O que fazer para reter e fidelizar clientes? – Por Luiz Augusto Araújo

Reter e fidelizar clientes é extremamente vantajoso para os negócios, sobretudo em tempos de crise.

No entanto, ainda hoje é comum encontrarmos empreendedores que, ao invés de focar naqueles clientes que já tem, querem “abraçar o mundo”, porém, com braços curtos.

Explico: ao invés de nutrir uma boa comunicação com aqueles clientes recorrentes, simplesmente os ignoram, na ânsia de atrair novos consumidores para seus serviços e respectivos produtos.

Afinal, será que é preciso negligenciar o público que já te conhece e direcionar os esforços em novos alvos somente? 

Na verdade, não. Acima de tudo, ambas as perspectivas podem trabalhar juntas na estratégia do seu negócio. E eu te falo mais sobre isso no artigo de hoje. Descubra a seguir, como reter e fidelizar clientes

Reter e fidelizar clientes: relacionamento é a grande sacada 

Em minhas palestras de vendas, eu sempre trago algumas dicas práticas sobre atendimento e relacionamento com os clientes.

Eu percebi durante todos esses anos de mercado que:

  • A palavra-chave para fidelizar clientes é o relacionamento;
  • Que é preciso se relacionar com os clientes sempre, não somente no ato da venda;
  • O suporte e atendimento pós-venda é ainda mais importante do que a venda em si;
  • É fundamental nutrir a relação contínua e perene, construindo assim um relacionamento verdadeiro, sincero e sempre proativo com o cliente para que ele se sinta leal à  marca e aos produtos e serviços da empresa.

Percebe que todos os pontos que mencionei acima não interferem, tampouco excluem a busca por novos clientes? 

Na verdade, interferem sim, mas positivamente. Afinal, na medida em que você trata seu cliente com carinho, ele certamente falará de você para outras pessoas e fará uma publicidade que tem alto valor no mercado, dando uma prova social do seu trabalho.

Dúvidas? Deixe nos comentários, será um prazer trocar ideias sobre vendas e assuntos relacionados. 

A palestra de vendas de Luiz Augusto Araújo vai te ajudar reter e a fidelizar seus clientes

Em suas palestras, Luiz Augusto Araújo revela  estratégias de vendas e atendimento ao cliente que resultam em mais lucros para a empresa e alta performance para a equipe. Conheça mais sobre as palestras e treinamentos, acesse o perfil do palestrante e se encante com seu elevado conhecimento em oratória, atendimento, comunicação, marketing e vendas. 

 

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