Networking empresarial: você sabe como funciona?- Por Edmo Atique Gabriel

O networking empresarial é um tema muito em voga no mundo dos negócios e que deve constar no hall de estratégias que visam gerar novas parcerias, além é claro, de promover oportunidades. Fato é que, seja você uma pessoa em busca de emprego, um profissional do ramo de vendas, um consultor ou mesmo empresário, ter uma rede de contatos é fundamental.

E é sobre isso que nosso profundo conhecedor sobre o mundo da gestão e dos negócios, Edmo Atique Gabriel, nos fala no post de hoje, aqui no blog.

Conheça, a seguir, o que é o networking empresarial, como funciona e seus principais benefícios.

Networking empresarial: o que é? 

Você já parou para pensar sobre o poder do networking empresarial? Muitas pessoas certamente já ouviram falar sobre o assunto, contudo, ou ainda não aplicam em sua estratégia, ou tem dúvidas, o que é bem normal, aliás.

Antes de mais nada, vale dizer: network e networking, se referem ao mesmo assunto. Contudo, network diz respeito à “rede de contatos”. Já o networking está ligado à ação de cultivar, de interagir essa rede, compreende? 

O objetivo básico no networking empresarial é exatamente o de promover uma troca, seja de conhecimentos ou de experiências,  entre pessoas dos mais diferentes segmentos. Dessa forma, o empreendedor cultiva relacionamentos, estimula a colaboração recíproca entre profissionais de ramos variados, e com isso, usufrui de uma série de benefícios.

Antes, porém, de tratarmos sobre os benefícios do networking, que tal observarmos algumas boas práticas sobre como fazer?

Como funciona o networking? Boas práticas 

Participar de eventos é uma das boas práticas sobre como fazer um bom networking. A seguir, vejamos algumas maneiras de estabelecer e nutrir de forma assertiva a estratégia:

  • Não apareça apenas quando precisar de algo. Tenha presença constante, caso contrário, poderá ser visto como “interesseiro”;
  • Compareça aos eventos relacionados à sua rede de relacionamentos. Dessa forma, você certamente fortalece a sua imagem;
  • Invista em uma boa comunicação. As pessoas precisam compreender o seu intuito, portanto, expresse-se com clareza;
  • Identifique afinidades para então, compartilhar e expor seus objetivos;
  • Informe-se, tenha conteúdo, isso te fará uma pessoa mais interessante;
  • Solicite que as pessoas opinem quando você compartilhar ideias;
  • Jamais fale mal dos outros, lembre-se: quando não tiver algo a acrescentar ou agregar,é sempre melhor silenciar;
  • Se interesse de forma verdadeira e real pelos outros. Isso fará a diferença.

Benefícios do networking

Já sabemos que o networking não é apenas sobre questões comerciais, mas também como uma estratégia capaz de abrir o caminho na criação de relacionamentos de longo prazo com benefícios mútuos.

Vejamos a seguir, alguns desses benefícios:

  • Fortalecer relacionamentos: networking é sobre compartilhar, estabelecer confiança e ajudar uns aos outros em direção aos objetivos. Ao encontrar oportunidades para ajudar sua rede de relacionamentos, plantamos sementes de assistência recíproca;
  • Agregar conhecimento: o networking é uma ótima oportunidade para trocar conhecimentos sobre as melhores práticas, aprender sobre técnicas de negócios. Você conta assim com acesso mais amplo a informações novas e valiosas;
  • Aumento da autoconfiança: você desenvolve habilidades sociais e com isso, eleva sua autoconfiança. A formação de relacionamentos comerciais pode fortalecer outros relacionamentos;
  • Aumento da credibilidade e reputação, dentre outros.

Diante de tudo o que foi dito no artigo de hoje, vimos que o networking se baseia em relacionamento, trocas e compartilhamento, onde todos podem e devem sair ganhando, de maneira mútua.

Sendo assim, quero deixar aqui uma pergunta: o que você ainda está esperando para fazer networking? 

As palestras de Edmo Gabriel ajudam a inspirar negócios, ideias novas e colaboradores 

O estilo de palestras de Edmo Gabriel é definido como aquele “capaz de  tocar a alma das pessoas”, em uma busca incessante de sensibilização, capaz de levar o público à reflexão. Em síntese, uma palestra ministrada por ele, faz com que as pessoas saiam diferentes e com outra visão.

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