O que é legado? E por que eu devo me importar com isso? – Por Ana Paula Santana

Qual o seu legado? O que é legado? Nossa conversa hoje traz questionamentos fundamentais para você, jovem, profissional, líder, gestor e empreendedor. Fiz esse texto pensando nas pessoas que precisam mudar sua trajetória, ressignificar o propósito de vida e repensar a marca pessoal. Se isso faz sentido para você, seja muito bem-vindo(a)!

Legado pode assumir vários significados. Por exemplo, ao observar um dicionário, a palavra legado está ligada a termos como herança, patrimônio e testamento. Mas a definição que assumimos aqui se relaciona à transformação, a mudanças poderosas que ganham um novo significado na vida.

Por isso, deixar um legado é estar disposto a aprender, construir e entregar algo. Seja um projeto, um objetivo ou um trabalho. Ter um legado é estar alinhado ao seu propósito de vida, aquilo que dá sentido e motiva você a fazer o que faz. É também a marca pessoal que você transmite a todos que estão ao seu redor, em todos os lugares. 

Ficou curioso(a) sobre o assunto? Acompanhe este artigo, com certeza o conteúdo vai te ajudar. 

A importância de construir um legado alinhado ao seu propósito de vida

Todos nós deixamos um legado. Talvez de um modo automático, e outros de forma mais consciente. Mas o fato é que nossas ações, realizações, trabalho e obras já constituem um legado. Por isso, ao refletir sobre o tema, pense em suas experiências e vivências. Elas falam sobre você e como sua trajetória está ou não alinhada ao seu propósito de vida.

Mas você pode se perguntar: Esses dois elementos (legado e propósito) conversam entre si? A resposta é sim, sem dúvidas. Quando falamos de legado precisamos olhar também para o nosso propósito de vida. Afinal, a obra e o trabalho da sua vida não são construídos do dia para a noite. Eles levam tempo, são erguidos quase que diariamente e, por vezes, ao longo de muitos anos, de acordo com sua motivação.

Trilhar esse caminho de dedicação e empenho é especial. Veja bem, você faria todo esse esforço e até sacrifícios por algo que para você não tem valor? Ou que não faz sentido para a sua vida? É nesse momento que propósito e legado se conectam. Viver uma vida sem motivação e sem desejo de realizar algo é seguir por uma estrada escura sem fim.

Infelizmente, esse é um fenômeno bem comum e vivido por centenas de pessoas. Por isso, é preciso estar atento. Tenha em mente o que desperta a sua existência e como isso abre espaço para a construção do seu legado. Ao descobrir seu propósito, o caminho ganha outro sentido e isso se aplica às esferas pessoal e profissional. É a partir dessa transformação que você imprime sua marca pessoal no mundo.  

3 dicas indispensáveis para criar sua marca pessoal

Com um norte definido e propósito alinhado, como transmitimos a nossa identidade, quem somos para o resto do mundo? Para isso, precisamos trabalhar a nossa imagem, como projetamos a nossa marca pessoal nas relações, nas comunicações e, claro, nos negócios. Pensando nessas questões, selecionei as melhores dicas para ajudar você nessa missão. Confira abaixo.

  • Dica 1: seja autoridade no assunto. Coloque sua expertise em pauta, as experiências, os estudos e conteúdos que tanto estudou. Fale com propriedade sobre os temas que te interessam. Ao criar conteúdo em cima disso, você pode se tornar alguém que as pessoas desejam ouvir.
  • Dica 2: tenha autenticidade. Não se preocupe em copiar a receita pronta do colega ou amigo. Busque desenvolver suas ideias e defender aquelas que têm a ver com a sua identidade.
  • Dica 3: sua marca é sua história. Conte sobre você, sua trajetória. Crie uma história na sua comunicação e imagem de forma consistente. Isso ajudará a amplificar aquilo que você acredita e confiança.

As palestras de Ana Paula Santana vão mudar para seu sempre a sua trajetória

Ana Paula Santana é psicanalista, palestrante e tem elevado conhecimento e experiência para impulsionar transformações na sua marca pessoal. As palestras de Ana Paula Santana são motivadoras e ajudam você a enfrentar desafios e enxergar seu verdadeiro potencial. 

Conheça mais sobre Ana Paula Santana e contrate agora mesmo a mudança que você e o seu negócio precisam.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes