Vendedor, você sabe lidar com objeções em vendas? A verdade é que entender como responder com maestria às principais barreiras que os clientes colocam em uma negociação é um ponto fundamental para fechar uma venda.
Neste artigo, vamos conhecer 5 técnicas de vendas para quebrar objeções, conquistar a confiança dos clientes e fechar negócios de forma simples. Continue lendo!
Entendendo e Aceitando a Natureza das Objeções em Vendas
As objeções em vendas podem ser compreendidas como argumentos ou barreiras que os clientes dão com o objetivo de não fechar um negócio imediatamente.
No entanto, é preciso ter em mente que estas objeções não são algo negativo.
Na verdade, estes contrapontos significam que o cliente está interessado pelo produto e que deseja entender, detalhadamente, como ele pode ajudá-lo a resolver seu problema.
Além disso, também é bastante natural que o cliente faça muitas perguntas.
Por isso, aproveitar estes questionamentos para extrair informações valiosas para contornar estas objeções é essencial para partir rumo ao fechamento de negócios.
Em geral, as principais objeções de vendas são:
- Preço;
- Já usa um produto semelhante e não tem interesse;
- Falta de tempo para analisar a proposta;
- Não compreende, de forma clara, as vantagens do produto;
- Não é a pessoa que toma a decisão.
Os 5 Passos para Superar Objeções com Confiança
A fim de fechar negócios com confiança e superar as principais objeções dos seus clientes, existem 5 passos que você precisa dar a devida atenção:
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Expressar empatia
Expresse empatia pela objeção do seu cliente, a fim de fazê-lo entender que você o compreende e não o julga.
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Isolar e esclarecer a objeção
Procure entender qual é a objeção, exatamente, e peça para que o cliente explique o porquê desta ser uma objeção.
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Minimizar
Encontre maneiras de demonstrar que a objeção do cliente pode ser contornada e que ela não é um “grande” empecilho.
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Direcionar novamente
Direcione rumo à sua solução novamente e reafirme as vantagens do cliente escolhê-la.
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Opção segura
Caso perceba resistência, ofereça uma opção segura ao seu cliente, como um produto de ticket inferior. Assim, você pode cultivar o relacionamento com ele e esperar por frutos futuros.
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