Outubro Rosa: 3 ideias de ações e palestras para sua empresa! – Ana Lúcia Rafael

Você conhece a campanha do Outubro Rosa? Ela é um conjunto de ações voltadas à prevenção do câncer de mama. Infelizmente, esta é a segunda doença que mais acomete as brasileiras. Por isso, é muito importante que haja conscientização e incentivo na realização dos exames necessários.

Afinal, se descoberto precocemente, há grandes chances da paciente se recuperar totalmente. Dessa forma, é importante que a campanha seja adotada em todas as esferas, inclusive no ambiente de trabalho. 

Neste artigo da palestrante de sucesso, Ana Lúcia Rafael, ela nos fala sobre 3 ideias de ações e palestras para a sua empresa no mês de outubro. Confira!

Qual é a origem do Outubro Rosa?

Nos anos 80, Susan G. Komen faleceu devido a um câncer de mama. Comovida pela morte da irmã, Nancy Brinker teve a ideia de criar uma ONG, chamada ONG Susan G. Komen for the Cure. Esta instituição promoveu vários feitos que tinham o objetivo de conscientizar as mulheres acerca da doença. 

Já nos anos 90, foi organizada uma corrida na cidade de Nova Iorque, na qual nasceu o símbolo da campanha, uma fita rosa. Depois do evento, as ações voltadas para a prevenção da doença se espalharam mundialmente. 

Diante disso, outros países começaram a adotar a ideia, que foi abraçada pelo Brasil em 2002. Para marcar o início da campanha no país, um grande monumento de São Paulo foi iluminado com a cor rosa. Esta foi uma iniciativa de uma marca de produtos europeia junto a um grupo de mulheres.

Ainda, neste mês de outubro, o dia 19 é considerado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama.

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Importância da campanha para as empresas

Abordar o tema dentro das empresas é imprescindível, visto que as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Pensando nisso, separamos alguns benefícios de promover esta campanha nas empresas:

  • Sensação de acolhimento e segurança;
  • Aumento da satisfação em trabalhar para a empresa;
  • Incentivo para que as mulheres façam o exame, a fim de prevenir e diagnosticar precocemente a doença;
  • Conscientizá-las sobre como adotar hábitos saudáveis para prevenir a doença;
  • Demonstrá-las que não existe julgamento para as colaboradoras com câncer de mama, e sim um espaço de acolhimento;
  • Incentivá-las a realizar os exames e trazer informação para que elas percam o medo do diagnóstico.

3 ideias de ações no Outubro Rosa

Apesar do desejo de promover a campanha, muitas empresas podem ter dúvidas ao colocá-la em prática. Por isso, separamos 3 ideias para você! Veja a seguir.

Ações Solidárias

Uma das formas de envolver a empresa na campanha é buscar opções de ações solidárias. Exemplos disso são a arrecadação de alimentos, perucas e outros itens, além de doação de recursos para instituições que auxiliam no tratamento do câncer de mama.

Endomarketing

O endomarketing pode ser feito através de panfletos, e-mails, e-books e outras formas de divulgação utilizando as cores e símbolos da campanha. Assim, é possível trazer informações seguras sobre o tema e incentivar e acolher as colaboradoras. 

Palestras de Ana Lúcia Rafael

Esta é a melhor forma de conscientização para os colaboradores da empresa. A ideia aqui é abordar não só sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama, como também o autocuidado e outros aspectos da essência feminina.

Portanto, se você está em busca de um profissional de excelência, pode contar com as palestras de Ana Lúcia Rafael. Com mais de 30 anos de experiência, Ana Lúcia é psicóloga e palestrante com foco em desenvolvimento pessoal. Inclusive, ela possui uma palestra específica com o tema Outubro Rosa para empresas. 

Se você deseja conhecer mais sobre a palestrante, entre em contato conosco!

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