Palestras de Sucesso entrevista Aguinaldo Souza- Palestrante da Transformação

Nunca se falou tanto na necessidade de transformação, não é mesmo? No mundo dos negócios e nas relações sociais, essa necessidade se mostra fundamental. Mudar faz parte da nossa existência e o palestrante Aguinaldo Souza sabe muito bem como otimizar nas pessoas, esse processo fundamental de transformação, motivação e reinvenção. 

Como então, adotar uma postura positiva diante das mudanças? De que forma nutrir a autoconfiança em momentos de crise, como o que a humanidade enfrenta hoje? Falamos um pouco sobre essas questões em um bate papo com Aguinaldo, que você confere a seguir. 

1- Saudações, Aguinaldo. Antes de mais nada: como palestrante, de que maneira você se definiria? O que você traz de diferente ao mercado, que porventura, outros palestrantes não oferecem? 

Aguinaldo Souza: Saudações Rachid. Me defino como alguém que quer despertar a autoestima das pessoas. Após 35 anos trabalhando no mundo corporativo, percebi um “gap” que está frustrando tantos as empresas, quantos os seus colaboradores. É nesse “gap” que eu atuo, que eu chamo de essência. Que essência é essa? Aquilo que falta no mercado, que as universidades, as pós, os mestrados e doutorados não ensinam. 

2- Para um profissional que se sente estacionado na carreira e que não enxerga perspectivas de mudança, o que você aconselharia para que ele pudesse evoluir e crescer? 

Aguinaldo Souza: Por já ter passado por isso, eu sei muito bem o que é se sentir sem vez e sem voz. Você precisa verificar os fatores que te levaram a se sentir assim. As querem mudar de emprego por 3 fatores:

  1. a) Se sentem “encaixotadas”. Sabem que podem dar muitos mais, mas não tem espaço para crescer. A empresa tem suas limitações e não há campo para crescimento; 
  2. b) Que não tem vez e nem voz. Que as oportunidades são sempre para os mesmos;  c) Querem ir para uma empresa de grande porte e fazer carreira. 

Se atentando apenas aos itens “a” e “b”, as pessoas precisam fazer uma auto análise e verificar qual é o resultado que ela está apresentando à empresa. Ela é 100% presente? Ela está sempre pronta a ajudar as pessoas? Ela se relaciona bem com todos? Ela apresenta soluções em vez de problemas? Ela conhece o que faz? Dentro do seu setor, de onde que vem e para onde que vai o seu trabalho e para que serve? 

  • Ela conhece a empresa no contexto de mercado? 
  • Seus concorrentes? 
  • Ela vibra quando bate as metas?
  • Ela sabe quais são as metas?
  • Ela se sente dona do negócio? Ela só precisa atentar se ela está cumprindo todos os requisitos acima, que são qualificações básicas de um bom profissional. Se ela cumprir isso, é quase impossível ficar muito tempo sem ser ouvida ou sem ser promovida.

3- O mundo vive uma crise talvez sem precedentes, não é mesmo? Você fala com muita propriedade sobre alta performance, algo que tem sido um desafio ainda maior, de acordo com os relatos que temos de empresários e colaboradores. O que fazer, Aguinaldo, para estimular a produtividade diante do cenário atual?

Aguinaldo Souza: Estamos tendo a oportunidade de nos reorganizarmos. O home office tem seus pontos positivos e seus pontos negativos. 

Precisa saber lidar com eles. É um novo mundo. O estar em casa pode dar à nossa mente, a falsa sensação de conforto do lar, e isso estimula o relaxamento (o que é normal). 

O que temos que ter cuidado é de não misturar as coisas. Aí vão algumas dicas: 

  1.  Levante-se no horário normal e cumpra sua rotina matinal normal;
  2. Vista-se como se fosse trabalhar normalmente; 
  3. Combine com as pessoas que você convive que você está trabalhando. Que você está inacessível. Fale apenas em caso de urgência.
  4.  Se você tem um ambiente reservado em casa, ótimo. Se não, procure se isolar o máximo possível.
  5. Evite de ficar saindo toda hora do ambiente que está, para ir tomar um café, uma água na cozinha, ir ao banheiro, atender algo desnecessário naquele momento. Se prepare antes.
  6. Cumpra o seu horário normal, no que cabe.

4-Um dos métodos que você desenvolveu, o Orare, coloca no centro a oratória como um diferencial para o sucesso. Conte para nós um pouco mais sobre esse treinamento e o potencial de mudança e transformação que ele promove às pessoas. 

Aguinaldo Souza: Todos nós sabemos que se comunicar bem, abre muitas portas. O método Orare, visa ajudar as pessoas a ter mais confiança no ato de falar.

Não precisa ser um palestrante, mas para comunicar bem suas ideias, seus projetos no seu trabalho ou em casa. Ter segurança no ato de falar, dá mais credibilidade naquilo que você está apresentando.

O método Orare, visa ajudar as pessoas a desbloquear essa insegurança, usando técnicas de criatividade, hiperfoco e de teatro. 

5- A Inteligência Emocional é um dos temas que você aborda com genialidade em suas palestras. Qual a dica que você dá para as pessoas que encontram dificuldades em desenvolvê-la?

Aguinaldo Souza: Não tem outro caminho, se ela está sofrendo, ela precisa entender que ela precisa entender ela mesma. Redundante assim mesmo. Inteligência emocional é a pessoa conhecer que sua mente é regida pela razão e pela emoção. Tem pessoas que agem mais com a razão e outras com a emoção.

Dependendo de onde a pessoa está sentindo que está com dificuldade, seja no relacionamento com sua esposa, seu marido, seus colegas no trabalho, ela precisa verificar se está sendo muito “rude” ou muito “mole” com as pessoas.

O que vai mostrar isso, é o feedback das pessoas. Se elas não falam, pergunte. Dependendo da posição que você ocupa, usar a razão ou a emoção mais ou menos, prejudica. Quando você consegue equilibrar isso, você passa a se conhecer melhor, e logo consegue conhecer melhor o comportamento das outras pessoas. Aí você melhora sensivelmente o relacionamento.

6- Aguinaldo, foi muito enriquecedor para nós e acredito que para os leitores do blog, esse bate papo com tantas informações ricas e relevantes. O espaço é seu para deixar um recado final. Obrigado pelos ensinamentos e seja muito bem-vindo à família Palestras de Sucesso! 

Aguinaldo Souza: Eu que agradeço pelo espaço, muito obrigado e nos vemos em breve! Até a próxima! 

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes