As palestras de Demétrio Magnani se destacam no mundo dos negócios, graças ao conhecimento técnico mas,sobretudo, pelas vivências e experiências compartilhadas por ele. Por exemplo:
“O que fazer para reerguer meu negócio?”
“Como lidar com o fracasso ao empreender?”
“ De que maneira aprender com as derrotas?”
São perguntas comuns no âmbito corporativo e que Demétrio Magnani, do alto de suas experiências, traz algumas respostas e propostas como soluções.
O fato de uma empresa quebrar, não precisa significar uma derrota definitiva, mas sim, a chance de um recomeço com perspectivas melhores. É sobre isso que ele nos fala a seguir, com passos fundamentais sobre como é possível reerguer um negócio após uma queda. Acompanhe!
O que fazer para reerguer meu negócio? Quebrar não é o fim da jornada
É claro que quebrar uma empresa não é uma situação das mais confortáveis do mundo. Contudo, quem atua como empreendedor deve ter em mente que muitas vezes, o fracasso faz parte do processo natural para se chegar à glória, à conquista, não é verdade?
Um exemplo clássico? A popular e poderosa Apple, do eterno Steve Jobs. Para quem não sabe, a empresa que hoje domina o mercado tecnológico, sendo referência máxima para muitos dos apaixonados por tecnologia, já constou na lista das empresas que bateram à porta da falência.
No final da década de 80, Steve Jobs foi demitido. Ele então se dedicou à Pixar, enquanto a Apple era massacrada pelas concorrentes, como a Microsoft, por exemplo.
No entanto, no ano de 97, Jobs voltou à Apple, estabeleceu uma parceria e lançou o inovador iMac. Tempos depois, colocava no mercado o primeiro iPhone. Foi quando revolucionou o conceito dos dispositivos móveis. O resto é história, a receita da Apple hoje é algo inimaginável, tanto é o seu volume.
Mas, como é possível reverter um quadro desse tipo? O que fazer para reerguer o negócio em vias de falir ou após a falência? Te trago 3 passos, a seguir.
3 passos para reerguer o seu negócio
Em minhas palestras e mentorias, deixo claro que o impossível não existe, não para o empreendedor varejista. E essa volta por cima está ligada, antes de mais nada, com a atitude.
Conforme comentei na minha entrevista para o site Palestras de Sucesso:
“Jamais se faça de vítima. Assuma a responsabilidade e tire um lindo aprendizado de tudo isso. Certamente é a atitude certa, atitude de campeão.” -Demétrio Magnani
Os 3 passos que compartilho com as pessoas que quebraram ou que estão em um momento conturbado nos negócios, são os seguintes:
1) Cuide-se! Você entrou no buraco, você deverá sair do buraco. Para tal você deverá estar energizado.;
2) Não tenha vergonha, não se esconda. Mais do que nunca você precisará de ajuda. O tombo é grande e ajudas verdadeiras são muito bem-vindas;
3) Seja franco com todos: família, amigos, funcionários e fornecedores.
Acredito que nos passos acima você terá uma espécie de roteiro/mapa, que com sua força e ímpeto para colocar em prática, trarão bons resultados em sua trajetória empreendedora.
“Na minha palestra retrato ao vivo, a cores e com muita emoção diversos aprendizados que tirei nos meus primeiros cinco anos como empreendedor. Te vejo lá!”- Demétrio Magnani