O que devemos fazer para encontrarmos o nosso verdadeiro propósito? – Por Kristhel Byancco

Já parou para pensar na importância de encontrar o seu verdadeiro propósito? A palestrante de sucesso, Kristhel Byancco, sim. E ela compartilha conosco algumas dicas sobre como podemos nos abrir para essa descoberta capaz de transformar e impactar nossa existência no mundo. Acompanhe a seguir! 

Verdadeiro propósito: encontre o seu! 

Você costuma olhar pra dentro de si? Aquela frase, conhece-te a ti mesmo, pode perceber, se mantêm relevante até os dias atuais, e acredite: sempre será atual. Afinal, o autoconhecimento é fundamental no processo de evolução pessoal, da carreira, e claro, no encontro do nosso propósito. 

Por que encontrar propósito é importante?

Encontrar o seu propósito na vida pode parecer bom de se ter, mas é mais importante do que você imagina. 

Viver uma vida significativa contribui para uma melhor saúde física e mental . Também reduz o risco de doenças crônicas. Vários estudos descobriram que isso pode ajudá-lo a viver mais .     

Ter um senso de propósito vem de se sentir conectado aos outros. Usar seus dons a serviço dos outros pode ajudá-lo a encontrar seu verdadeiro propósito, enquanto o isolamento e a solidão podem causar uma crise existencial .   

Você provavelmente descobrirá que seu propósito muda ao longo de sua vida. O crescimento e o progresso contínuos podem ajudá-lo a permanecer conectado ao seu propósito.  

Como encontrar propósito na vida: 5 dicas

Se você está se perguntando: “Qual é o meu propósito?” você não está sozinho. Confira a seguir, algumas dicas para começar a encontrar propósito e significado na vida.

1. Desenvolva uma mentalidade de crescimento

Ter uma mentalidade de crescimento está ligado a ter um senso de propósito. Crescer constantemente e se tornar uma versão melhor de si mesmo ajuda você a identificar seu propósito e se comprometer a persegui-lo.   

Uma mentalidade de crescimento também permite:

  • Encare os desafios como oportunidades 
  • Perseverar apesar do fracasso 
  • Aceite feedback e críticas construtivas

2. Crie uma declaração de visão pessoal

Uma declaração de visão pessoal pode ajudá-lo a gerenciar o estresse e encontrar equilíbrio em sua vida. Também serve como um roteiro que o guiará em direção ao seu propósito, identificando seus valores centrais e estabelecendo o que é importante para você.    

Uma declaração de propósito facilita para você tomar decisões alinhadas aos seus valores e ajuda você a se manter motivado enquanto trabalha em direção aos seus objetivos pessoais .  

3. Devolva

Retribuir, ou pró-socialidade, como é conhecido na psicologia, pode aumentar seu senso de significado e propósito na vida. Isso significa que quando você ajuda os outros, você também ajuda a si mesmo.   

Procure maneiras de ser útil. Você pode querer ser voluntário em sua comunidade local ou doar seu dinheiro ou habilidades para uma causa que ressoe com você. Ou tente espalhar um pouco de felicidade realizando atos aleatórios de bondade.  

4. Pratique a gratidão

O estudo de pró-socialidade descobriu que focar na gratidão , além de atos de altruísmo , fortaleceu o senso de propósito dos participantes.     

Outro estudo revelou que a gratidão ativa as mesmas respostas de recompensa no cérebro que o comportamento pró-social.   

Também descobriu que cultivar a gratidão pode torná-lo mais generoso e levar a atos de bondade, que sabemos agora  que contribuem para encontrar um senso de propósito.   

Praticar a gratidão pode parecer um pouco estranho no começo. Ficamos tão acostumados com nossos pensamentos negativos que trocá-los por pensamentos positivos pode parecer antinatural. 

Para começar, tente escrever de três a cinco coisas pelas quais você se sente grato logo de manhã ou à noite antes de dormir. 

5. Transforme sua dor em propósito

Todos nós enfrentamos lutas na vida. Superar esses desafios molda quem nos tornamos e nos dá nossas forças e perspectivas únicas. 

Muitas pessoas pedem ajuda quando lutam para superar uma grande mudança de vida. Alguns mais tarde encontram seu propósito em ajudar os outros que enfrentam lutas semelhantes às que superaram. 

Em suma, conforme eu falei na minha entrevista para o site: 

“Observa a si mesmo, não queira a vida do outro , não queira a casa do outro, não queira a roupa do outro, não queira nada do outro. Tudo que é seu já está pronto. Apenas se abra para aprender, se abra para se capacitar, se abra para conquistar, se projete no espelho da vida e tome posse do que te pertence.” – Kristhel Byancco

Vamos juntos encontrar o seu propósito? Minhas palestras atuam neste sentido, conte comigo! 

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes