Palestras de Sucesso Entrevista Carlinhos Pró-Menor – parte 2

11- Sua história destaca a importância da educação. Como as empresas podem investir em programas educacionais para desenvolver habilidades e conhecimentos em suas

equipes?

– Promovendo programações culturais, desenvolvendo parcerias com universidades  cursos técnicos, cursos de idiomas ou extracurriculares. A capacitação é o melhor investimento que as empresas podem fornecer para sua equipe. 

12- Em termos de diversidade, como líderes podem implementar práticas que promovam a igualdade racial e inclusão de minorias, contribuindo para um ambiente de trabalho mais representativo e acolhedor?

– Respeitando e valorizando cada um de seus colaboradores de forma igualitária.

13- Como encontrar potencial em cada desafio, transformando obstáculos em oportunidades de sucesso?

– Sendo resiliente, forte nas dificuldades e acreditando que nada se conquista sozinho. O trabalho em equipe é fundamental na questão motivacional. Também, precisamos compreender que fé promove milagres e devemos, prioritariamente, acreditar em Deus para nos ajudar e nos levantar nas tribulações. 

14- Quais suas dicas para que a empresa possa integrar conceitos de Inteligência Emocional para fortalecer as relações interpessoais no ambiente de trabalho?

– A psicologia nos diz que inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais de outros indivíduos. Ao meu ver para se construir isso, antes de tudo, é preciso sensibilidade para lidar com emoções e sentimentos, o que nem sempre é fácil. Todavia, é importante que o ambiente de trabalho seja salutar e devemos ter respeito, sermos compreensivos e nos colocarmos no lugar do outro quando necessário. 

15- Como líderes podem incorporar princípios éticos e valores, inspirados em sua história, para promover uma cultura organizacional sólida e sustentável?

– Primeiramente, tendo princípios básicos para se viver dentro de um ambiente coletivo e ética em todas as suas ações. Eu acredito que esses conceitos já estão enraizados no ser-humano, porém, uns devem trabalhar mais algumas carências que deixam esses valores  questionáveis, mas não incuráveis. Dessa forma, as diferenças se tornam mais respeitosas e a empresa cresce com solidez e de uma forma completamente humana.

16- Nas suas palestras, você destaca a importância da comunicação. Como fazer com que a equipe utilize estratégias de comunicação eficazes para criar uma conexão profunda, tanto internamente quanto em relação aos clientes?

– Preparando a equipe para entender a relação com o cliente, tornando-os extremamente preparados para verbalizar as técnicas de persuasão necessárias. Isso requer qualificação e investimento por parte dos empregadores.

17- Você é autor do best-seller “O Menor que se Fez Maior,” com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e no exterior. Quais as 10 principais lições que você destaca da sua obra, e que podem inspirar a motivação e a resiliência nos leitores?

– Fé, sabedoria, dedicação, disciplina, autoconfiança, organização, humildade, altruísmo, coragem e respeito 

18- Reconhecidamente como um gênio na arte de contar histórias de impacto e na criação de uma conexão poderosa com o público, revela pra gente: quais dicas mais preciosas para gerar uma conexão genuína, seja na esfera corporativa, seja na esfera pessoal?

– Ser quem somos e não vestir um personagem. Não podemos fingir para o nosso público, precisamos ser totalmente verdadeiros e abrir o nosso coração. Dessa forma, seja em qual esfera for, o público também nos retribuirá, abrindo seus corações e se permitindo serem tocados.

19- Carlinhos, considerando a experiência de enfrentar desafios, como líderes podem instigar o protagonismo e a autonomia entre seus colaboradores, incentivando um ambiente de trabalho mais participativo?

– Permitindo que todos saibam que o sucesso ou o insucesso daquela empresa depende deles, independente do cargo que ocupam, pois todos são importantes dentro de uma engrenagem coletiva. 

20- Obrigado pela sua atenção, deixe uma mensagem para nossos leitores.

– Agradeço a vocês pela oportunidade, é um grande prazer. A mensagem que gostaria de deixar aos leitores é que não desista nunca dos seus sonhos e, juntos, podemos transformar nossos sonhos em realidade. 

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