Se há uma expressão que muitos “torcem o nariz”, mas que é de grande valia para pessoas que necessitam desenvolver-se no âmbito profissional e pessoal, certamente é a expressão “sair da zona de conforto”.
O que uma parte considerável de pessoas desconhece é que por trás do termo famoso, há um outro que é essencial para lograr êxito em tal objetivo: mudança de paradigmas.
E você, sabe o que é uma mudança de paradigmas? Deseja sair da zona de conforto e partir para a zona da conquista, onde as coisas, de fato, acontecem?
O palestrante Ciro Pereira nos fala exatamente sobre isso, a seguir. Confira!
Mudança de paradigmas: como incentivar as pessoas a saírem de sua zona de conforto?
Presas em um mindset limitador, pessoas com potenciais esplêndidos vivem uma vida onde dia a dia, se podam, minimizam suas potencialidades.
Abraçar novas perspectivas, trilhar um caminho de realizações e constatar que é possível conquistar objetivos, metas, sonhos, desejos. Para se colocar nessa realidade, é preciso sair da zona de conforto, e adotar uma mudança de paradigmas.
Mas, o que é esse tal de paradigma? Essa resposta é muito importante. Sabia que muitas pessoas que vivem em um modelo mental limitador, normalmente o tiveram “instalado” pelos pais, ou seus cuidadores, e nem sequer sabem o que é um paradigma?
Conforme a definição no site Significados.com:
“Paradigma é um modelo ou padrão a seguir. Etimologicamente, este termo tem origem no grego paradigma que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido.”
Para sair da zona de conforto, é preciso ter a mente aberta e aceitar o novo
Eu sempre digo: é fundamental ter a mente aberta, e se preparar a tal ponto de aceitar novas ideias e aprender a contestar.
Sobretudo pelo fato de que quando temos um mindset fixo, acreditamos que as coisas são assim e pronto. Uma ideia fixa, rígida, fatalista, nos afasta de realizar e nos joga ao conformismo. Isso precisa ser quebrado, caso você queira concretizar seus sonhos.
Aprenda sobre a sua área de conforto
Outro passo que julgo essencial é aprender sobre a área de conforto:
“Conheço pessoas que vivem em uma rotina de muito movimento, de vários afazeres o dia todo, super cheios de coisa e mal sabem que isso também é uma área de conforto! Isso chega a assustar alguns, sabe ?!” – Ciro Pereira
Ou seja, investir no autoconhecimento irá te ajudar a identificar cenários como este.
Conforme comentei em minha entrevista:
“Tenho dentro de mim um desejo muito forte de ajudar as pessoas, porque um dia fui ajudado também e, mudou tudo em minha vida! Eu era um workaholic, e quando ouvi falar a primeira vez que eu estava em uma área de conforto eu “pirei”! Agora a liberdade que tive depois de passar por essa fase não tem preço que pague!” – Ciro Pereira
E então, será que ser um workaholic é o seu caso e você nem imagina que está em uma área de conforto? Deixo aqui a questão para você refletir. Um grande abraço e até a próxima.