Palestras de Sucesso Entrevista Caçadores de Bons Exemplos

1- É uma imensa alegria bater esse papo com vocês, muito obrigado por nos ceder essa oportunidade. Pra começar: como ser a mudança que queremos no mundo? 

Caçadores de Bons Exemplos:  Acreditamos que todos nós temos a vontade de mudar o mundo, mas ainda falta um pouco de coragem para agir. 

As atitudes começam simples e vão evoluindo com o passar do tempo!

O primeiro passo é tirar do papel os questionamentos e partir para ação!

Primeiro temos que fazer o mais difícil: mudar a nós mesmos!

Segundo, mudamos nossa família, nossa rua, nosso bairro, nossa cidade e quem sabe juntos mudamos o mundo!

2- Algumas vezes, sinto que na verdade, as coisas positivas, aquelas que enchem nosso coração de alegria, são a maioria. Contudo, há uma tendência em valorizarmos, ou darmos maior ênfase, no que acontece de negativo. Vocês também têm essa percepção? Como vocês “viraram essa chave”, digamos assim e de que maneira podemos nos sintonizar com os bons exemplos?

Caçadores de Bons Exemplos:  O “Ser Humano” infelizmente ainda tem o hábito de se alimentar de notícias ruins para tentar minimizar os seus próprios problemas. Consumindo    as notícias ruins as pessoas têm a impressão que sua vida está melhor, mas se esquecem que estão se alimentando de coisas, notícias que fazem mal a alma, a sua mente.

Temos certeza que os Bons São a Maioria e que se pensarmos na solução e não só nos problemas mudamos o mundo!

A sintonia com o Bem é uma construção diária e lenta! Todos os dias diminua a sintonia com coisas e notícias ruins e sintonize com 1 ação boa/inspiradora. Aos poucos vá aumentando essa experiência para 2 ações por dia e quando menos esperar já terá modificado seu olhar!

3- Qual foi o sentimento de vocês quando em 2011,  venderam o apartamento e saíram em uma viagem  pelo mundo em busca de bons exemplos? 

Caçadores de Bons Exemplos:  Para nós vender o apartamento (único bem que tínhamos) e sairmos foi o mais fácil pois essa era a única forma de realizarmos o sonho. Então foi tranquilo! Mas, manter-se na estrada por 11 anos, absorvendo as histórias e compartilhando as experiências, ainda é o grande desafio. O controle emocional é um aprendizado diário.

4- Vocês literalmente deram a volta ao mundo em busca de exemplos inspiradores, não é mesmo? Quais foram as histórias mais marcantes que encontraram e que podem compartilhar com a gente? 

Caçadores de Bons Exemplos:  Atualmente temos mais de 6.400 Histórias coletadas e compartilhadas nas redes sociais, percorremos mais de 1.600 cidades por 12 países e mais de 1 Milhão de quilômetros  rodados e, escolher uma história é muito difícil, pois toda história tem o seu impacto naquela região, naquela cidade, no local que está instalado…

Conhecemos desde um professor, Tião Rocha, que há mais de 30 anos atrás decidiu tornar-se um Educador ao invés de somente Professor.

Ele, entendeu que professor ensina e educador aprende; e assim fundou o “CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento) “ no Vale do Jequitinhonha em MG, em Araçuaí-MG, onde compartilham várias pedagogias e experiência que transforma a educação na região, e é uma referência internacional em Educação.

Conhecemos também um médico, Dr. Eugênio Scanvino, que largou tudo em SP e decidiu vacinar os ribeirinhos da Amazônia. Chegando lá percebeu que poderia fazer mais e há mais de 30 anos fundou o “SAÚDE E ALEGRIA”, Santarém – PA, onde através de um barco circulam pela Amazônia levando Saúde e alegria aos ribeirinhos.

Conhecemos também a Rozeli que era uma gari, analfabeta e a mais de 25 anos empodera famílias e cuida de crianças através da Educação em um  bairro muito pobre na Restinga em Porto Alegre – RS, com o projeto “RENASCER DA ESPERANÇA“.

São muitas histórias que inspiram e nos fazem refletir sobre qual o sentido da vida! O que estamos fazendo com nossos privilégios para mudar o mundo, provando que não precisamos de dinheiro, saúde e sim de atitude!

5- Suas palestras já tocaram o coração de nada menos que  480.000 pessoas, que foram impactadas presencialmente e virtualmente, desde 2015. Tem como descrever pra gente como são essas palestras e o que há de tão especial neste casal tão querido, o qual chamamos de Caçadores de Bons Exemplos?

Caçadores de Bons Exemplos:  As palavras que resumem as palestras são: INSPIRAÇÃO e EMOÇÃO. 

Nosso objetivo principal é tocar o coração do outro.

As palestras têm reflexões sobre Propósito, Legado e sentido de vida baseado nas histórias coletadas e experiências vivenciadas na estrada como casal e como pessoas mudando atitudes e quebrando paradigmas.

É uma palestra muito leve e reflexiva que faz os participantes interagir e se emocionar que muita das vezes duram 1 ou até 2 horas de acordo com a disponibilidade do evento e interação do público!

Sempre gostamos de abrir para perguntas e interagir com o público para tornar mais próximo as reflexões!

Já fizemos para professores, alunos de escolas públicas e privadas, diretores, Gestores de RH, Gestores Comerciais, empresas públicas e privadas, cooperativas, além de colaboradores administrativos, comercial/financeiro e tecnologia, além de planejamento estratégico. A palestra tem conteúdo e temas para todos os públicos e idades que queiram refletir sobre inovação/planejamento/motivação/legado/propósito e sentido de vida!

6- Afinal, como ser um bom exemplo? Como fazer a diferença? 

Caçadores de Bons Exemplos: Não existe uma fórmula pronta , pois cada pessoa reage a situações diferentemente. Mas, acreditamos que primeiramente as pessoas têm que descobrir a sua causa, descobrir o que te move! Depois a atitude é ser Voluntário em algum projeto/ONG/ação que esteja relacionada a causa descoberta.

E a partir do momento que inicia-se esse processo, ocorrerá naturalmente no decorrer do tempo!

7- Vocês rodaram 1 milhão de quilômetros por todos os estados brasileiros, o que equivale aproximadamente a mais de 20 voltas ao redor da circunferência do planeta Terra. Conta pra gente, como é ter essa “rotina” que na verdade, de rotina não tem nada, não é mesmo? (risos). 

Caçadores de Bons Exemplos: A rotina é super importante pois saber  onde dormir, onde se alimentar, qual melhor horário para trabalhar é uma questão de saúde mental. Nós por um grande espaço de tempo não tivemos essas rotinas tradicionais , pois definimos que a logística seria feita pelas pessoas que passassem por nossa vida, que não pesquisaríamos os projetos na “internet”: todos os projetos que conhecemos foram indicação de pessoas nas ruas!

8- Como foi participar duas vezes do TEDx Talks  e no CONARH, onde puderam também por 2 oportunidades, palestrar para o público do maior congresso de Recursos Humanos da América Latina? 

Caçadores de Bons Exemplos: Na nossa vida tudo aconteceu organicamente, muito naturalmente e os convites de palestras corporativas e TEDx talks foram baseadas nas histórias que vivenciamos que naquele momento agregava valor aos pesquisadores/agências  dos eventos corporativos que efetuamos durante esses anos!

O TEDx talks foi um divisor de águas pois contar uma história com tantas reflexões/aprendizados em 18 minutos foi um exercício difícil mas com uma dinâmica muito gratificante e transformadora! E, o fizemos por 2 vezes e no segundo semestre de 2021 faremos o 3o.  TEDx.

O CONARH em 2016 e 2018 foi um presente onde testamos uma nova  palestra corporativa para gestores de RH que buscam constantemente motivação e inspiração em histórias reais para seus colaboradores! E, histórias temos milhares para compartilhar e podemos percorrer por vários temas corporativos atuais.

9- Lembrei de uma música do cantor Criolo, que diz: ‘As pessoas não são más, elas só estão perdidas”. Vocês concordam com essa frase?

Caçadores de Bons Exemplos: Acreditamos muito nesta frase e acrescentamos que “cada pessoa que encontrarmos pelo caminho deveríamos ter a obrigação de inspirar positivamente e assim essa pessoa inspirada passar para outra pessoa que encontrar pelo caminho”. Sempre deveríamos plantar uma semente do bem no coração das pessoas e assim teremos a Fórmula da “Corrente do Bem”.

10- O que é o “Novo Mundo” e como se preparar para ele? 

Caçadores de Bons Exemplos: O “Novo Mundo” são suas novas ações!

O “Novo Mundo” está na sua construção diária. 

Hoje, é o “Novo Mundo” pois ontem já foi e amanhã não sabemos se vai chegar!

Temos que viver a “transitoriedade” do momento! Só temos o hoje!

Muitas pessoas vivem no passado (saudosismo) ou vivem no futuro(ansiedade). E perdem a Oportunidade do hoje! Temos uma TEDx com o tema: “E se você morresse hoje?”; já pensou nisso? 

11- Qual o grande legado que vocês acreditam que irão deixar, não apenas para o povo brasileiro, mas para toda a humanidade?

Caçadores de Bons Exemplos: O grande legado que todos nós podemos deixar é “Fazer a diferença positivamente na vida das pessoas”.

Todos nós Podemos, pois todos nós temos potencial para dividir com o outro! Ninguém é tão inteligente que não precise de um conselho ou de uma nova visão do viver!

A vida é simplesmente uma troca e crescimento conjunto. O mundo é de cooperação e não competição. Quando entendermos isso, que mundo muda!

Em um momento de crise que o mundo todo vive atualmente, quais seriam as atitudes capazes de transformar e superar, não apenas essa, mas todas as crises? 

Caçadores de Bons Exemplos: Atualmente as pessoas estão correndo atrás de “Coisas” que não trazem felicidade e perdem a oportunidade de “Ser” e viver em cooperação. Viver realmente em “Comum unidade”.

Tem um grande líder que diz: “Quando eu compro algo, ou você, não compramos com dinheiro, compramos com o tempo de vida que tivemos de gastar para ter esse dinheiro.”

O que você tem feito com seu tempo?

13- Como foi a experiência de ter uma  parceria com a TV Globo com o Quadro “Caçadores de Bons Exemplos”, no programa “Como Será?” apresentado pela jornalista Sandra Anennberg? 

Caçadores de Bons Exemplos: Somos gratos pela oportunidade de ter 3 temporadas em

um programa que tem como conteúdo algumas reflexões, exemplos positivos de mudança em diversos segmentos da sociedade.

O convite para ter um quadro “Caçadores de Bons Exemplos” dentro do programa “Como Será” e ainda ter a Sandra Annenberg como apresentadora foi um presente surgido após uma entrevista rotineira do programa feita sobre a nossa história em 2016. Que está disponível no Globoplay.

A escolha das histórias que foram ao ar e a forma da edição foi por conta da emissora em virtude da linha editorial e horário de exibição. Conseguimos dar uma visibilidade ainda  maior aos projetos que foram exibidos e indiretamente aos projetos que estão registrados no site. O programa exibido aos sábados, pela manhã, tem uma grande audiência e recebemos muitas mensagens dos telespectadores e dos projetos veiculados!

Todos os episódios estão disponíveis na plataforma Globoplay.

14- O que vocês podem nos dizer, em algumas palavras, sobre os seguintes temas:

Motivação;

Temos que buscar internamente o que nos move e potencializar esse sentimento; mas nunca se esqueça que é uma construção diária e nem todos os dias estamos motivados a fazer o que fazemos, mas dar o primeiro passo em fazer é começar a transformação.

Propósito;

Todos temos um propósito na vida e muita das vezes está mais próximo do que imaginamos. Às vezes buscamos coisas impossíveis e deixamos de fazer o básico.

Qualidade de vida;

Buscamos nossa qualidade de vida nas conexões diárias que fazemos, com o que assistimos na TV/séries/filmes, com as músicas que ouvimos e com que pessoas queremos ao nosso lado.

Diariamente temos uma rotina de meditação, contato com a natureza e boa alimentação!

Mas, nem sempre conseguimos 100% dessas rotinas diariamente em virtude das viagens/compromissos que fazemos. Mas tentamos segui-las diariamente.

Voluntariado.

O primeiro passo para a transformação pessoal entendemos ser a imersão em uma causa através do voluntariado e para as empresas uma grande ferramenta de engajamento, trabalho de equipe e sentimento de pertencimento!

15- Foi incrível falar com vocês, o espaço a seguir é para o recado final, uma mensagem para os leitores. Muito obrigado! 

Caçadores de Bons Exemplos: Somos gratos pela oportunidade e quem quiser conhecer mais sobre as vivências nestes 11 anos de estrada escrevemos 4 livros mas temos 1 livro, em especial, que é um BestSeller Independente com mais de 120.000 cópias distribuídas com o título: “Caçadores de Bons Exemplos – Em Busca de brasileiros que fazem a diferença”. Recomendamos muito a leitura para entender um pouco do que sentimos pela estrada.

Como mensagem final gostaríamos de deixar uma frase que nos inspira diariamente: “Seja a Mudança que você quer ver no mundo!” (Gandhi).

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes