo, um SIM para outras oportunidades e pensamentos.

O líder deve saber dizer NÃO quando necessário e deve ser capaz de tomar decisões e agir em situações difíceis.

6- Muito obrigado pela sua atenção, o espaço é todo seu para deixar algum recado aos nossos leitores.

Marcelo Simonato: Quero novamente agradecer pela oportunidade e parabenizá-los pelo excelente trabalho que vocês tem realizado aqui.

Estou à disposição de todos os leitores que necessitem de ajuda com sua liderança e equipes, seja através de minhas palestras ou treinamentos, assim como nos processos de mentoria executiva.

Meu site para mais informações é o www.marcelosimonato.com 

E nas redes sociais, vocês podem me encontrar como @marcelosimonato.oficial

(Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube), sempre com novos conteúdos, seja em vídeos, artigos ou posts.

Aproveite e confira o curso de Marcelo Simonato, clique aqui!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes