Palestras de Sucesso Entrevista Fabi Teixeira

1- Fabi, pra nós que acompanhamos sua carreira há anos, é uma grande alegria ter a oportunidade de entrevistá-la. Obrigado por nos atender. Uma de suas palestras, Comunicação e o Empreendedorismo – Um ato de Coragem, relaciona essas duas importantes artes, que é se comunicar e empreender. Pode dar pra gente um spoiler sobre o que você traz para o público no conteúdo dessa apresentação?

Fabi Teixeira:  O prazer é todo meu e iniciar essa parceria e acredito muito que juntos somos mais fortes.

Empreender é um ato de Coragem.

Quando optamos em ousar, arriscar, nos candidatamos também a quebrar a cara, nos expor.

O que a Comunicação tem a ver com isso?  Muitas vezes – não nos expomos; não nos comunicamos – porque temos medo do Julgamento – o que o outro vai achar.

Mas temos dois caminhos: escolher a coragem ou o comodismo.

Não dá para ficar com os dois.

Empreender é estar vulnerável e isso não significa fraqueza de forma alguma.

É muito mais um ato de coragem – de se mostrar, se arriscar e ser visto assim como quando arriscamos e destravamos o nosso Poder de Comunicação.

2- Em plena Era das Redes Sociais, a comunicação por meio de vídeo se tornou algo essencial. Contudo, muitas pessoas encontram barreiras nesse sentido. Você, que é uma especialista em lidar com as câmeras, quais dicas daria para aquelas pessoas que não conseguem encarar as lentes e produzir conteúdo, mesmo tendo conhecimento para compartilhar e uma mensagem relevante para passar?

Fabi Teixeira: Se o seu Negócio Não Estiver na Internet, seu Negócio Ficará sem Negócio, a frase não é minha é do multimilionário Bill Gates.

Presença Digital não é opção- é sobrevivência.
Só no Instagram são mais de 1 bilhão de usuários.

A base de toda Comunicação é a conexão e para isso as pessoas precisam te conhecer, conhecer o seu produto o seu serviço. O vídeo é a principal ferramenta para gerar essa Conexão.

Vergonha, medo de aparecer, falta de criatividade, medo do julgamento – as travas são muitas.

Algumas dicas:

  1. Comece focando no conteúdo: Foque em compartilhar um conteúdo relevante que gere interesse na sua audiência.
  1. Encontre seu estilo pessoal: seja autêntico – a verdade conecta.
  1. Seja gentil consigo mesmo: Como em toda curva de aprendizado, tudo é difícil até que se torne fácil. Se permita errar, tenha um olhar generoso com você mesmo. O seu melhor vídeo será o próximo.
  2. Treine: treine na frente do espelho, grave áudios para se acostumar com a sua voz, faça stories. A quantidade leva a qualidade.

Destrava&Grava.

3- Você é vista como uma autoridade no tema comunicação. Conta pra gente como a autoestima se relaciona com nossa forma de se comunicar e de que forma uma pessoa pode melhorar sua oratória e comunicação para ser bem-sucedida em seus projetos, tanto na esfera pessoal quanto profissional?

Fabi Teixeira: A autoestima interfere em todo o processo de escolha ao longo da nossa vida, é ela que o impulsiona ao êxito ou ao fracasso, que estimula a criatividade, que nos incentiva no uso das nossas habilidades.

Para combater o medo de falar em público, você vai precisar fazer a sua autoestima trabalhar por você. Entender a sua trajetória é o primeiro passo. Nos meus treinamentos fazemos o exercício das forças – que é reconhecer nossas conquistas, superações e desafios. Nossa história nos fortalece, pessoas confiantes comunicam melhor, são assertivas e a história tem poder de conexão e empatia.

4- Como encontrar nosso posicionamento estratégico pessoal?

Fabi Teixeira: O posicionamento estratégico se dá pela apresentação clara, objetiva do que COMUNICAMOS.

Nossa autenticidade, nossas vulnerabilidades, nossa verdade -conecta, engaja.

Para encontrar nosso posicionamento estratégico pessoal – o primeiro passo é realizar uma autoavaliação.

É necessário entender claramente pelo que você quer ser lembrado e trabalhar para COMUNICAR essa imagem para seu público.

5- Como você vê o empreendedorismo feminino no cenário atual e como as mulheres podem se empoderar e fortalecer o cenário?

Fabi Teixeira: A frase que eu mais uso e gosto é – Lugar de Mulher é onde ela quiser. Mas não há como negar que a busca por igualdade, respeito e direitos, ainda é um caminho é longo.

O perfil empreendedor não se restringe a ter o seu próprio negócio, mas oferecer à sociedade uma postura voltada para a criatividade, coragem e, principalmente, REALIZAÇÃO.

Nesse aspecto, as mulheres têm, cada vez mais, ganhado força e espaço para demonstrarem suas visões e perspectivas. É nessa dinâmica que buscamos alcançar um mercado de trabalho com mulheres em todos os cenários ofertando maior diversidade. O empoderamento é um processo contínuo, uma mudança de cultura importante para todos.

6- Conta pra gente como funciona o seu trabalho de Media Training, treinamento para executivos, médicos e políticos?

Fabi Teixeira: O treinamento é personalizado e focado para aprimorar as apresentações, facilitando a utilização de linguagem objetiva, influência de pessoas, o controle do medo de falar em público, foco na postura e desenvolvimento do conteúdo. Eu acredito que tudo comunica.

Eu ajudo empresas, médicos e políticos a se posicionarem e conectarem com o público de forma clara, objetiva e direta.

Todos nós temos algo a dizer e minha missão é apoiar e encorajar a todos nessa jornada.

Como repórter viajei o mundo. Estive presente nos fatos mais marcantes aqui no Brasil e no exterior. Terremoto no Haiti, Entrevista exclusiva na Casa Branca e impeachment da presidente Dilma. O grande diferencial do meu treinamento é conhecer e ter vivido de perto os bastidores da noticia.

No treinamento faço o diagnóstico do perfil comunicador- voz (volume, timbre e entonação) e da fala (dicção, ritmo, fluência, vícios de linguagem) e a famosa linguagem corporal. O objetivo descobrir “marca pessoal” e potencializar a comunicação.

7- Na sua visão, quais as melhores estratégias que uma marca pode adotar, quando compreende que é preciso investir no poder da comunicação para ter bons resultados nos negócios?

Fabi Teixeira: Investir no Poder de Comunicação é investir na visibilidade da sua marca e alavancar o seu negócio. A boa comunicação nos transforma em um ímã de oportunidades.
Mas ela tem que ser estratégica – as pessoas querem, mais do que nunca, se socializar com outras pessoas. Preencher aquele sentimento de pertencimento.
E essa é uma das lacunas de satisfação que você deve preencher no seu cliente, não importa se você vende produto ou serviço.

O que vai aumentar o engajamento com o seu público é um conteúdo criativo e dinâmico.

Esqueça Feed vitrine – sem vida – sem autenticidade.

As pessoas querem conteúdo que agregue.

A base de toda Comunicação é a conexão.

As pessoas realmente te conhecem??

Saia do padrão tenha um conteúdo que expressa e Comunica a sua marca.

Quem não é visto- não é lembrado.

8- Você chama a atenção para a necessidade da escuta ativa. Explica pros leitores um pouco mais sobre esse conceito, de que forma trabalhar a escuta ativa, bem como quais são os benefícios que ela promove?

Fabi Teixeira: Comunicar é também saber ouvir.

Escuta ativa é uma potente estratégia comunicacional.

Saber ouvir é uma excelente maneira de melhorar o seu entendimento de mercado, o relacionamento com os clientes e as vendas da sua empresa.

Ao ouvir o outro, conhecemos sua maneira de pensar e podemos, a partir disso, definir o melhor caminho para chegar até esse outro, para convencer, inspirar, persuadir…

Ouvir atentamente também é uma habilidade.

É preciso treino.

3 dicas para desenvolver a escuta ativa:

  1. Demonstre real interesse pelo que a pessoa tem a dizer, ouvindo e fazendo contato visual.
  2. Tenha empatia -Procure dar atenção ao que está sendo falado para compreender corretamente a mensagem. Se perceber que a pessoa está movimentando muito as mãos e estiver inquieta, por exemplo, ela pode estar nervosa.

Se perceber isso, você pode criar um ambiente no qual ela se sinta seguro para se sentir mais confiança em você.

3.Faça perguntas – As perguntas possibilitam um maior engajamento da pessoa que está sendo ouvida, pois ela irá sentir que o que está compartilhando é do seu interesse.

Pratique:  Afinal quem não sabe ouvir, não escuta os conselhos que a vida nos dá.

9- Seu Instagram é um dos mais legais que vimos nos últimos tempos, com conteúdos criativos, relevantes e com pitadas de humor inteligente. Um dos posts que nos chamou a atenção foi um que você comenta sobre a “fórmula para o sucesso”. E então, Fabi? Você que é um enorme sucesso, conta pra gente, qual é a sua fórmula? (risos)

Fabi Teixeira: Obrigada pelas palavras é um conteúdo feito com muito carinho. Quanto a fórmula do sucesso – acredito que o que realmente conecta e engaja é  ser você mesma/o.
Ser real, deixar as pessoas te conhecerem na essência – de forma autentica.
Ter uma Comunicação envolvente, uma mensagem impossível de ser ignorada.
Mesmo que você tenha a mesma atividade que centenas de outras pessoas no mercado, você é único. A experiência que você proporciona tem a sua marca.
Seja sempre inspiração – esse é o exercício diário.

10 – Gratidão pela sua atenção, o espaço é todo seu para deixar uma mensagem aos leitores!

Fabi Teixeira:  Aposte sempre na sua melhor Versão! Liberte-se das travas! Ouse, faça testes, se arrisque.
Não deixe a opinião dos outros falar mais alto que os seus sonhos.
Não deixe o medo ser o seu limitador. Bora Destravar o seu Poder de Comunicação.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes