Palestras de Sucesso Entrevista Junior Nunes – Parte 1

1- Palestrante Junior Nunes, antes de mais nada, gratidão por ceder um pouco do seu concorrido tempo para nos atender para esta entrevista. Para começarmos, o que o inspirou a fazer a transição da carreira inicial para se tornar um empreendedor e palestrante motivacional? Quais foram os desafios e lições desse período de transição? E quais dicas você pode compartilhar para aquelas pessoas que estão em vias de realizar uma transição de carreira?

Na multinacional que trabalhava como executivo, a Polishop, eu já palestrava e ao longo do tempo percebi que minhas palestras agregavam muito na vida das pessoas que trabalhavam ali, com a pandemia passamos a ter uma vida social online mais ativa e percebi que eu poderia contar minha história e experiências e ajudar outras pessoas também, que ali eu conseguia alcançar muito mais vidas, então decidi fazer a transição, na verdade eu continuo sendo empreendedor mas agora consigo navegar na vida de outras pessoas além das pessoas que trabalhavam na empresa.

O grande desafio foi me manter focado, porque no começo era tudo muito novo pra mim, tive que estudar esse mercado online, me conectar a pessoas que eram referência, me reinventar e como todo começo tive dificuldades.

Mas ter disciplina, manter o foco no meu objetivo e buscar conhecimento com pessoas que já tinham conquistado aquilo que desejava foi fundamental. E a grande lição é entender que vai doer mais que vai valer a pena, então foi um processo doloroso mas que mudou a minha vida pra sempre.

Acho que a grande dica pra quem tá fazendo transição de carreira é buscar referência de alguém que tenha um resultado que você quer ter. Eu acho que ter um mentor, alguém que já trilhou esse caminho, que já tem um resultado que você deseja, que seja referência, vai te ajudar muito.

2- Você experimentou muito sucesso, mas também enfrentou contratempos ao longo de sua jornada – como desenvolveu resiliência ao longo dos anos? Que lições o ajudaram a se recuperar mais forte? Ao seu ver, quais os pilares da resiliência? 

A minha resiliência ao longo dos anos foi muito por conta de não ter uma 2ª opção, entender que a responsabilidade da realização dos meus sonhos só dependia de mim e de mais ninguém. Ou eu fazia acontecer ou eu fazia acontecer. Sempre estive em movimento, não me permitia ficar parado. Sempre buscando conhecimento, me permitindo errar, mas logo buscando solução.   

OS PILARES:

OBJETIVO

ATITUDE

TRABALHO

Acredito que os pilares da resiliência é você saber para onde você está indo, se munir de  conhecimento, tomar atitude e trabalhar.

3- Como o ambiente ou a cultura da empresa influenciam o desempenho individual e da equipe? Quais estratégias específicas você recomenda para criar uma atmosfera que não seja tóxica e que ao mesmo tempo, contribua com a produtividade e resultados?

Quando o profissional entende a cultura da empresa os resultados são extremamente mais eficazes. Traz identificação com a cultura e com o propósito. 

Eu acredito que a melhor estratégia para ter um clima bom e um ambiente saudável dentro da empresa é todos pensarem no bem comum de todo mundo. A Empresa pensar em seu colaborador como indivíduo, lhe proporcionando um ambiente adequado, lhe dando benefícios e o colaborador pensar como dono, sendo proativo, sempre entregando mais do que foi solicitado

4- Como os líderes podem ajudar suas equipes a se conectar com a empresa e ter um claro senso de propósito e visão?

Acredito que a melhor forma de se conectar aos seus liderados é ser exemplo, é viver a cultura da empresa, conhecer seu time, seus liderados, pois assim você consegue ajudar nos resultados e tirar o melhor de cada dentro da empresa. 

5- Como um empreendedor que construiu vários negócios de sucesso, quais são algumas de suas dicas para uma gestão e liderança de equipe eficaz?

Eu acredito que só existe uma única forma de liderar as pessoas que é liderar pelo exemplo. É você fazer tudo aquilo que você pede para que as pessoas façam.

6- Quais estratégias você recomenda para a definição de metas e planejamento estratégico para ajudar as empresas a atingir todo o seu potencial?

Na minha visão, as principais estratégias são: definir a missão, o propósito da empresa e a visão, onde a empresa deseja chegar. Com essas informações já é possível pensar em estratégias e montar um quadro de metas. Estabelecer objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido . Isso ajuda a garantir que as metas sejam claras, tangíveis e alcançáveis. 

Definir quais são seus principais pontos fortes, quais problemas a empresa resolve, focar nos pontos fortes, detectar os principais pontos fracos e melhorar para que deixem de ser pontos fracos, assim focar naquilo que a empresa atende melhor e baseado nestas informações criar um plano de ação com alvos definidos e traçar metas baseadas nesses números, com muito estratégia para arrebentar.

7-Como os gestores podem motivar e inspirar melhor suas equipes de forma contínua? Quais técnicas específicas você considera mais impactantes?

Reconhecer e valorizar seus colaboradores, seja por meio de elogios públicos, recompensas tangíveis ou simplesmente expressando gratidão.

Estabeleça metas desafiadoras, mas alcançáveis, e envolva a equipe na definição dessas metas para aumentar o comprometimento.

Ofereça oportunidades de desenvolvimento profissional, como treinamentos, workshops e programas de mentoria.

Promova uma cultura de colaboração e inovação, incentivando a troca de ideias e o trabalho em equipe.

Utilize incentivos criativos, como dias de folga adicionais, eventos sociais ou prêmios simbólicos, para reconhecer e incentivar o bom desempenho.

Demonstre liderança inspiradora, sendo um modelo de comportamento e valores como integridade, empatia e determinação.

Ao implementar essas técnicas de maneira consistente e adaptada às necessidades da equipe, os gestores podem manter seus membros motivados e inspirados a alcançarem o sucesso. 

8- Quais são algumas das medidas necessárias para uma comunicação clara, envolvente e persuasiva, interna e externa a uma empresa?

Estabeleça metas claras e objetivos de comunicação.

Mantenha uma linguagem simples e direta.

Promova a transparência e o feedback aberto.

Conheça o seu público-alvo e adapte a mensagem a ele.

Utilize canais externos eficazes, como mídias sociais, e-mails e eventos.

Destaque os benefícios e diferenciais da sua empresa.

9- Como você mede o impacto e a eficácia das palestras que realiza? Que tipos de feedback são mais significativos para você?

Pelo feedback direto das pessoas, gosto dos feedbacks das pessoas que saem da palestra com uma nova atitude e visão ampliada para mudar suas vidas!

10- Que conselho você daria para jovens empreendedores que estão começando sua jornada? Ao montar o primeiro negócio, quais as 5 coisas mais importantes que o novo empreendedor deve considerar?

Escute muito e fale pouco, dê muito valor ao Network e seja a pessoa menos inteligente da mesa!

1 – Conheça seu mercado

2 – Planeje suas finanças

3 – Priorize o atendimento ao cliente

4 – Construa uma equipe forte

5 – Seja flexível e adaptável

(Continua na parte 2…)

Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes