Palestras de Sucesso Entrevista Marcelo Meyer

1- Marcelo Meyer, gratidão por nos atender para essa conversa que, tenho certeza, será de grande relevância para nossos leitores.

De início, que lições o esporte, em especial o Tênis, modalidade da qual você é uma das nossas grandes referências, pode trazer para a esfera corporativa e ambiente de trabalho e negócios?

O tênis na esfera corporativa, é uma das modalidades esportivas preferidas de empresários, executivos, profissionais liberais e outros.

Este esporte abre uma grande possibilidade de networking dentro e fora das próprias empresas e consequentemente novos negócios e parcerias.

2-Você trabalhou com nomes consagrados do Tênis Mundial, como por exemplo, o querido “Fininho”, Fernando Meligeni. Quais aprendizagens o fato de ter sido treinador dessa e de tantas outras lendas do esporte, você assimilou e colocou em prática na sua trajetória profissional? 

Como treinador de vários tenistas profissionais de alta performance, eu passei muitos anos de minha vida, sempre lidando com muita pressão pelos resultados. A rotina neste ambiente é estar sempre convivendo com altos e baixos no relacionamento com os próprios atletas, mídia, patrocinadores, torcedores, etc.

Este ensinamento me ajudou em muito, na minha trajetória no mundo dos negócios.

3- Sendo você, Marcelo Meyer, um expert em motivação através do esporte e planejamento de carreira, quais dicas ou orientações você daria para um profissional que almeja hoje, conquistar um cargo de liderança, de executivo, e também para um empreendedor de primeira viagem, se automotivar e não desistir diante das dificuldades e desafios que surgem no caminho?

a-   Primeiramente, escute mais e fale menos.

b-   Pesquise muito e faça a lição de casa bem-feita antes de tudo.

c-   Seja otimista e acredite nas suas intuições.

d-   Esteja consciente das dificuldades e obstáculos que qualquer projeto ou negocio apresente. Seja persistente e procure sempre que possível ir até o final.

e-   Critique, mas principalmente elogie os seus subordinados e parceiros quando merecem.

4-O que é necessário para transformar vidas e escrever histórias de sucesso?

Exemplos, modelos, pessoas que inspiram e histórias verdadeiras de sucesso.

5- Você é um profissional multifacetado e com experiência na produção de eventos. Pensando nesse mercado e no nicho de marketing esportivo, quais são as principais tendências atualmente, em eventos que tratam sobre o esporte?  No que exatamente o empreendedor deve estar atento em relação a gerar um bom retorno em marketing esportivo através de eventos?

As tendências na atualidade sobre o mercado de eventos esportivos são inúmeras.

Neste momento, particularmente no Brasil, o Beach Tênis vem crescendo muito.

O importante em qualquer evento esportivo é primeiramente dar o retorno desejado ao público, mídia e patrocinadores.

Boa organização, equipe de trabalho profissional e competente e infraestrutura bem planejada.

A qualidade do evento esportivo agregada a um evento

social/lazer/entretenimento, são apenas alguns dos elementos importantes que formam um evento de sucesso.

6- Compartilha conosco um pouco sobre o seu livro “ Tênis -Muito Mais que um Jogo”. Qual a repercussão e qual é a mensagem que sua obra passa para os leitores?

O livro relata os bastidores do tênis, contado em parte por alguns dos meus alunos e jogadores a meu respeito.

A mensagem é o próprio título do livro, Tênis, muito mais que um jogo.

7-Como comentarista de tênis por vários anos, com passagens na TV Record e Bandeirantes, você atuou ao lado de nomes de grande  expressão, caso Luciano do Valle. De que forma você recorda dessa experiência? Qual sua principal lembrança desse momento?

Tive a felicidade de trabalhar com inúmeros narradores esportivos bem famosos. Cada um com seu estilo e personalidade, foi uma grande experiência.

Sem dúvida a maior alegria, foi com o saudoso narrador Rui Viotti, na quadra central de Roland Garros, transmitindo em TV aberta, ao vivo para todo o Brasil, o Bicampeonato do Guga em Paris.

8-Você é um empreendedor de sucesso com um case marcante: sua academia! Você que tem conhecimento de causa, quais as habilidades mais importantes para que um empreendedor consiga captar os recursos necessários para tirar uma ideia do papel, validá-la e fazer de um sonho, a realidade?

Primeiramente seja um observador de tudo que está acontecendo em sua volta, acompanhe as tendências e o comportamento das pessoas e do mercado.

Acredite muito nos seus projetos e tenha certeza que o mesmo é consistente e que as condições de executá-lo são totalmente possíveis dentro de uma realidade.

Se for necessário captar recursos externos, tenha todas as respostas bem preparadas e muita confiança para apresentá-las para potenciais parceiros e/ou investidores.

9- Meyer, em um rápido olhar em suas redes sociais, vemos o quanto você é uma figura querida, há sempre um elogio e uma referência de atletas que foram treinados por ti, lhe chamando de eterno mentor. Aproveitando esse ganho, ao seu ver, o que é preciso analisar antes de escolher um mentor? E quais os benefícios de uma mentoria para a carreira, para os negócios, para a vida em geral?

Eu acredito que para isto, você precisa ter total confiança na escolha do seu mentor.

Conheço muitos coaches que são excelentes catedráticos, mas sem nenhuma experiência no dia a dia como empresários, executivos ou gestores de negócios.

Acredito que um bom mentor, precisa ter muita experiência prática no mundo corporativo e usar os próprios exemplos pessoais para ajudar na mentoria dos interessados.

10- Comente um pouco mais sobre as seguintes palestras:

Motivação através do esporte

a-   A prática frequente esportiva, desenvolve a necessidade de estar sempre buscando a perfeição e a automotivação. Isto é necessário tanto para grandes atletas como para esportistas amadores.

Planejando uma carreira esportiva

b-   Planejar uma carreira esportiva é quase similar a planejar uma empresa, como por exemplo: Disciplina, estratégia, uma equipe bem profissional, bom ambiente de trabalho e principalmente muita dedicação com competência.

 11- Qual a importância de um treinamento corporativo e quais temas você considera essenciais neste sentido, para aprimorar habilidades de um colaborador de acordo com seu trabalho e função?

Treinamento corporativo é como um time de futebol, basquete, vôlei, etc. Muito treinamento com qualidade, organização e disciplina.

Estas são apenas algumas características que formam um time ou uma equipe de colaboradores vencedores.

 

12- Você é ainda um profundo conhecedor do Mercado Imobiliário. Quais dicas você daria para que um corretor tenha uma carreira bem-sucedida? E para o empreendedor que deseja investir neste mercado, quais são as perspectivas?

Sempre gostei muito deste segmento.

Para um bom corretor, a dica é sempre falar a verdade tanto para o comprador como para o vendedor.

Conheça muito bem o produto que você está vendendo, isto traz muita credibilidade para a sua pessoa.

Analise antes de qualquer coisa, se a documentação do imóvel que está à venda, está totalmente em ordem.

Informe sempre ao vendedor, qual foi a impressão ou retrospecto da visita ao imóvel feita pelo interessado comprador.

Para o empreendedor, num país como o nosso, acompanhe sempre as tendências do mercado no respectivo momento.

As variações sempre oscilam, às vezes o mercado está excelente para a classe alta, às vezes para a classe média e na maior parte do tempo para a classe mais baixa, onde o déficit habitacional ainda é enorme.

A perspectiva neste mercado na minha opinião é excelente, apesar das oscilações que sempre aparecem.

13- Grande Meyer, obrigado por compartilhar seus ensinamentos conosco e com os leitores. O espaço a seguir é seu para deixar um recado para todos que nos acompanharam até aqui.

Como sempre eu digo nas minhas palestras para diferentes grupos.

Não existe receita de bolo específica para cada negócio ou projeto, porém nada substitui o trabalho INTENSO e CONSTANTE!!!! Forte abraço a todos e muito obrigado.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes