Palestras de Sucesso entrevista André Attie – O palestrante que vai despertar o potencial da sua mente

Em junho de 2019, André Attie se apresentou no TEDx, uma realização que ele aponta como das mais importantes de sua carreira.Hoje, em 2020, Attie chega para somar no time de palestrantes que cresce a cada dia mais, a Agência Palestras de Sucesso.

Sempre claro em sua comunicação, André conversou conosco, sobre temas de extremo interesse para eventos, empresas e para as pessoas em geral, como por exemplo, como criar novos hábitos.

Se você está em busca de ensinamentos enriquecedores, confira na íntegra essa entrevista incrível concedida pelo palestrante que vai despertar o máximo potencial da sua mente! 

1- André, agradecemos sua atenção e para começar, responda a pergunta que não quer calar: como criar novos hábitos de forma mais simples? 

André Attie: Vamos lá. Primeiro, o que são hábitos? São comportamentos automáticos, são ações que tomamos de forma automática pelo nosso cérebro. Nosso cérebro é formado por dois sistemas: um controlado, que é responsável pelo nosso raciocínio, e o automático que é aquele que gasta pouca energia.

Então, quando você forma um novo hábito, você na verdade tá adotando um novo comportamento que já está automatizado. E como formar esse hábito novo? A principal forma é você repetir determinadas ações dia após dia. Criar rotinas, ou seja, adotar comportamentos de forma repetida, rotinas que podem ser automáticas ou não. 

A partir do momento que esse comportamento se tornou automático, há um novo hábito instalado em seu cérebro.

Por exemplo, você quer criar o hábito de ir pra academia frequentemente. Então você no começo, utilizando sua força de vontade, seu cérebro irá brigar contra você para que não seja adotado esse novo hábito.

Mas, se você insistir e ir dia após dia, chegará um determinado momento depois de ‘x’ dias, esse novo comportamento estará instalado. 

2- O grande diferencial do seu trabalho é, de fato, a Hipnose. Como ela pode ajudar empresas, líderes e gestores, no cenário corporativo, por exemplo? 

André Attie: A hipnose é uma ferramenta maravilhosa de foco e concentração. Não existe nada místico, nada mágico relacionado à ela. Eu dou um grande exemplo, quando as pessoas estão assistindo um filme, ou respondendo um e-mail, concentradas nessa tarefa, as pessoas estão de certa forma, num transe, estão de certa forma, hipnotizadas.

Então, quando você está focado em determinada tarefa você está de certa forma, hipnotizado.

Através da hipnose nós conseguimos mudar a percepção da realidade das pessoas. Pessoas que muitas vezes tem uma meta para atingir, que tem um objetivo maior na empresa, enfim, conseguem com a hipnose aumentar foco e concentração e mudar uma realidade que elas não acreditariam que pudessem alcançar.

Por exemplo, determinada pessoa tem uma meta “x” e você através da hipnose, utilizando esta técnica, junto logicamente com as ações tomadas dia a dia, essa pessoa consegue manter o foco maior nessas metas, manter a concentração, uma dedicação maior e realmente transformar aquele ambiente em algo propício pra que ele consiga atingir suas metas e objetivos. 

3- Qual seria, ao seu ver, o antídoto contra o veneno da falta de tempo, falta de motivação e desânimo? 

André Attie: Eu sempre falo pra pessoas que não é que falta tempo, o que falta são prioridades. 

Muitas vezes, a pessoa acorda desanimada, desmotivada, e algumas até vivem falando que não tem tempo para fazer o que realmente importa pra elas. “Ah, não tenho tempo de ir para academia, não tenho tempo disso ou daquilo.”

Na verdade, não é que falta tempo, falta prioridade. O verdadeiro antídoto para você manter a motivação e o ânimo e ter tempo para você, realmente, é você priorizar a atividade, ou seja, o que você quer para você.

Você cria sua visão de futuro, cria seu objetivo, sua meta lá no futuro, e faz dia após dia o que você tem que fazer pra atingir aquela meta. Prioriza aquilo, então dê prioridade ao prioritário.

Veja o que mais importa para você e para a sua vida neste momento e priorize ações relacionadas a isso.

Um detalhe, nós não mandamos em nossas emoções, portanto não menospreze a preguiça. Um dia você vai acordar com preguiça, um dia você vai acordar desmotivado, então não espere a motivação vim. Você tem que agir mesmo com preguiça, mesmo desmotivado, tem que começar.

Eu faço uma analogia em minha palestra sobre o elefante e o domador. Muitas vezes o seu elefante está cansado, que é o lado emocional, e o seu domador não tem força para levar o elefante. Nesse momento você tem que criar ferramentas e estratégias para que quando você acordar com preguiça ou sem motivação, você consiga agir mesmo assim.

Tempo é vida, então se você está alegando que tem falta de tempo, você não está vivendo pra você, né? 

4- Há uma frase de Wendell Carvalho, que diz: “O sucesso acontece no intervalo das suas desculpas”. Sendo ele uma referência para você, comente um pouco pra gente sobre o sucesso e como as empresas podem nutrir uma atitude mais positiva, mesmo diante de cenários como o atual, em plena pandemia? 

André Attie: Pergunta muito legal, muito interessante. E eu volto com outra pergunta: Porque algumas empresas quebraram, foi uma pandemia, algo fora do nosso controle, enquanto outras evoluíram até mais nessa época de pandemia? 

Isso não só com Covid, mas em diversas situações do nosso dia a dia. Umas empresas prosperam tanto, fazendo a mesma coisa que outras, enquanto essas outras decaem no mercado..

Isso acontece quando a pessoa  principalmente começa a culpar fatores externos pelo que está acontecendo, com a sua empresa, com a sua vida.

Na verdade, o grande responsável por você estar onde você está, é você mesmo. Pode vim pandemia, pode vim o que for, logicamente são coisas que abalam. Mas enquanto você ver esse cenário como algo negativo e ficar culpando a pandemia pelo fato de você não prosperar, a sua vida não vai mudar, pois você não tem controle sobre a pandemia.

Logicamente, você tem que ver a pandemia com olhos de “putz, aconteceu algo sério”, então o que posso fazer? O que está no meu controle que eu posso mudar a minha situação diante desse cenário? No que eu posso inovar? 

Você vê que muitas empresas foram forçadas a adotar o home office e isso acabou trazendo economia com aluguéis, o que as fez manter o home office por mais tempo. Elas conseguiram se restabelecer, se adaptar à mudança.

Se você ficar se martirizando, com coisas que você não controla, a sua vida não muda. Então, você precisa focar no que você controla. Por isso que o Wendell Carvalho fala que o sucesso acontece no intervalo das suas desculpas. Enquanto você dá desculpas, o sucesso não vem. No momento que você para de dar desculpas, e vê que você é o protagonista da sua vida, você começa a evoluir de uma forma maravilhosa.

5- Existe uma fórmula ou segredo mágico, para uma mudança de hábitos, alta performance e melhora da produtividade? 

André Attie: Não existe mágica, não existe segredo. Na verdade, o que você precisa fazer é o que a maioria das pessoas não fazem. Deixo bem claro que não é o que as pessoas não conseguem fazer, é você fazer o que as pessoas não fazem.

Se você definir suas prioridades e fazer o que tem que ser feito, você começa a ter resultados de performance e começa a mudar seus hábitos.

Por exemplo, as pessoas sabem o que é preciso fazer para emagrecer, que é adotar uma alimentação regrada, e praticar atividade física.

E porque que muitas não conseguem emagrecer? Porque não fazem o que tem que ser feito. Não é que elas não conseguem ou que não sabem fazer, não, é fazer o que tem que ser feito. Cada um no seu limite, cada um no seu degrau, avançando dia após dia.

A dica que eu deixo é que você seja sempre melhor hoje, do que você foi ontem.

Nunca se comparar com os outros, e sim sempre fazer uma comparação com você mesmo (a).

6- Gostaria de agradecer pela conversa e deixar o espaço agora para seu recado final.

André Attie: Estamos em um mundo de muito conhecimento.As informações estão chegando a cada segundo para todos nós. E a cada segundo, o que chega de informação já vira passado. O mundo tá evoluindo de uma forma muito rápida, então, da mesma forma que isso é maravilhoso pelo fácil acesso à informação, isso pode nos prejudicar pelo excesso de distrações, que não te deixa focar no que é preciso focar.

Então eu queria deixar para vocês, a mensagem final que é : parta para a ação. O conhecimento que você adquire, ele não vai mudar o mundo. Você pode ficar a vida inteira aprendendo, aprendendo, aprendendo, se você não partir para a ação, o mundo não vai mudar.

Se você não agir para mudar você mesmo, ou não agir para mudar outras pessoas, o mundo não vai mudar. Tenha coragem de agir. Eu falo coragem, mas não que você tenha que fazer algo esplendoroso, e não é a ausência de medo. O medo é uma emoção. E como eu sempre falo, você não controla. Você vai sim sentir medo, mas tenha coragem de agir mesmo com medo. E essa agir é dar o primeiro passo para a sua transformação e para a transformação do mundo. 

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes