A enfermidade do século, conhecida por muitos como Síndrome do Esgotamento Profissional, tem atingido muitos profissionais cujo trabalho costuma ser desgastante e cansativo. Além disso, ela pode ter sintomas graves.Confira um pouco mais sobre o Burnout a seguir, em mais um interessante artigo do palestrante Igor Duarte.
A Síndrome de Burnout: esgotamento físico e mental que atinge muitos trabalhadores
A Síndrome de Burnout é um distúrbio que pode causar às pessoas a sensação de desgaste emocional e físico, dificultando o indivíduo a prosseguir em muitas áreas de sua vida.
Os sintomas físicos podem incluir:
- Dores de cabeça e enxaqueca;
- Enjoos;
- Dores pelo corpo;
- Palpitações, etc.
Nos sintomas psicológicos, podemos encontrar frequentemente:
- Indivíduos em estados depressivos;
- Quadros de ansiedade;
- Grande pessimismo em relação à vida;
- Agressivos consigo mesmo e com os demais ao seu redor;
- Problemas de memória.
- Dificuldade de se concentrar;
- Insônia, dentre outros.
Quais são as causas da síndrome?
Além da grande competitividade no ambiente de trabalho, a sobrecarga de trabalho e situações sociais potencialmente estressantes ou perigosas estão dentre as causas da Síndrome de Burnout.
Muitas vezes, o indivíduo se vê cada vez mais desgastado, cansado e com vontade de abandonar seu serviço e local de trabalho.
A síndrome foi mais observada entre profissionais como:
- Líderes;
- Gestores;
- Policiais;
- Professores;
- Enfermeiros;
- Médicos;
- Bombeiros;
- Indivíduos que possuem dupla jornada de trabalho diária;
- Colaboradores em geral.
Como enfrentar essa síndrome?
As pessoas que sentem os sintomas de desgaste mental, durante o trabalho e também após ele, devem procurar um profissional da área de saúde mental, que realizará os exames e testes necessários para constatar uma possível Síndrome de Burnout.
O tratamento, muitas vezes, inclui:
- Uso de medicamentos antidepressivos e terapias psicológicas;
- Prática de exercícios físicos;
- Distrações no dia a dia( hobbies, leitura, passeios, etc.);
- Em algumas situações, pode ser recomendada até a mudança de carreira.
Em relação às empresas, é de extrema importância que elas adotem uma postura capaz de fornecer o suporte necessário aos seus funcionários, trazendo informações sobre o tema.
Isso pode ser feito por meio de palestras, criando eventos, e com uma cultura organizacional que acima de tudo, abrace seus colaboradores.
O Burnout é uma enfermidade muito séria. Por isso, se você sente, ou conhece alguém que apresente os sintomas, consulte um profissional de saúde o mais rápido possível.
Agora que você viu um pouco mais sobre o assunto, compartilhe este artigo com os seus colegas e familiares, para que a síndrome se torne mais conhecida e desmitificada! Até a próxima!