Palestras de Sucesso Entrevista Alexandre Gonzales

1- Gigante Alexandre Gonzales, lendário palestrante de sucesso, é uma honra inenarrável tê-lo conosco. Bem-vindo ao time! Pra começar, o que é preciso fazer de diferente, fora do comum, para gerar nas pessoas, um impacto na área motivacional e comportamental? 

Para você gerar motivação e mudança de comportamento e hábitos nas vidas das pessoas é preciso mostrar para elas que a vida delas não está legal, trazendo autoconsciência de que ela está com resultados abaixo da média nas principais áreas da sua vida , e que se ela esta assim hoje é devido aos pensamentos, sentimentos e comportamentos que ela esta tendo agora ou já vem desde o passado , assim mostro para elas que se elas quiserem realmente uma mudança em sua vida , irá precisar fazer coisas diferentes para ter resultados diferentes, precisará sair do papel de vitima e ter mais auto responsabilidade , perder o medo de se arriscar , sair da zona de conforto, mudando sua mentalidade assim gerando novos pensamentos , sentimentos e comportamentos  vencedores para alcançar as suas metas e sonhos.

2- Você é um claro exemplo de  garra e coragem para ir além da visão e serve de inspiração para muitas pessoas, com sua história de vida, como você mesmo nos diz e demonstra em suas palestras. Estamos passando por uma das grandes crises da história, devido à pandemia e concomitantemente, uma guerra que já faz estragos em todo o mundo, especialmente no que se refere aos fatores econômicos. Diante desse cenário, onde nossos olhares se voltam ao caos, como ter uma visão além do alcance, se motivar e identificar oportunidades? 

Primeiro lugar precisamos ter um propósito de vida e uma missão bem clara para acordarmos de manhã e ter energia para fazer aquilo que amamos e contribuir com o próximo, pois assim as adversidades ficaram mais difíceis de nos parar. E em segundo lugar, precisamos focar aonde só nos temos controle, fazendo o melhor que nós pudermos para nós e para o próximo e parar de querer controlar pessoas e situações aonde não temos controle. Porque se quisermos continuar controlando tudo só ficaremos estressados, ansiosos, depressivos e frustrados. 

3- Você nos disse que é preciso perceber que quando nós queremos algo, basta muita vontade e dedicação para fazer acontecer. Como um líder de uma empresa, por exemplo, poderia transmitir essa mensagem, essa ideia, de maneira assertiva para a equipe e funcionários? 

Além de um líder buscar passar para sua equipe a importância de ter força de vontade, dedicação, foco e disciplina para alcançarem suas metas é importante que ele seja o exemplo em primeiro lugar. Ele precisa no dia a dia mostrar essas habilidades e competências para sua equipe, assim inspirando que eles façam o mesmo e depois cobrando, porque se não fizer ele não tem moral para cobrar sua equipe é aquela pessoa que fala mas não faz. 

4- Comente um pouco para nós, sobre os seguintes tópicos abordados em sua palestra: 

A força de vontade e a coragem para superar obstáculos, presentes em todas as pessoas;

Todos nós possuímos obstáculos e barreiras em nossas vidas , mas o que difere o sucesso do fracasso é como a pessoa lida com seus desafios, algumas ficam travadas com medo e não conseguem sair da zona de conforto e outras usam a coragem e a força de vontade para superar seus obstáculos assim alcançando o sucesso como foi o que eu fiz em minha vida e nas palestras trago esse meu exemplo para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo , mostro que todas elas possuem um potencial interno e que elas só precisam despertá-lo se eu consegui qualquer um consegue 

A tríade da negociação no poder do tempo auxiliando na recuperação e na luta contra adversidades;

Todos nós passamos por adversidades, no momento em que estamos no problema é difícil, é dolorido, é uma situação que não gostaríamos de passar, mas depois com o tempo percebemos que aquilo nos trouxe um aprendizado, toda coisa ruim tem o lado bom, basta as pessoas ressignificarem e olhar para aquilo que aconteceu com ela com outros olhos, enxergando  novas oportunidades de crescimento e evolução, deixando a vida mais leve, tranquila e com mais sentido 

A objetividade e o foco como uma luz no fim do túnel a guiar cada passo;

Para que nossa vida faça sentido é preciso termos objetivo, metas, muita disciplina, foco, esperança/fé para que enxergamos uma luz no fim do túnel porque isso é isso que vai nos manter no caminho a hora que aparecer as adversidades, sem isso perdemos o controle da situação e nos sentirmos incapazes de continuar, foi isso que usei em minha vida o tempo todo, para conquistar tudo que desejava e também mostro para as pessoas que elas podem fazer o mesmo.

A alegria de vencer e viver. Esse sou eu, direto da escuridão;

Quando perdi minha visão, achei que o mundo tivesse acabado, passei pela depressão e não acreditava que era capaz de fazer mais nada, mas graças a Deus consegui mudar minha mentalidade, passei a fazer atividades que me deixavam alegre/feliz. E comecei a mostrar para mim e para os outros que mesmo sem visão eu seria um vencedor, busquei novas maneiras de realizar os meus sonhos, como por exemplo voltar a estudar, pilotar jet-ski, lutar jiu-jitsu, jogar golfe, fazer trilha de mountain bike, mergulhar, dar palestras, treinamentos, mentorias e escrever três livros. Tive que me adaptar e sempre que recebia um não ou um tombo da vida, não deixava me abater buscava um novo caminho, independente de quantas vezes precisasse até conseguir, a palavra impossível, não existe no meu vocabulário, enquanto eu não alcanço minhas metas eu não paro. Amo a vida e adoro viver intensamente, aproveito cada momento de minha vida sempre buscando ser feliz

5- Você é fonte de inspiração, mas também se inspira em outras pessoas, não é mesmo? Dentro da sua esfera de atuação, você citou alguns nomes como referências. Comente um pouco sobre o que você aprendeu com essas pessoas que são especiais para você:

  • Tony Robbins:  com ele aprendi a importância de ser uma pessoa carismática também ter energia, e ajudar na transformação de milhares pessoas que precisam dessa ajuda.
  • Wendell Carvalho: aprendi com ele a importância de trabalhar o nosso merecimento, elevar o padrão de vida e que é possível sim ter sucesso em todas as áreas da vida.
  • Pablo Marçal: mostrou para mim que para tirar as pessoas do vitimismo e do mimimi, precisa ser mais enérgico e ser mais duro com quem  fica reclamando da falta de resultados e também que Deus quer que todos nós sejamos abundantes e prósperos. 
  • Paulo Vieira: com ele aprendi a valorizar mais a família, a estar mais próximo de Deus, a como pensar grande, a como ter uma estratégia para atingir um número maior de pessoas que buscam o desenvolvimento humano e em como é possível construir uma empresa gigante com mais de mil funcionários e atingir a casa dos bilhões.
  • Joel Jota: aprendi com ele que os esportes nos ajudam a ter mais disciplina, foco, planejamento e meta, e que isso pode ser transferido para a área profissional e para as outras áreas que precisam crescer.

6- Vamos falar sobre soft skills: quais você considera as mais significativas para que uma pessoa evolua na carreira e consiga se tornar um profissional de sucesso? 

As soft skills que eu considero as mais importantes são: inteligência emocional, resiliência, comunicação assertiva, e normalmente as empresas buscam habilidades fundamentais nos colaboradores para que juntos alcancem o sucesso , sendo elas as : motivação, confiança, flexibilidade, ética, segurança, atitude positiva, boa comunicação, trabalho em equipe, organização e gestão do tempo e a capacidade de trabalhar sob pressão.

7- Da zona de conforto à zona de realização: quais os principais desafios a se superar durante o caminho?

Para que a pessoa saia da zona de conforto e vá para a zona de realização ela precisa mudar algumas coisas internas que a limitam, assim saindo do comodismo e da falta de resultados. Normalmente essa pessoa tem medo, se sente vítima, não acredita em si, se preocupa com os julgamentos, têm baixa autoestima e por isso não consegue avançar, fica na zona de conforto e se sentindo mal por duas coisas, sendo a falta de resultados e sonhando com aquilo que não acredita conseguir. 

Esses medos são os mais comuns que as pessoas possuem, mas para que ela consiga avançar para a zona de realização , ela irá precisar passar por um processo de autoconsciência, pois muitas pessoas não conseguem enxergar que estão agindo dessa forma , então em primeiro lugar ela tem que ter consciência do que está acontecendo com ela e buscar ajuda/conhecimento de como ela pode superar esses desafios saindo da zona de conforto e indo para a zona de realização.

8- O que é preciso fazer para descobrir a missão e encontrar o propósito, temas tão relevantes na vida das pessoas, mas que muitas vezes, são deixados de lado?

A maioria das pessoas não possuem um propósito de vida, elas vivem no automático reagindo à vida conforme ela acontece, não possuem metas, objetivos. Trabalham normalmente onde não gostam por necessidade, assim acordando de manhã sem energia sem vontade de produzir e ser útil para si e para outras pessoas. Na maioria das vezes são egoístas, só pensando em si e não contribuindo com o próximo, não tem perspectiva de vida, se sentem vazias, frustradas, ansiosas, depressivas e não entendem oque vieram fazer nessa vida. Para que ela ache seu propósito e missão de vida, primeiro ela precisa buscar o autoconhecimento, e desenvolver-se como ser humano, entendendo quais são suas dores, sombras, suas qualidades e sua luz. 

É importante também que ela identifique o que adora fazer, que ela sente que quando faz isso, ela não se esforça, pelo contrário, sente que é um talento e que normalmente as pessoas a procuram para resolver esse problema.

Assim é preciso verificar se o que ela faz de bom pode contribuir com um número grande de pessoas, tirando elas da dor e trazendo uma solução para suas vidas e com isso também sendo bem remunerada, outra coisa que precisa fazer é ver de que forma ela vai atingir esse número de pessoas, pode ser online ou presencial, com cursos, lives, mentorias, palestras, treinamentos, livros e etc. Mas para isso acontecer ela realmente precisa se autoconhecer e partir para ação, mudando pensamentos, hábitos, sentimentos, comportamentos e buscando ajuda para se autodesenvolver. 

9- Você é um profissional palestrante com uma formação riquíssima, incluindo  formação de coach, life coach, executive coach e positive coach, bem como formação de treinador comportamental e formação de PNL (programação neurolinguística). Quais ferramentas tais formações trouxeram ao Alexandre e que você compartilha com o público com seu trabalho tão espetacular?

As ferramentas que normalmente compartilho com os meus mentorados são as que já foram testadas por mim e funcionaram, assim consigo aplicar com segurança e maestria para que as pessoas também alcancem além da autoconsciência também resultados extraordinários, gosto de aplicar uma ferramenta básica para começar que é para mapear as principais áreas da vida. Outra que gosto de aplicar bastante é uma ferramenta que é para ajudar na autoestima, amor próprio e auto imagem, pois tem muitas pessoas que depois de usar essa ferramenta são desbloqueadas emocionalmente, uma que gosto bastante também é a ferramenta que ajuda as pessoas a acharem seu propósito de vida, pois a maioria das pessoas são perdidas, trabalham aonde não gostam, só reclamam da vida e não se sentem realizadas. E tem mais uma que acho bem interessante que é a de modelagem, onde ensino as pessoas a buscarem uma inspiração na área que ela quer se desenvolver e com algumas perguntas que faço ela identifica o que essa pessoa faz para chegar naquele resultado que tanto gostaria, assim ela faz a famosa modelagem, que não é uma cópia e sim pensar, agir, tendo os mesmos hábitos, atitudes e comportamentos que aquela pessoa tem mais sem perder sua essência. 

10- Você nos contou que atualmente está escrevendo dois livros: um solo e um com mais de dezenove autores. O que pode nos adiantar a respeito dessas obras e quais seus livros de cabeceira?

Sim, estou escrevendo dois livros, um onde sou autor solo e outro com mais dezenove autores.

O primeiro é meu livro solo, onde conto sobre a minha história desde o começo até os dias de hoje, tudo que passei e como fiz para superar tudo oque aconteceu comigo nessa jornada, conto com detalhes alguns momentos difíceis e grandes conquistas. Falo como me sentia e o que eu tive que fazer para dar a volta por cima , parar de reclamar , e achar novos caminhos para buscar a solução para esses problemas, muitas vezes ressignificando, dando sentido diferente para os fatos e assim conseguindo seguir de forma constante , massiva e com motivação, sem perder o foco, disciplina e autorresponsabilidade, é uma biografia completa que vai inspirar milhares de pessoas , e se deus quiser mudando os comportamentos , pensamentos e atitudes para elas também alcancem o sucesso em suas vidas. 

O segundo livro foi uma ideia de um dos meus mentores onde faço parte de um grupo de mais dezenove mentorados. Ele viu muito potencial em nós cada um com sua história e assim decidimos escrever um livro com vinte capítulos, onde cada um vai trazer o melhor de si com sua expertise, eu irei falar sobre: como sair do vitimismo, hoje é um assunto muito falado no desenvolvimento humano. A maioria das pessoas não alcançam o sucesso em suas vidas devido ao vitimismo, ficam dando desculpas para tudo, não possuem autorresponsabilidade e não fazem aquilo que tem que ser feito. Eu sofria no passado desse mal , eu era a vítima em pessoa, mas graças a deus consegui superar e assim me transformar no protagonista da minha história por isso tenho muita propriedade para ensinar as pessoas a saírem do vitimismo , sei oque elas pensam , como elas agem, quais são as desculpas , e sei também quais as estratégias e ferramentas elas precisam usar para parar de se vitimizar e assim tomarem as rédeas de suas vidas e alcançarem as metas, objetivos e os sonhos que elas buscam tanto , mas hoje não conseguem. 

11- Qual o primeiro passo para a pessoa parar de se vitimizar e de culpar os outros? 

Em primeiro lugar ela precisa ter consciência que ela age como vítima pois poucas pessoas assumem isso , depois que ela identificou é importante que ela pare de culpar os outros , as situações , Deus, e comece a ter autorresponsabilidade pois se ela está sem resultados hoje a culpa é somente dela, ela precisará mapear as principais áreas da sua vida entender o que ela está fazendo de errado por não alcançar seus resultados e começar a trabalhar aquilo que está faltando para conquistar tudo o que deseja , como por exemplo: o medo , zona de conforto, sabotadores, amor próprio, valores, baixa autoestima, habilidades e competências. Assim se tornando uma pessoa segura, confiante, e protagonista da sua própria história. 

12- Alexandre, sabemos que o autoconhecimento é um poderoso processo capaz de alavancar a vida pessoal e profissional, contudo, ele pode ser deveras doloroso. O que você pode nos revelar sobre o seu processo neste sentido, e de que maneira as pessoas podem buscá-lo e assim, usufruir de seus benefícios? 

Realmente o processo de autoconhecimento é doloroso, mas nem todos os treinadores falam isso. Ele é doloroso porque precisamos nos autoconhecer e descobrir que temos muitas falhas crenças limitantes, sabotadores internos, medos, que quando não buscamos o autodesenvolvimento nem sabemos que temos, pois não temos consciência do nosso mundo interno e sempre achamos que o que precisa mudar é o mundo externo, por isso não alcançamos resultados nas áreas que mais precisamos alcançar.

As pessoas podem buscar o autoconhecimento praticando a ioga, a meditação , lendo livros, participando de palestras, treinamentos, treinamentos de imersão, buscando mentores ou participando de ambientes com pessoas que estão em busca de evolução pessoal, profissional e espiritual , assim aprendendo como se auto desenvolver e usufruindo dos seus benefícios. 

13- Saúde mental e qualidade de vida são temas em alta no mundo atual. A questão da pandemia, home office, queda da economia e crise mundial, impactaram diretamente as pessoas, nos 4 cantos do mundo, no que se refere ao bem-estar físico e mental. De que maneira um gestor, empresário e líder pode trabalhar essas questões, não somente em relação aos seus funcionários, como também em si mesmos? 

Para que o líder , empresário ou gestor consiga passar por essa situação de uma forma equilibrada e que não se abata por isso , e que consiga também passar para seus colaboradores é preciso que ele sirva de exemplo com seus comportamentos e atitudes para inspirar  essas pessoas, mostrando que é importante nos preocuparmos com realmente com as situações que temos controle e parar de querer controlar tudo aquilo que não conseguimos ter controle pois assim ficaram menos ansiosos, irritados e frustrados. É importante frisar também que uma das principais causas de estresse, medo , angustia é não possuir inteligência emocional, pois quando conseguimos controlar nossas emoções tudo fica mais fácil, mais leve para alcançar o que queremos outro aspecto também relevante é se desconectar de meios ou pessoas  que nos tragam informações pesadas e negativas , e muitas vezes Fake News como por exemplo : redes sociais, televisão , rádios , jornais que ficam nos alimentando com problemas atrás de problemas . Praticar exercícios físicos , ter uma boa alimentação , sono regenerativo, tirar mais tempo para si como lazer, família, viagens, meditação, respiração, caminhadas ao ar livre também é um bom exemplo de aumentar o bem estar e ter mais qualidade na área de saúde física e mental .

14- Em momentos de dificuldade, quais frases de superação e motivação vem à sua mente e que você poderia compartilhar conosco?

A frase que mais uso é: EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO.

Pois usei muito ela em uma fase de minha vida que precisava alcançar um resultado que faz tempo que estava tentando e não conseguia, ela me ajudou muito e compartilho essa frase nas minhas palestras e treinamentos, achei também um meio das pessoas sempre estarem lembrando, fiz pulseiras e camisetas com essa frase motivacional e as pessoas adoram. 

Seja disciplinado, termine tudo o que você começar. Pare de dar desculpas a si mesmo.

Foque no que você quer e tire da frente o que te limita.

A limitação está dentro de você. Acredite que você sempre pode mais.

O que difere o sucesso do fracasso é o tempo que você demora para se reerguer.

15- Gratidão pela atenção e ensinamentos. O espaço é seu para um recado final.

Nunca pare de sonhar , você é capaz de realizar tudo em sua vida desde que você acredite no potencial interno que existe dentro de você , busque o autoconhecimento e se desenvolver como ser humano , que eu tenho certeza que você fazendo isso irá melhorar em todas as áreas da sua vida , você irá ser uma pessoa de sucesso , realizada e terá uma vida que merece não aceitando mais migalhas , confie em Deus, em si , faça bem ao próximo, vá para cima dos seus sonhos e enxergue além da visão .

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes