Não sabe como lidar com o cliente mandão? Chega mais que te explico como!- Por Pedro Mottinelli

Lidar com o cliente é tarefa básica de todo profissional que atua na área comercial e de atendimento. E diante de tantos tipos de clientes, há um que chama a atenção por ser considerado mais difícil de interagir e lidar: o famoso cliente “mandão”, também conhecido como “cliente coronel”.

Se você ainda não teve a oportunidade de encontrá-lo, certamente ainda terá. A grande sacada é: como superar esse desafio e estabelecer um relacionamento saudável com esse cliente? 

A seguir, você tem acesso às orientações de um especialista em vendas e palestrante de sucesso, Pedro Mottinelli. Acompanhe!

Lidar com o cliente mandão: saiba como identificá-lo para adequar a sua comunicação

“Há 4 estilos principais de clientes para o vendedor identificar, adaptar sua comunicação e um desses é o “mandão”, que eu chamo de cliente coronel.” – Pedro Mottinelli

Desenvolver a habilidade para lidar com diferentes tipos de pessoas é uma ação importante para aquele que deseja, de fato, atuar em alta performance no campo comercial e das vendas.

Segredos revelados: 3 benefícios que só o vendedor pode ter e como conquistá-los ( o terceiro te deixará chocado!) – Por Pedro Mottinelli

Um desafio que, caso você ainda não tenha encontrado, certamente vai encontrar em sua carreira em vendas, é lidar com o cliente “mandão”.

Você sabe como identificá-lo? 

Identificar o tipo de cliente para saber como agir, sem dúvida ajuda muito o vendedor

Não há dúvidas: antes de mais nada, em toda interação com o público, é fundamental que o vendedor tenha a capacidade de identificar com qual tipo de cliente ele está negociando.

Para identificar o cliente “coronel”, repare se ele apresenta as seguintes características:

  • Ritmo acelerado;
  • Vai direto ao ponto nas conversas;
  • É decisivo;
  • Proativo;
  • Não demonstra muito seu lado emocional;
  • Bastante competitivo,  dentre outros detalhes como roupas que usa, decoração do escritório e detalhes que uma visita presencial pode proporcionar.

Tenho quase certeza que você pensou aí do outro lado da telinha:

“Ah, eu conheço alguns clientes assim!”. Pois bem, como lidar com o cliente que se enquadra nesse estilo de personalidade? É o que te conto a seguir.

Dicas para o profissional de vendas adaptar a comunicação e otimizar a interação com esse cliente 

@novosvendedores

♬ som original – Pedro Mottinelli

Seguem algumas dicas para o vendedor adaptar sua interação com esse estilo de cliente, que eu compartilhei na minha entrevista aqui mesmo para o site:

  • Quando começar uma reunião fale logo quais objetivos ou propósitos possui. Desde quanto tempo vai levar para essa reunião e o que vai abordar;
  • Cumpra tudo que prometeu e se possível termine até antes do tempo que disse que levaria, superando a expectativa dele;
  • Caso o vendedor tenha alguma pessoa da empresa de cargo mais alto como gerentes ou diretores que possam ir na reunião, isso irá agradar o cliente coronel;
  • Responda tudo que ele perguntar de forma direta e rápida;
  • Apresente informações, fatos e motivos para que ele tome uma decisão independente;
  • Mostre que com seus produtos ele irá conseguir vantagens competitivas a curto prazo e também benefícios a longo prazo, dando ênfase no reconhecimento que ele vai ter com o seu produto;
  • Providencie claramente os próximos passos que precisarão para prosseguir, mostrando que o tempo do cliente é valorizado e que não deve ser desperdiçado.

Fez sentido? Que tal então treinarmos sua equipe de vendas com essas técnicas de forma mais aprofundada, dentre outros fatores? Entre em contato com a equipe da Palestras de Sucesso, será um prazer estar em seu evento e empresa. Até lá!

Quero uma palestra do Pedro Mottinelli para fazer minha equipe vender mais!

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