Palestras de Sucesso Entrevista Amanda S. Rangel – Parte 1

1. Agradecemos imensamente a você, palestrante Amanda S. Rangel por dedicar este tempo conosco. Para iniciar, de que maneira a inquietude pode ser canalizada de forma produtiva, transformando-se em um motor para a transformação pessoal e profissional?

A inquietude é uma característica inerente aos que almejam mais do que o status quo. Ela não é um fardo, mas sim um motor poderoso que impulsiona a busca incessante por melhorias. Empresários e profissionais inquietos não se contentam com o “bom o suficiente”; eles enxergam oportunidades onde outros veem obstáculos.

A Fórmula do Sucesso: Inquietude + Dedicação Incessante -O verdadeiro sucesso não acontece por acaso; é resultado de uma fórmula infalível. Empresários e profissionais que abraçam essa fórmula não apenas superam desafios, mas os transformam em trampolins para o crescimento e a inovação.

2. Em termos de recursos humanos, qual é a chave para desenvolver equipes altamente eficazes e inspiradoras, especialmente em contextos de rápido crescimento empresarial?

Para criar equipes eficazes, é necessário ter um ambiente saudável, que amplie a capacidade de crescimento dos colaboradores. Uma das formas é garantir funções adequadas às habilidades de cada um, que aumentam a satisfação no trabalho. Outra forma é determinar objetivos claros, mas tangíveis para o crescimento do profissional, durante o processo ser aplicado feedbacks que tragam evolução a cada um. Por mais que a empresa cresça rápido demais, sempre se faz necessário a busca incessante por melhorias nos processos e na gestão de pessoas.

3. Com sua expertise em psicologia, como você acredita que os líderes possam melhor manejar o bem-estar mental de suas equipes, mantendo ao mesmo tempo a produtividade e a motivação?

O primeiro passo de um líder é ser bom ouvinte e atento às características e as situações individuais de cada um da sua equipe. Fica atento a sinais como problemas na entrega ou mudanças no humor, nos relacionamentos, é importante que o líder fale com esta pessoa no particular e se coloque aberto para ouvir o que essa pessoa tem a dizer.

O outro passo é criar ambientes saudáveis e acolhedores, uma política e cultura de bem-estar na empresa fará toda a diferença. É muito complicado trabalhar em ambientes que são tóxicos, com injustiças e falta de motivação. Se eu pudesse resumir em uma palavra o que mantém a produtividade e a motivação simultânea é ENGAJAMENTO.

4. Dado o seu background em análise de perfil comportamental, quais estratégias você recomendaria para melhorar a comunicação interna nas empresas?

Algumas perguntas que costumo fazer para grandes e pequenos empresários:

Você tem uma equipe que conhece o planejamento estratégico da sua empresa?

Os seus colaboradores estão cientes dos objetivos, estratégias e valores de sua empresa?

Os seus colaboradores se sentem valorizados e integrados em seu negócio?

Você promove melhorias contínuas e tomadas de decisões assertivas? Seus colaboradores têm acesso às mudanças, novas políticas e tecnologias?

São perguntas que devem ser analisadas e respondidas, pois se isso não acontece nas organizações, dificilmente a comunicação interna pode ser melhorada. Se o básico não está claro, como melhorar algo que não está claro nem para o próprio gestor do negócio.

5. Como a resiliência, um tema recorrente em suas palestras, pode ser cultivada dentro dos ambientes corporativos para enfrentar os desafios de mercado?

O importante é olhar para as oportunidades e soluções, o intuito é não focar nas derrotas, fraquezas ou erros. É se reinventar, aprender com os erros sempre.

6. Em sua visão, qual é o papel da liderança no fomento à inovação e na gestão eficaz de conflitos dentro das organizações?

Para mim uma das características de um líder é servir e isso faz com que ele possua uma influência para fazer com que as pessoas trabalhem juntas no mesmo objetivo. Acredito que existam vários tipos de perfis comportamentais, mas o que diferencia essa gestão eficaz de conflitos é o quanto este líder ouve, integra e influencia a equipe, o quanto ele tem de liderança servidora e não ameaçadora.

7. Poderia nos dar insights sobre como as empresas podem implementar práticas para promover uma cultura organizacional ágil e adaptável às mudanças constantes do mercado?

Para mim, antes da cultura organizacional ágil e adaptável é ter uma cultura clara e que todos sabem da existência e importância. As práticas podem ser contratar pessoas que possuam os mesmos valores, promover ações que integrem cada colaborador nessa visão, missão e valores. E essas práticas precisam ser constantes, pois não se muda uma mentalidade rápido, é necessário investir no desenvolvimento da equipe, comunicar a visão e promover feedbacks contínuos. 

8. Considerando sua experiência com educação financeira, qual conselho você daria para pequenos empresários que buscam otimizar suas finanças para suportar e promover o crescimento sustentável do negócio?

Para mim um dos erros mais comuns é misturar os gastos da empresa com os gastos pessoais, é um erro clássico. O primeiro conselho que eu dou é separe, isso irá garantir uma melhor disciplina e controle financeiro. E o conselho que dou para promover e suportar o crescimento sustentável do negócio é crie fôlegos financeiros, um exemplo que gosto de dar é, ao invés de usar todo dinheiro para abrir uma loja física, comece trabalhando de casa e aos poucos vai migrando conforme o crescimento do negócio. Só dê o próximo passo se tiver dinheiro suficiente em caixa para cobrir os gastos e sobrar.

9. Como a inteligência emocional pode ser um diferencial competitivo na liderança empresarial moderna?

Hoje em dia é comum o estresse, por falta de planejamento, de visão dos negócios. Imagina tudo isso com uma gestão sem controle emocional. É um misto de problemas que não levam a lugar algum, mas se criam problemas onde não existem. Um grande exemplo disso são líderes que demitem por levar uma crítica ou questionamento para o lado pessoal ou líderes que se acham superiores e não conseguem reconhecer suas falhas. A inteligência emocional é um diferencial para aqueles que querem e buscam uma evolução constante, que decidem mudar seus comportamentos, que desejam romper com crenças que limitam e se reintegrar com crenças fortalecedores.

10. De que maneira a inteligência positiva influencia o desenvolvimento de uma mentalidade voltada para soluções criativas e inovadoras no ambiente de trabalho?

É muito difícil quando um gestor ou empresário se depara com um colaborador que sempre pensa negativo, que nunca está bom, que sempre acha que não vai dar certo sem ao menos tentar. É imprescindível ter no time criativo, pessoas que fazem acontecer, que pensam de forma positiva e não se limitam nos projetos.

11. A partir de sua jornada como coach, qual é a importância do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal na carreira profissional, especialmente para empreendedores e gestores?

Um gestor e empreendedor que não pensa em evoluir, ficará para trás em seus negócios, pois um dos recursos mais importantes que ele terá que lidar são as pessoas. Imagina alguém que quer lidar com pessoas e não conhece a si mesmo, não busca desenvolver nem seu próprio potencial, mas exige do outro este crescimento. Acaba se tornando um líder e gestor hipócrita em suas cobranças de equipe. É fundamental que esta busca aconteça para lidar cada vez mais de forma eficaz com pessoas e processos.

12. Em suas palestras sobre motivação pessoal, você costuma abordar a superação de desafios. Poderia compartilhar uma estratégia eficaz para manter a equipe motivada diante de metas ambiciosas e desafiadoras?

Uma estratégia eficaz é um planejamento que possua metas tangíveis e que em cada um seja estabelecido os valores e motivações para alcançar o objetivo. O acompanhamento com feedbacks contínuos é essencial para garantir essa motivação. E a cereja do bolo é quando alcançar com a equipe o objetivo, celebrar e pontuar os pontos fortes de cada um.

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