Reter e fidelizar clientes é extremamente vantajoso para os negócios, sobretudo em tempos de crise.
No entanto, ainda hoje é comum encontrarmos empreendedores que, ao invés de focar naqueles clientes que já tem, querem “abraçar o mundo”, porém, com braços curtos.
Explico: ao invés de nutrir uma boa comunicação com aqueles clientes recorrentes, simplesmente os ignoram, na ânsia de atrair novos consumidores para seus serviços e respectivos produtos.
Afinal, será que é preciso negligenciar o público que já te conhece e direcionar os esforços em novos alvos somente?
Na verdade, não. Acima de tudo, ambas as perspectivas podem trabalhar juntas na estratégia do seu negócio. E eu te falo mais sobre isso no artigo de hoje. Descubra a seguir, como reter e fidelizar clientes.
Reter e fidelizar clientes: relacionamento é a grande sacada
Em minhas palestras de vendas, eu sempre trago algumas dicas práticas sobre atendimento e relacionamento com os clientes.
Eu percebi durante todos esses anos de mercado que:
- A palavra-chave para fidelizar clientes é o relacionamento;
- Que é preciso se relacionar com os clientes sempre, não somente no ato da venda;
- O suporte e atendimento pós-venda é ainda mais importante do que a venda em si;
- É fundamental nutrir a relação contínua e perene, construindo assim um relacionamento verdadeiro, sincero e sempre proativo com o cliente para que ele se sinta leal à marca e aos produtos e serviços da empresa.
Percebe que todos os pontos que mencionei acima não interferem, tampouco excluem a busca por novos clientes?
Na verdade, interferem sim, mas positivamente. Afinal, na medida em que você trata seu cliente com carinho, ele certamente falará de você para outras pessoas e fará uma publicidade que tem alto valor no mercado, dando uma prova social do seu trabalho.
Dúvidas? Deixe nos comentários, será um prazer trocar ideias sobre vendas e assuntos relacionados.
A palestra de vendas de Luiz Augusto Araújo vai te ajudar reter e a fidelizar seus clientes
Em suas palestras, Luiz Augusto Araújo revela estratégias de vendas e atendimento ao cliente que resultam em mais lucros para a empresa e alta performance para a equipe. Conheça mais sobre as palestras e treinamentos, acesse o perfil do palestrante e se encante com seu elevado conhecimento em oratória, atendimento, comunicação, marketing e vendas.