Descubra o que é modelagem de negócios e como ela pode te ajudar- Por André Vidmar

A modelagem de negócios é uma realidade cada vez mais presente no cenário corporativo. E você sabe por quê?

Essa prática tem oferecido às organizações inovação e entregas de valor aos clientes. Assim como tem possibilitado uma visão clara e objetiva dos processos, projetos e estratégias empresariais.

Tanto que, a partir da modelagem de negócios, é possível planejar o amanhã com maior segurança e tangibilidade. Isso permite, por exemplo, otimizar as etapas da produção, reduzir custos e conectar melhor as estruturas e os sistemas institucionais.

Mas como tirar as ideias do papel e implementar tal conceito? Qual seria o ponto de partida para tamanha transformação?

Se você busca as respostas para esses questionamentos, saiba que está no lugar certo.

Vem comigo!

Modelagem de negócios: um conceito simples, intuitivo e sustentável

Enquanto consultor especializado em gestão estratégica e financeira, tenho observado como empreendedores de sucesso respondem aos desafios organizacionais. 

E há algo comum entre eles: todos entendem a dinâmica de suas empresas. Bem como usam a modelagem de negócios para mapear ações, executar atividades e alinhar elementos da própria instituição. 

Por isso, sem mais demora, compartilho aqui as etapas para criação de uma modelagem bem sucedida. Sigamos!

Defina seu modelo de negócio, seja um empreendedor de sucesso

Para facilitar a compreensão do processo, vamos ordená-lo em cinco etapas, a começar por:

  1. Caracterize o público-alvo. Afinal, você vende produtos e/ou serviços que atendem às necessidades e desejos de alguém, correto? Então, quem são eles? Onde estão os seus clientes e de que forma você pode alcançá-los?
  2. Após o primeiro passo, determine a proposta de valor que entregará ao público. Conte-me, qual solução sua empresa oferece? Existe algo que a destaque no mercado? Qual o diferencial dessa entrega para o consumidor?
  3. Em seguida, pense nos canais de distribuição, comunicação e vendas onde seu produto/serviço será ofertado. Isto é, os meios pelos quais ele deve chegar até o cliente. Foque naqueles que geram mais vendas.
  4. Nesta etapa, o foco é estruturar os custos. Isso significa listar os custos essenciais, os investimentos e quanto você precisa faturar para ter o retorno esperado.
  5. Por fim, defina as fontes de receitas e como acontecerá a monetização do empreendimento. Será por meio de vendas, licenciamentos, patrocínios, etc? Além disso, procure estudar cada segmento de clientes e ofereça o que é mais compatível de acordo com cada perfil.

Agora que você compreendeu mais sobre modelagem, é hora de colocar o aprendizado em prática! Veja sua empresa crescer, torne-se um empreendedor de sucesso

E lembre-se: estou à disposição para ajudá-lo nessa jornada.

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