1-Grande Palestrante Bruno Chagas, é uma grande honra recebê-lo na Palestras de Sucesso! Pra começarmos, explique pros nossos leitores como a transformação na vida das pessoas pode ser alcançada por intermédio das vendas? Quais são os principais elementos envolvidos nesse processo?
R: Vendas é uma profissão que tem o poder de tirar pessoas do absoluto zero até a glória. Se você mistura dois ingredientes poderosos como Disciplina + Hábitos, simplesmente acaba de nascer um PROFISSIONAL IMPARÁVEL. Antes de sair para vender qualquer produto, serviço, ideia, é necessário entender que clientes compram personalidade. Após isso, vem a mercadoria. Decisão é emocional na prática. Humildade, saber escutar com o cérebro e atender de alma e coração levará você a mesa que você nunca imaginou em participar.
2-Existe uma mentalidade necessária para se tornar um campeão de vendas? Se sim, quais são os passos práticos para desenvolvê-la?
R: Pergunta de milhões, BLINDAR sua mente de todo o universo negativo, principalmente na empresa onde atua.
Vão te ligar e falar mal do seu chefe, colega de trabalho, mas lembre-se: pessoas assim não prosperam e querem roubar sua energia positiva.
Em minha carreira, eu tinha um plano se tornar um campeão de vendas em uma empresa de 1200 vendedores. O primeiro passo foi se afastar de pessoas que não agregavam nada. Então escolhi os verdadeiros tubarões da comunicação por área de trabalho e desenhei em minha mente que no máximo em 05 anos eu seria o CAMPEÃO NACIONAL. Veja, o homem enxerga na mente o que de fato ele é. Se você pensa como derrotado será. Agora se você pregar todos os dias estou cada vez melhor você será um sucesso.
3-De que maneira é possível blindar nossa mente no mundo corporativo para evitar influências negativas e manter o foco em resultados positivos?
R: Faça uma lista de 05 pessoas dentro da empresa de referência positiva que agregam valores. O resto delete de sua vida, infelizmente a comunicação tóxica, ou seja, falar da vida de outros colegas produz o vilão chamado: improdutividade. Fora do ambiente empresarial, escolha 05 pessoas que você é o mais burro na mesa e tenha certeza que você vai se conectar com um mundo glorioso.
4-Ambientes tóxicos no trabalho, especialmente quando lidamos com vendas, são comuns. Diante de todo seu conhecimento e expertise, quais são as estratégias eficazes para evitar a comunicação tóxica e promover um ambiente produtivo no trabalho?
R: Orientação é melhor do que elogio. Generosidade mental, sempre dividir com outros colegas experiências da vida, Além de contribuir sempre existe um colega que agrega também valores. Eu tenho uma regra que afastou a toxidade dos improdutivos. Fale muito de DEUS, pouco de si mesmo e nada dos outros.
Mantenha toda semana um ambiente de troca de informações quanto mais dicas sobre o negócio resume em uma equipe comunicativa e vencedora.
5-Compartilhe conosco quais são os hábitos imbatíveis para alcançar a produtividade em escala nas vendas?
R: 1. Hábito : Não importa se você tem 05, 10 ou 20 anos de empresa, pois na área de vendas todos os dias são zero. Pois veja, os clientes estão sendo visitados por vários concorrentes. Agora quando você trata ele como se fosse o primeiro dia de venda, ele percebe seu grau de interesse no negócio. Mostre todo seu vigor todos os dias.
2: hábito: Quem não é visto não é lembrado, agora seja inesquecível para o seu cliente e torne a visita arrebatadora.
3: hábito: Criar oportunidade mesmo quando não existe, ou seja, elabore alguma ação no cliente para esquentar a relação.
6- Na palestra “Do zero ao milhão de um campeão de vendas”, quais são as principais ideias e insights compartilhados por você sobre a criação de oportunidades e o alcance do sucesso em vendas?
R: Olhe para dentro de você e saiba que não existe fronteira, o céu é o limite. O que ocorre é que muitas vezes, a sua ignorância impede seu crescimento para uma vida extraordinária. Frase mestra “ Criar oportunidades onde não existe” Se alguém te falar que o mercado está saturado e que não existe oportunidade, lembre-se que o exemplo arrasta e as palavras têm vida curta, mas a atitude permite a glória eterna.
Eu entrei na Empresa Multinacional Wurth ganhando R$ 800,00 como estagiário e mesmo sendo efetivado com salário fixo e a chamada falsa estabilidade eu não via mudança na minha vida.
Portanto, tomei uma decisão que mudou meu destino: sair de engenheiro de produtos para ser vendedor e prospectar clientes. Houve um preconceito no geral de que “como uma pessoa formada como engenheiro Civil abdica do cargo para andar no sol e chuva?”
“Esse cara deve ter algum problema”. Deixe a opinião das pessoas e familiares de lado e pergunte a seguinte frase: a pessoa que está falando foi campeã de algo profissional na vida? Pegar conselhos com pessoas que não conquistaram nada é andar com cego no meio do Oceano.
7-Afinal, qual é o grande segredo de um campeão de vendas? Você, referência no tema e tricampeão de vendas, certamente sabe como aplicar na prática as técnicas e segredos, não é mesmo?
R: O segredo é 80% comportamento + 20%processo de vendas, saber gerir emoções e principalmente obter uma comunicação agradável ajuda a ter uma vida mais prazerosa.
Ser campeão de vendas é apenas um troféu seguido de dinheiro + bens materiais, mas o que mais marca na vida dos clientes e amigos é ser campeão de caráter todos os dias.
Eu creio que o sucesso de um campeão é compartilhar o conhecimento para aquelas pessoas que de fato querem aprender.
Quanto mais sirvo as pessoas, mais as bênçãos de DEUS caem sobre minha cabeça como chuva. Existe um segredo invisível nas vendas, VEJA:
Durante uma reunião o cliente sente sua verdade nas palavras e atitudes, portanto de uma forma em silêncio ele já gosta de você, deixe ele assumir o papel de Maestro da Empresa, você é apenas um músico que precisa se atentar para os movimentos de regência.
Nos negócios, não é diferente.
Quanto mais o cliente fala de sua empresa, mais ele gosta de você. Eu uso meu método há cerca de 12 anos chamado “ FMV” Formação de Mestres em vendas.
Essa história que o cara tem o “dom” das vendas é relativo, pois vendas não é sobre vender e sim atender como o coração. Lembre-se: Você não vende nada, pois quem compra é o cliente, ele é generoso.
8- Você comenta sobre os 7 códigos para se tornar uma máquina de resultados em vendas. Fale um pouco mais sobre eles e de que maneira eles podem impulsionar o crescimento pessoal e profissional?
R: C: Caráter é algo nobre e raro nos dias atuais.
Quando você protege sua empresa, ou cliente em forma de gratidão e respeito mostra o quanto você honra que tem paga e propicia uma vida confortável.
A maioria das pessoas falam mal da empresa e disseminam o veneno para outros. Se um cliente fala de um concorrente e você ataca, mostra o quanto você é fraco e limitado. Lembre-se: você vai prosperar com suas ferramentas e qualidades, não precisa atacar outra marca. Lembre-se todos nós temos pontos negativos / positivos.
A: Atitude positiva: A forma que você se posiciona mostra sua energia. Se você se depara com uma situação negativa, acredite, são bênçãos disfarçadas, então coloque muito entusiasmo e atitude em qualquer projeto, pois você vai transformar sua equipe, não em potencial, mas sim em potência. Ninguém resiste a um profissional com atitude positiva.
M: Mentalidade: Mindset fixo e mindset de crescimento é um canhão dentro de você, pois as pessoas não conseguem sair da inércia. É mais fácil elogiar um vendedor campeão e falar que ele consegue porque tem o dom de vendas, porque a direção gosta dele, porque ele leu 100 livros em 01 ano. Chamamos de MINDSET FIXO aquele negócio de eu nasci assim vou morrer assim… Agora MINDSET de CRESCIMENTO é quando você diz: “Eu vou ser campeão de vendas, vou estudar várias horas, vou treinar com os melhores”, e já me vejo sendo campeão em 02 anos. As pessoas não assumem o papel de protagonista e querem contar a história de outras pessoas.
P: persistência. Persistência é o ato de saber investir no relacionamento para com a empresa, com o cliente. A grande tendência das pessoas é desistir porque elas acreditam que estão desperdiçando seu tempo no negócio. Acredite, o cliente nota quando você é profissional e te indicará para várias pessoas, pois você é uma máquina para vencer.
E: Energia com entusiasmo: Sua energia é carregada todos os dias da forma que você sorri, olhos nos olhos e coloca o cliente no centro das atenções te leva a um mundo diferente. Você literalmente sai da manada. Deus dentro de si é um mensageiro da alegria, da esperança e principalmente, será um psicólogo na prática.
A: AMOR: servir pessoas de alma e coração, quanto mais você servir as pessoas, mais Deus te protegerá pois você leva o cliente a melhor decisão na vida.
Pensar somente em comissão não vai gerar indicação e alta performance. Venda apenas 01 apartamento é pouco. Agora vender para o mesmo cliente 50 imóveis é o poder da imaginação na mente do cliente.
O: ORAÇÃO: Agradeça a Deus por estar vivo e pela oportunidade do fôlego de vida. Pelo pão de cada dia e principalmente que te proteja de todo o mal que rodeia nosso dia-a-dia.
9-Muito tem se falado sobre o tema Saúde Mental em ambientes de trabalho remoto ou híbrido. Quais práticas a liderança deve adotar para contribuir com a Saúde Mental do time que atua neste formato de trabalho?
R: As pessoas precisam de uma liderança que influencia para o desenvolvimento intelectual. É comum a agressividade nas palavras, o chamado CAPATAZ da fazenda.
O medo influencia muitas pessoas que não se desenvolvem para pagar a prestação da casa própria ou aluguel. Se você não fizer eu te mando embora. Se você não fizer eu aplico uma suspensão. Se você não fizer eu faço da sua vida um inferno. Estamos em relacionamentos tóxicos empresariais
Pessoas internadas em clínicas de recuperação, pois falta um ambiente agradável e produtivo.
Pergunta mestra: o que você precisa para entregar um conteúdo melhor para nossa empresa? O que levaria você a uma produtividade extraordinária? Veja que muitos líderes não sabem perguntar.
10- Sabemos que para muitos líderes, dar feedback não é uma tarefa das mais simples. Quais os benefícios de um feedback assertivo e de que maneira realizar um feedback delicado, crítico, sem “ferir” o colaborador?
R: Falar para um filho empresarial, temos que ser firmes com elegância para desenvolver, eu sempre uso a balança de Benjamim. Começo pelo que precisa ser melhorado, e termino com os pontos excelentes do profissional, pois ao final ele sai com o sabor da positividade na boca. Sempre do polo negativo para o polo positivo. Lembre-se: quem com ferro fere, com o mesmo será ferido.
(Continua…)