22- Como a inteligência positiva pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa?
Essa é uma perspectiva que torna o crescimento exponencial, o ambiente saudável e a saúde de todos agradecem, não só mental o impacto no ambiente é na mesma linha.
De uma forma bem simples explico assim: quando a pessoa tem pensamentos negativos dominantes, ela não é capaz de fazer, enfrentar e superar pelo simples fato de não acreditar e se torna incapaz, ou seja, não acredita, não enxerga possibilidades, não faz.
Não foi à toa que Colin Powell, grande general norte-americano famoso por suas estratégias vitoriosas nos campos de batalha, tinha como fundamento: o otimismo é um multiplicador de forças. Ampliando, o positivismo, já que otimismo é premissa de uma atitude mental positiva.
23- Qual é a importância do marketing pessoal e como ele pode ajudar profissionais a se destacarem em suas carreiras?
Cada vez mais, sem mídia, sem branding, sem projeção não tem como se destacar no meio da multidão, além, claro do quanto sua singularidade e autenticidade se expressa no que faz.
24- Vamos falar sobre um tema de extrema relevância: motivação! Quais são as principais técnicas que você recomenda para motivar colaboradores e equipes?
Super importante! Primeiro, vamos separar o joio do trigo: motivação e estímulos, a primeira é uma atitude interna que tem a ver com propósito e significado, assim, porque eu faço o que faço e qual o sentido isso traz para o que eu faço. Estímulos são impulsos externos que inspiram, impulsionam como uma coisa simples como música, um livro, grandes líderes, ambiente, atividade física, técnicas.
Agora, é preciso ter claro que motivação é o resultado de propósito x energia x pequenos passos!
Gerar energia e não desperdiçar é uma sacada, os pequenos passos são orientados por objetivos e o modelo de prática deliberada também é bem eficaz.
Existem boas técnicas mas o que mais importa é o propósito bem ancorado e alinhado à visão da empresa, como diria o expert em liderança Simon Sinek, “comece pelo porquê.” É quase uma mágica.
25- Como o propósito pode ser utilizado como ferramenta para atingir objetivos profissionais?
Me antecipei na resposta anterior, mas reforço o poder que é transmitir aos outros por que você faz o que faz sempre alinhado a valores e questão de identidades, pois se você consegue articular a crença que lhe guia, a pessoas sentem verdade e confiança, além de identidade e desejarão o que você oferece.
É quase como um passe de mágica é só lembrar da Apple e do excelente no laço propósito e significado por trás de seus produtos, o inesquecível Steve Jobs.
26- Em tempos onde muito se fala sobre burnout, depressão, dentre outros fatores, qual a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e como a empresa pode cuidar da saúde emocional dos colaboradores? Como a qualidade de vida dos colaboradores pode ser melhorada em uma empresa e quais são as práticas recomendadas para isso?
Tudo pode ancorado na cultura da empresa e nos modelos de liderança e gestão humanizada, recursos terapêuticos, interações, estímulos ao bem-estar e aprendizados, orientação em vez de autoridade, pessoas consideradas individualmente, valoradas e reconhecidas, exclusão de favoritismos, trabalhos de prevenção, identificar pessoas que geram conflitos desnecessários, mentorias em grupo..enfim.
Vejo grande a contribuição quando trabalhamos as causas, não só os efeitos, e a prevenção para evitar maiores males.
Líderes e gestores de equipes são desafiados cada vez mais a conhecer da natureza humana, além de como funciona a mente.
As tecnologias não conseguem substituir tal proeza.
27 – Ao seu ver, como a inteligência artificial, a inteligência emocional e a inteligência financeira podem trabalhar juntas para criar um profissional mais completo?
É uma tríade forte ou para ser mais precisa, são ideais, interdependentes e se entrelaçam na formação do profissional, está claro que sem nenhuma delas se performa em níveis mais altos, e que profissionais limitados ou medianos naturalmente estão sendo excluídos do mercado, na real, ao fazer essa escolha, se autoexcluem, é questão de tempo.
28- Quais as principais ferramentas que devemos trabalhar para melhorar a comunicação na empresa?
Escuta ativa, e quanto mais a comunicação direta sem passar por tantas pessoas melhor para diminuir ruídos e interpretações distorcidas, evitar tirar conclusões precipitadas, perguntar e perguntar e mais uma vez usar mecanismos de autocontrole e de gestão emocional para não disparar o que depois se torna irremediável.
Quanto a uma comunicação mais precisa e eficaz, a melhor opção é ler, ler e treinar, além de boas técnicas de escritas persuasivas.
29- Por quais motivos boa parte das empresas não têm líderes eficientes?
Em grande parte porque são pessoas erradas em cadeiras de lideranças: ou porque caíram de paraquedas , como a sucessão, ou por ego, ou porque tiveram competências para atuar e subir em cargos mas não suficientes para uma liderança forte ou simplesmente não estão preparadas.
30-Você como mulher atuante no mercado de palestras, uma profissional independente e empoderada, como enxerga a mulher hoje no mercado corporativo e a questão do empoderamento feminino? De que maneira estimular nas empresas, a consciência de ter um olhar mais igualitário, de respeitar a voz feminina nas corporações?
A mulher desponta em praticamente todas as áreas de força de uma sociedade e costumo dizer que não temos mais nada a provar, porque a trajetória de mulheres fenomenais comprovadas em resultados fala por si.
Vejo o empoderamento apartado de questões igualitárias, a não ser para tratar os desiguais na medida de suas desigualdades, para citar um princípio jurídico, assim, homens atuam como homens, mulheres atuam como mulheres.
Por ser uma questão sistêmica e cultural e de quebra de paradigmas, o ideal é provocar mudanças, estar a frente delas e da não adoção nem aceitação de critérios preconceituosos, além de proibir e não ser conivente com práticas insidiosas de desvalor.
Organizações que não avançam nesse sentido, tendem a ficar para trás e deixar de se valer de potenciais incríveis num mundo em que mulheres se expressam com competências excepcionais.
31- Quais fatores o líder deve considerar para conquistar maior conexão com a equipe?
Tivemos acima uma pergunta semelhante, então vou só acrescentar, afeto e compaixão podem ter um impacto imenso organizacional e comemorar datas festivas como dia das mães, pais, natal, etc, datas importantes na empresa, como ocasiões verdadeiramente especiais também têm efeitos gigantes.
32- É possível mostrar para aquele indivíduo que está desgostoso com sua atividade profissional que é possível sim ter felicidade no trabalho, que isso pode ser mesmo uma realidade, e não se trata de uma utopia? De que forma?
E como é possível! Mais uma vez destaco a importância do quarteto: trabalho, propósito, impacto e significado. Muitas vezes pessoas assim precisam se libertar de algumas travas emocionais, mentais e despertar para os reais sentidos da vida e de como podemos nos tornar protagonistas das mudanças e não importa o tempo ou condições, são as decisões que determinam o que e como vivemos.
33- Gratidão infinita pela sua atenção, paciência e carinho com a equipe da Palestras de Sucesso. Deixe uma mensagem final para os leitores que acompanharam até aqui.
Não há nada mais importante que nossa potência de ser e a diferença de onde você está hoje até onde quer chegar só pode ser pelo desbloqueio e expansão do seu potencial, da sua capacidade de atuar como protagonista e ser o grande mestre de sua vida.
Pessoas, situações ou ambientes podem ter lhe influenciado, mas nada nem ninguém tem o poder de determinar quem você é, somente os seus pensamentos dominantes e suas escolhas.
Invista em você, nos seus mais altos sonhos!
Escolha ser melhor, dia a dia, ser para fazer para ter, não inverta a ordem.
E como não poderia ser diferente, encerro com uma citação de Gandhi: escolha viver como se fosse morrer amanhã, e aprender como se fosse viver eternamente.
Um bjo a todos vocês da equipe da Palestras de Sucesso.
Até Mais!
Gio Chaya