1- Obrigado Luiz Becker por ceder um pouco do seu tempo para compartilhar seu rico conhecimento conosco e os leitores do blog da Palestras de Sucesso.
Como um especialista em gestão de pessoas e liderança, conta pra nós: de que maneira uma liderança pode extrair o melhor do seu time dentro da empresa?
Luiz Becker: O gestor-líder precisa ser personal manager, um líder singular. Existem momentos que nos dirigimos a todos os membros da equipe e em várias outras situações precisamos nos dedicar de forma individual. Para extrair o melhor das pessoas, o líder deverá ter tempo para observar, conversar e ouvir os integrantes de sua equipe para atuar de forma assertiva.
2- Prof. Luiz Becker: em tempos de pandemia, quais desafios você destacaria no tocante à gestão de pessoas?
Luiz Becker: Creio que o principal desafio desde o início da pandemia está atrelado a gestão emocional dos membros da equipe. Os colaboradores estão trabalhando em home office, vivenciando tempos de incertezas, instabilidade, stress e medo de serem dispensados. Diante disto, gestores(as) precisam rever suas práticas e apresentar competências vitais se quiserem ser bem-sucedidos a partir de agora. Deverá haver maior criatividade, adaptabilidade e muita inteligência emocional.
3- Muito se fala sobre como ter uma carreira de sucesso. Contudo, você é uma pessoa altamente gabaritada e com uma grande bagagem e propriedade para nos dizer: quais competências essencialmente um profissional precisa desenvolver e aprimorar para ser bem-sucedido?
Luiz Becker: Primeiramente é necessário entender que quando falo de competências essenciais não estou me referindo as competências básicas, que são definidas como sendo experiência, formação acadêmica ou conhecimento técnico. Isso tudo é importante, mas estar atento as competências essenciais, as diferenciadas, tais como ser proativo, saber trabalhar em equipe, comprometido, ter habilidades no relacionamento interpessoal, são essenciais, vitais.
4- Em relação ao papel do gestor, quais qualidades você pontuaria em alguém que almeja galgar elevados patamares na área?
Luiz Becker: Via de regra não fomos preparados para sermos gestores. Aprendemos na prática. Nos formamos como engenheiros, advogados, psicólogos, médicos e um belo dia somos convidados a assumir um cargo de gestão. A partir desse momento não estamos mais sendo cobrados ou avaliados pelo conhecimento técnico e sim por nossas habilidades e atitudes. Se tem uma habilidade profissional que as empresas sempre procuram em seus funcionários é a postura de liderança. Um líder eficaz é aquele capaz de manter a equipe unida, o trabalho fluindo e as entregas dentro do prazo. Outras qualidades são: saber se relacionar com as pessoas, se comunicar, ter visão sistêmica, e estar atento ao que se faz, afinal as pessoas estão mais atentas aos seus atos do que o que você diz. Logo, esteja atento aos seus comportamentos.
5- O que você pode nos dizer a respeito da Liderança Servidora?
Luiz Becker: O conceito de liderança servidora está baseado na afirmativa de que liderar é servir. E assim, o líder servidor busca compreender as reais necessidades de suas equipes, no sentido de auxiliar, apoiar, ensinar, inspirar e estimular os colaboradores, para que todos possam desenvolver potenciais e talentos. A liderança servidora propicia uma gestão mais próxima e humanizada. O líder passa a se preocupar verdadeiramente com as necessidades da equipe, promovendo melhorias reais, resolvendo problemas e eliminando conflitos. Além disso, também estimula o aprimoramento e o desempenho profissional, a troca de conhecimentos, experiências e opiniões. Esse processo fortalece o time, tornando os colaboradores prontos para novas desafios.
6- Você tem uma palestra específica para o tema “Concorrência Empresarial”, algo extremamente relevante no mundo corporativo. Pensando nisso, de que forma é possível superar a concorrência no mercado atual? Há alguns macetes ou estratégias que você pode nos contar ou só em sua palestra para descobrirmos?
Luiz Becker: É claro que nas palestras ou em treinamentos corporativos eu tenho mais tempo para detalhar essa questão, mas posso adiantar alguns pontos. É fundamental que a empresa conheça o mercado que está inserida. Para isso, alguns pontos precisam ser observados, tais como:
- Qual é o seu negócio?
- Quem é seu público-alvo?
- Conheça seus concorrentes.
- Quais são seus pontos fortes e pontos fracos?
- Qual seu diferencial competitivo?
Não existe empresa para fazer qualquer negócio para qualquer cliente. Ter foco, conhecer sua missão, ter uma visão de futuro, identificar seus valores ou princípios, respeitar a cultura, acreditar nos colaboradores e investir na qualificação deles acaba sendo a receita de sucesso para superar os desafios e a concorrência.
7- O mundo foi obrigado a mudar “de uma hora para outra”. Você concorda com tal afirmação? E, falando em mudanças, como o profissional moderno pode lidar com um processo de mudança no cenário atual?
Luiz Becker: Não tem como não concordar com essa afirmação. Sem nos consultarem, fomos obrigados a rever nossa forma de trabalhar, nossa forma de se relacionar, nossa forma de vender, nossa forma de viver. Mudança é a palavra do dia, da década e do século e para sobreviver nesse cenário de grandes transformações, os profissionais ou todos aqueles que estão sendo inseridos no mercado de trabalho precisam ser flexíveis, adaptáveis e resilientes. Flexibilidade, adaptabilidade e resiliência são competências cada vez mais valorizadas no ambiente corporativo.
8- Analisando seu trabalho, encontramos diversas frases de altíssimo impacto, uma delas foi: ” O astral de uma empresa é o astral das pessoas que nela trabalham.” Qual dica você daria para um gestor e líder contribuir para uma boa relação de trabalho e clima dentro da organização?
Luiz Becker: Ninguém motiva ninguém. A motivação é pessoal e intransferível. Cabe ao gestor criar estímulos e construir um clima favorável para que as pessoas se sintam felizes no ambiente de trabalho. Pode parecer algo simples, mas não é. O astral ou clima organizacional precisa ser pautado pela relação de confiança entre líder e liderado e pelo respeito. Outras ações que também contribuem para um bom clima de trabalho é reconhecer o desempenho da equipe e agir com menor controle e maior flexibilidade, dando liberdade a todos de expressarem suas opiniões e participarem diretamente das suas decisões.
9- Estamos na era da mesmice, não é verdade? Sendo assim, como sair desse lugar comum que parece pairar sobre boa parte das empresas?
Luiz Becker: Sair do lugar comum é saber escolher em qual direção a empresa irá trilhar. É ter posicionamento. Lembro-me da estória de Alice no país das maravilhas, que estando perdida, encontra um gato que pergunta para onde ela vai e por estar perdida diz que não sabe para onde ir e nessa hora o gato diz que para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve. Vejo empresas sem saber que caminho seguir e colocando a culpa do fracasso na economia, na política e no governo. Então, o primeiro passo é ter uma visão de futuro e na sequência definir as diretrizes para que essa visão seja alcançada. A visão é construída pelas lideranças, pelos principais executivos da organização e precisam ser compartilhadas pelas pessoas, pelos colaboradores. Costumo dizer que quando todas as empresas tiverem as mesmas tecnologias, o diferencial estará nas pessoas, pois serviço não vem de máquina, vem de gente.
10- Como um líder pode dar um feedback “negativo” ao seu colaborador, sem fazer com que ele se sinta desqualificado ou diminuído?
Luiz Becker: No feedback não há delegação de responsabilidade. Se foi você quem observou o fato, você é quem deve relatar o mesmo à pessoa que provocou o acontecimento. Todo feedback deve ser autêntico. Deve conter toda a verdade, isto é, aquilo que a gente acredita que possa ser verdadeiro. Todo feedback deve conter respeito genuíno pela pessoa do outro. Deve conter amor pelo próximo. Deve-se dizer o que se sente com firmeza, mas sem agressividade. Um feedback só será construtivo se o seu conteúdo for verdadeiro e a sua intenção ou motivação for ajudar o outro.
11- Obrigado mais uma vez pela presença, e pelos seus ensinamentos. O espaço é seu!
Luiz Becker: Agradeço pela oportunidade em participar dessa entrevista e assim permitir com que as pessoas possam me conhecer um pouco mais. Existem assuntos de suma importância que o embasamento teórico e a vivência prática daquele que está se apresentando, acabam fazendo a diferença. Me considero apto e preparado para contribuir com o crescimento das pessoas e das organizações, promovendo reflexões sobre temas que estão presentes no nosso dia a dia e que somente quem trabalha ou já trabalhou e exerceu cargos executivos consegue abordar de forma eficaz.