Palestras de Sucesso Entrevista Dra. Ully

1- Dra. Ully, é uma honra tê-la aqui no time de palestrantes que mais brilham no Brasil e no mundo. Seja bem-vinda e obrigado por abrilhantar ainda mais nosso “palco” de sucesso com sua luz e brilhantismo. Pra começar: o  que é preciso fazer para criar a possibilidade de melhora contínua, tema que você comenta com muita propriedade, sendo você um claro exemplo disso? 

Eu agradeço a oportunidade de compor um time tão brilhante.

Primeiro: A possibilidade já existe, é algo inerente ao ser humano. É esta capacidade de fazer algo diferente da maioria dos seres humanos e de mudar nossa rotina que nos torna superiores aos animais. Que fazem tudo igual, uns aos outros dia após dia.

Agora, como colocar em prática a melhora contínua? Este é um grande desafio! Antes de mais nada você precisa realmente querer isso para sua vida, depois você precisa entender e decidir quais os pontos de sua vida que necessitam de maior atenção, de melhora mais urgente. Daí você vai traçar uma rota a seguir, dia-a-dia, até evoluir estes pontos de sua vida. Ao longo do caminho você vai precisar de muita determinação e disciplina, criar rotinas, porque obviamente ninguém muda da noite para o dia e a vida nunca é uma constante.

2- Mulheres empreendedoras, líderes, gestoras, têm ganhado destaque no mercado corporativo. Contudo, sabemos que a equidade entre gêneros ainda é algo distante. Pensando nisso, o que a mulher que pretende ocupar um cargo de liderança ou que deseja ser dona do próprio negócio, deve levar em conta ao planejar seus próximos passos, rumo ao objetivo traçado?

Mulher, entenda de uma vez por todas: Você é capaz! E pare de se comparar! Existe diferença entre gêneros? Sim, existe e não podemos negar esta realidade. Mas experimenta ser ótima no que você faz, experimenta diferenciar e inovar…. Nenhum homem conseguirá te segurar! E SEU VALOR SERÁ PERCEBIDO! Temos exemplos maravilhosos de mulheres que se tornaram muito valiosas, exercendo cargos ou empreendendo nas suas paixões. A ideia é parar de se lamentar e correr atrás do que você deseja para você!

O que eu sempre faço para minhas mentorandas é ajudá-las a entender ONDE elas precisam focar, gastar mais energia e COMO elas devem agir para alcançar seus objetivos.

3-  Há uma frase que diz :”Todo progresso ocorre fora da zona de conforto”. E essa parece ser uma, senão a maior, das dores encontradas no dia a dia das pessoas. Afinal, muitas têm resistência à mudança, exatamente por ser algo que obriga o indivíduo a se mover, a experimentar o novo. 

Você concorda com essa afirmação? Quais dicas você daria para alguém que se encontra estagnado e preso dentro da zona de conforto, perdendo chances de crescer, evoluir e prosperar?

Essa bendita zona de conforto. Nada contra quem queira permanecer aí, mas também não venha reclamar que ganha pouco ou que trabalha demais ou que não é reconhecida (o).

Crescer, evoluir, prosperar dói e não tem como você se evoluir sem sofrer. Por isso, a melhora contínua demanda CORAGEM e organização.

Porque se você souber os passos que precisa dar, o caminho que precisa seguir e como fazer isso, você diminui muito suas chances de erros e sofrimento. Mas nunca será nulo, sempre haverá dificuldades, mas a recompensa? Ah essa sempre vale à pena. Porque nossa razão de existir nessa vida é EVOLUIR! É melhorar continuamente, este é o nosso propósito maior, para isto estamos aqui.

Então arrisque-se! Cresça! Não tenha medo! Você foi designado por uma força maior, para estar aqui nesta Terra, justamente para crescer, aprender e evoluir e no meio dessa jornada você vai ajudar outros a fazerem o mesmo e esta é nossa outra função: SERVIR!

Procure meios de ajudar outras pessoas de alguma forma e com isso seu sucesso está garantido! Não estou dizendo que será fácil, mas é recompensador, ter um propósito claro e receber a recompensa diária disso!

4- Você é referência em Medicina do Estilo de Vida. Conta pra gente sobre o tema, seus principais benefícios e quais ações as pessoas devem adotar para usufruir do que essa medicina traz para a vida das pessoas. 

Sim. A Medicina do Estilo de Vida olha para o ser humano como um ser complexo, com órgãos e sistemas que se comunicam e não podem ser divididos por partes…

O ser humano é um todo, e o bom médico deve olhar para cada um, como seres biopsicossociais, ou seja, precisa cuidar das emoções, do corpo, das relações interpessoais e da saúde espiritual também.

Os pilares da Medicina do Estilo de Vida envolvem: Controle do Estresse, Controle do peso, Controle dos vícios, Corpo saudável, Sono saudável e Relacionamentos saudáveis.

Quais ações tomar para usufruir dessa medicina? Primeiro entender onde estão suas fragilidades e, com ajuda médica, buscar sanar cada problema. Como vocês podem ver, é uma medicina muito mais COMPORTAMENTAL e PREVENTIVA. Mas também vai tratar e buscar a cura de doenças já estabelecidas.

5- No mundo corporativo, muitos profissionais, mesmo aqueles que relatam que atuam na área que mais gostam, e que desfrutam de um bom ambiente de trabalho, apresentam questões problemáticas, como  a ausência de saúde mental e mesmo física.Do alto do seu conhecimento e experiência, Dra. Ully, diz pra gente: quais os benefícios uma palestra que coloque em pauta, esses temas citados acima, contribui com o bem-estar do colaborador e com os resultados da empresa?

Nós temos 3 tipos de colaboradores:

Aquele que faz o precisa fazer, costuma pensar : “Eu não sou pago pra isso” e não tem intenção de ir além.

Outro que quer melhorar, quer ser percebido e valorizado, mas não sabe como ou não está tendo o êxito que deseja nisso

E, a minoria, aquele colaborador que está numa ascendente de sucesso, ultrapassando todas as metas e trazendo sempre algo novo para beneficiar o grupo e a empresa.

Todos estes tipos de colaboradores são reflexos de perfis na vida. Afinal, é no trabalho que passamos a maior parte de nossas vidas. Todos estes colaboradores são beneficiados com as minhas palestras.

Porque consigo mostrar a eles o quão gratificante é sair da mesmice do básico da vida e do trabalho, o quanto a vida pode ser mais excitante e recompensadora quando você percebe que pode ter mais valor no seu trabalho, pode se destacar na vida e no trabalho. Você pode fazer melhor e se sentir melhor com isso!

Também, nas minhas palestras oriento as pessoas que querem evoluir e melhorar no âmbito do trabalho, mas estão perdidas e não sabem como fazê-lo.

E quanto aos que já estão tendo êxito, ajusto onde devem canalizar mais sua energia, afinal nossa energia e nosso tempo são nosso bens mais preciosos e são esgotáveis, sempre podemos utilizá-los para melhor aproveitamento.

 

6- Um tema polêmico: muito se fala sobre a questão do empoderamento feminino na sociedade atual, o que inclui diversos temas e pautas relevantes, não é mesmo?

Contudo, fazendo um recorte para a questão da saúde, especificamente falando, há uma linha de raciocínio que defende que a questão do peso, mais precisamente do fato da mulher estar “acima” do peso, é uma forma de empoderamento.

Porém, há de outro lado, uma sociedade que defende o culto da magreza a qualquer custo.

Sendo assim, ninguém melhor do que uma especialista em saúde como você, Dra. Ully, para nos dar o seu ponto de vista e esclarecer essas concepções, trazendo luz à discussão: um corpo saudável está diretamente ligado à questão do peso? 

Este é realmente um tema polêmico. Mas vou tentar ser sucinta aqui. Você não precisa ser magra para se amar, para ser amada, para se sentir linda e ser admirada.

Mas você não pode ser obesa ou ter sobrepeso e ser considerada saudável. É um fato COM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA densa e clara.

Sendo assim, sua autoestima não deve depender do seu peso, mas a sua saúde depende SIM. E isso vale para os dois extremos: as mulheres que descontam suas emoções na comida ou têm algum problema físico/genético que as fazem ganhar mais peso que o saudável e também aquelas mulheres que, também por problemas físico e/ou emocionais buscam uma magreza doentia e não percebem o exagero da magreza.

7- Sobre o livro que você participa, “Extraordinariamente Elas”, como foi a experiência de participar qual retorno você está obtendo do público? 

O livro é uma parte de um lindo projeto feito por mulheres para mulheres. Será seguido de outros livros, palestras, mentorias.

Fiquei muito honrada quando recebi o convite para participar dessa Jornada de Empoderamento Feminino!

A ideia é reunir mulheres que trazem uma bagagem grande de conhecimento em vários aspectos da vida e ajudar todas as mulheres que querem crescer, evoluir, ter sucesso em suas vidas.

Eu participo contribuindo com a Medicina do Estilo de Vida, organização de vida para melhorar a performance da mulher e a busca da saúde e a cura de doenças através de melhores hábitos de vida. Vou guiar as mulheres que buscam viver seus melhores papéis nesta vida! Seja no âmbito pessoal ou profissional, porque eles se comunicam.

8- Quais orientações você daria para ajudar alguém a se sentir mais realizado com a vida e com o corpo? Corpo são, mente sã? 

Bem resumidamente:

Ame-se acima de tudo, sim acima de tudo, não adianta você colocar seus filhos, ou seu cônjuge ou seus pais acima do seu amor próprio, porque isto mais cedo ou mais tarde trará decepções e doenças. Precisamos nos amar primeiro, para depois dar o amor saudável aos outros e conseguir receber o amor saudável também.

Cuide de você como você cuida de quem mais ama nesse mundo. Não poupe esforços.

Olhe para sua alimentação, o que você come pode ser seu remédio ou seu veneno.

Faça exercícios físicos regulares, esta é a fonte da juventude, só assim você consegue envelhecer com saúde e dignidade. O hábito de se exercitar vai te tornar mais disciplinada na vida, mas efetiva nas suas decisões e mais bonita! Confie em mim!

Cerque-se de pessoas que te fazem bem. Olhe para o seu redor, tente olhar como alguém “de fora” da situação. Analise seus relacionamentos mais próximos: Eles te ajudam a mostrar o seu melhor? Caso contrário, comece a se afastar de quem não te ajuda a melhorar.

Controle suas emoções. Sim, falar é fácil, fazer é bem mais difícil. E te garanto que ninguém sabe fazer isso o tempo todo, esse é um tipo de aprendizado contínuo, você nunca vai encontrar ninguém que acerte 100%. Mas a nossa vida é isso, um acúmulo de escolhas e suas consequências. Então, tente sempre escolher pensar bem e não dar o poder de te “tirar do eixo” para qualquer pessoa ou situação.

E por último, mas muito importante: tenha um propósito! Algo seu com você mesma! Pode ser ganhar mais dinheiro, ser mais notada, servir mais sua família, progredir e alavancar sua vida profissional…mas uma coisa eu te garanto: se você decidir por algo que envolva melhorar a vida de outras pessoas de alguma forma, você se sentirá mais realizada e mais feliz. Com certeza!

9- O sedentarismo é uma doença extremamente grave, não é verdade? Quais os principais problemas causados pelo sedentarismo e como dar os primeiros passos para uma vida mais saudável, com mudanças de hábitos positivas? 

O sedentarismo é uma das principais causas de morte no mundo todo!  Pois é, só o fato de você não se exercitar com regularidade encurta a sua vida e aumenta a sua chance de morrer a qualquer momento. Percebe o quanto isso é importante?

É claro que nossa motivação sempre foca no benefício mais perceptível, então pensamos em ganharmos corpos mais bonitos. E está tudo bem! Sem problemas.

Seja para ficar mais bonita, ter um bumbum mais admirável ou uma barriga de dar inveja às amigas, seja para ficar forte e atrair mais olhares ou para evitar doenças e ficar mais saudável, não importa o motivo, comece a se exercitar!

O primeiro passo é achar um benefício que te estimule a querer se exercitar, depois você vai buscar um profissional da saúde para te orientar e avaliar junto com você por onde começar.

Depois escolha algo que você tenha prazer em fazer ou que pelo menos faça com algum gosto…rsrs (eu sei que nesse começo, talvez nada seja muito prazeroso e você se sinta cansada e dolorido, mas continue! Persista!)

Escolhido o exercício, o encaixe em sua rotina diária. Aí você vai avaliar pontos como: Quantas vezes será possível realizar durante a semana, qual o melhor horário, escolher um local prático (parque perto do trabalho ou academia perto de casa…) e como você vai ajustar sua rotina para isso acontecer (acordar mais cedo, já deixar a mochila e a roupa prontas na noite anterior, ou já colocar a mochila e a roupa no carro e não passar em casa depois do expediente de trabalho, ou aproveitar sua hora do almoço…)

Feito isso, coloque em prática com DISCIPLINA! Notem que não disse com força de vontade! Por que? Porque força de vontade é algo limitado, que não teremos todos os dias, terão dias que você estará cansada, terá dormido mal, os filhos ou o marido estão com algum problema, ou o trabalho está estressante, mas você vai mesmo assim, sabe por que?

Porque você entendeu que o exercício físico faz parte da sua vida como o trabalho ou como o cuidado com a família, não depende de você ESTAR COM VONTADE de fazer, você vai fazer de qualquer jeito e isso se chama DISCIPLINA!

Faça isso por 3 meses e garanto que vai me agradecer depois!

10- Batendo na tecla na questão do corpo: muitas pessoas chegam a evitar a vida social, pela insatisfação com o próprio corpo. No âmbito corporativo, deixam de performar como poderiam, e perdem chances de crescimento na empresa, pois se limitam, se escondem, de certa forma, se anulam. De que forma você pode ajudar pessoas que se identificaram com as situações descritas acima? 

Você sabe que isso acontece com a maioria das pessoas que buscam pela minha ajuda? Elas estão com inflamação metabólica, desanimadas, com excesso de gordura corporal, estressadas, dormindo mal, comendo mal. Muitas estão se achando feias e incompetentes, porque não conseguem levar adiante seus planos de ter uma vida e um corpo saudáveis.

Eu ajudo estas pessoas a alcançarem seus objetivos e o que eu vejo diariamente são homens e mulheres conseguindo corpos saudáveis, que eles gostam de olhar no espelho e mais que isso, ajudo estas pessoas a mudarem sua percepção de vida!

Quando você consegue ter satisfação com você mesmo e você cria hábitos de pessoas de sucesso para alcançar um corpo saudável, sua mente evolui junto.

Recebo agradecimentos constantes, de pessoas que estavam desistindo dos seus negócios, com casamentos desgastados, problemas familiares, relacionamentos infelizes, estavam se escondendo da vida social e com a minha ajuda prosperaram de uma forma tão plena, porque não é só uma mudança de corpo, as pessoas percebem que são capazes de mudar as suas vidas!

Percebem o seu valor e as outras pessoas ao seu redor fazem o mesmo como consequência natural das mudanças de comportamento e atitude. Essa é uma das maiores alegrias da minha vida: Conseguir ajudar os outros nesta transformação!

11- Qual a relação entre o controle emocional e o emagrecimento?

Controle emocional e emagrecimento são parentes de primeiro grau. Todas as áreas de nossa vida envolve se alimentar. Comemos para comemorar, comemos quando estamos tristes, mudamos nosso jeito de comer quando estamos ansiosos. Comemos com nossos amigos, comemos em família e isso estreita nossos laços.

Comemos para fechar negócios… Enfim, será que tem alguma relação nosso ganho de peso com o nosso emocional? Rsrsr

Como médica, vivo os extremos disso, quando os maus hábitos viram transtornos de comportamento alimentar ou criam uma inflamação metabólica, gerando aumento de peso, indisposição, depressão e aumentando o risco de outras doenças.

Na verdade, quando você consegue controlar suas emoções você consegue se controlar e aí você tem nas suas mãos a chave do sucesso! Porque a ÚNICA coisa que temos capacidade de controlar é a nós mesmos, nossos pensamentos e nossas atitudes. SE você é capaz de controlar suas emoções você é capaz de alcançar qualquer objetivo, e emagrecer pode ser um deles!

12-  Uma pesquisa realizada pela OMS estima que os transtornos depressivos e de ansiedade custam cerca de 1 trilhão de dólares à economia global a cada ano, em perda de produtividade. Nesse contexto, a saúde mental certamente figura como um dos grandes problemas da atualidade dentro das empresas. Um estilo de vida que inclua uma alimentação equilibrada, atividades físicas, convívio social, nos ajuda a manter a saúde mental em dia? O que pode ser feito ao identificarmos um sofrimento psicológico? 

No ambiente de trabalho, é função dos gestores propiciar um ambiente favorável aos seus colaboradores. Isso é importante para os lucros da empresa? Claro! Todo bom gestor sabe disso!

Ter os seus colaboradores em baixo rendimento é péssimo, ter afastamentos por motivos de saúde é pior ainda!

As pessoas que compõem a empresa também são clientes dela, são os clientes internos. São eles que levarão o nome da empresa como um excelente lugar para trabalhar.

Temos exemplos de empresas que fazem essa conquista do cliente interno tão bem feita, que as pessoas querem trabalhar lá mesmo por salários menores que os da concorrência, apenas para terem o privilégio de carregarem o nome daquela empresa/marca.

Quando o gestor percebe que algo pode estar causando danos psicológico ou físico aos seus colaboradores, é função dele avaliar toda a rede de cuidado fornecida e a opinião dos usuários dela. Como está a alimentação no refeitório? Como está o período de descanso na empresa?

Como está a ergonomia nas atividades realizadas? Como está o ambiente físico e o ambiente social? Tem algum problema entre colegas que esteja impactando na equipe ou no rendimento de alguns? Um bom gestor precisa ter essa visão ampla, 360 graus.

13-O que é mais importante na busca de um objetivo: motivação ou disciplina? Como aliar as duas? É possível? 

Motivação é inicio, é paixão… é importante? Sim, mas uma hora acaba.

Disciplina é amor, compromisso, casamento. Pode até acabar, mas costuma ser mais duradouro, porque nos empenhamos mais.

Como proceder então? Organize uma ROTINA! Essa é a palavra-chave: ROTINA.

Faça todos os dias, todas as semanas, todos os meses e repita!

Claro que você vai fazendo ajustes, como eu sempre digo, a vida nunca é uma constante linear. Você vai se adaptando ao que torna mais eficiente, mas nunca para de fazer por muito tempo. Vira uma necessidade básica ter autocuidado, exercitar e comer saudável, então você passa a fazer isso naturalmente, porque você se sente bem e gosta disso.

14- Dra. Ully, você é inspiração e referência para muitas pessoas. E também se inspira em algumas, não é? O que você pode nos dizer sobre os ensinamentos e inspirações de @flaviopassos, @robertacarbonari, pessoas mencionadas por você como referências?

São pessoas que não agem por modismos, que não falam absurdos apenas para serem notadas. Neste meio, vejo muitas pessoas prestando desinformação apenas para conseguirem chamar mais atenção.

Me inspiro em pessoas sérias, que estudam, trabalham com evidências científicas, não prometem milagres e buscam uma vida saudável e equilibrada, porque eu sou assim.

Eu me identifico com eles. Eu pratico na minha vida o que eu ensino nas minhas palestras e na minha prática clínica. Por isso, também sei das dificuldades e frustrações que podemos ter nesta busca pela melhor performance e saúde.

15- Qual o segredo de chegar aos 40 com a mente mais ativa e o corpo mais lindo?

Você quer chegar aos 40 com o corpo e a mente melhores do que quando tinha 20 anos? Eu te provo que você consegue. Porque eu e centenas de pessoas que buscaram minha ajuda, também conseguiram!

O segredo? Entender seus pontos fracos e saber onde você que chegar e nunca mais parar! Persistência! Mas eu te garanto que quando você se perceber tão melhor e perceber os comentários das pessoas ao seu redor admiradas com você, você não vai querer parar nunca mais!

16- Palavras podem mudar a história, tamanha é a força de um discurso motivacional. O que você diz pra si mesma para se automotivar?

Eu falo sobre performance, saúde mental e física, da hora que acordo à hora que vou deitar, todos os dias da minha vida, é um estilo de vida, é o que amo fazer!

Cuidando e motivando as outras pessoas eu acabo me motivando também. E estou sempre olhando para mim e para a minha vida tentando melhorar. Coloco em prática o Princípio de Kaizen: A busca pela melhora contínua em todos os aspectos da vida.

17- Qual é o caminho da autoestima e autoconfiança? 

O autocuidado. Se você cuida de você mesma e fala com você mesma, como você cuida e fala com a pessoa que mais ama nessa vida, você está no caminho certo.

Mas lembre-se de tratar a si mesma com amor, envolve se perdoar, mas também se cobrar! Crie metas objetivas na vida e vá atrás delas e seja firme consigo mesma!

18-Prevenção de doenças é um tema relevante em qualquer esfera. Qual a importância de uma palestra sobre este tema em uma empresa?

São vários os aspectos importantes para uma empresa se preocupar em prevenir doenças de seus colaboradores.

Temos o aspecto financeiro, pessoas doentes trabalham menos, trabalham mal, afastam de seus cargos e geram gastos que podem devastar uma empresa.

No aspecto jurídico, a empresa que cuida dos seus colaboradores tem menos processos trabalhistas e tendem a ganhar os processos que tem.

No aspecto de ambiente de trabalho, é importante para a empresa ter pessoas felizes e saudáveis trabalhando lá. Serão pessoas mais dedicadas, mais dispostas a resolverem problemas e que servirão de combustível para o fortalecimento da empresa.

19- Dr. Ully, gratidão por compartilhar seus ensinamentos com os leitores e leitoras, bem como por nos ceder sua valorosa atenção. O espaço é todo seu para deixar um recado final. 

Nas minhas palestras, eu uso a Medicina do Estilo de Vida para guiar as pessoas na busca pela saúde e performance plenas!

Motivo os ouvintes a buscarem sua melhor versão, seu melhor desempenho. A entenderem que são capazes de ter um rendimento muito maior que agora e que o propósito da vida está na frente deles, basta se permitirem enxergar e se empenharem na busca diária do seu melhor! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes