Mindset fixo ou em crescimento: Você sabe a diferença? – Por Ana Paula Santana

O que é mindset fixo?

Afinal o que é mindset. Palavra curiosa, né? E também um termo recorrente em palestras e cursos que abordam transformações na vida profissional e pessoal. Mas você já pensou no que o mindset realmente significa? E como o tipo de mindset pode fazer a diferença na sua vida?

Falar sobre mindset é encarar o modo como enxergamos a vida. Um bom exemplo disso é a história do copo com água pela metade. Ao observar o copo, você pode escolher entre ver um copo meio vazio ou um copo meio cheio. Nesse caso, a resposta indica como você se porta diante das situações da vida, com uma visão negativa ou positiva.

Esse exemplo traduz o modo como a sua mente trabalha, bem como as crenças e pensamentos. Assim como traz à luz sentimentos e um conjunto de comportamentos.

Tudo isso é mindset. Mas agora que entendemos o que esse termo significa, quais seriam, então, os tipos de mindset? Como eles funcionam? 

Essas e outras respostas você descobre agora. Leia o artigo e veja como o seu mindset pode ser a chave da mudança na sua vida.

Mindset fixo ou de crescimento? Qual é a diferença?

Com base em estudos de psicologia, sabe-se que há dois tipos de mindset: mindset o fixo e o de crescimento. Vários pesquisadores nos trazem a informação de que grande parte das pessoas é do tipo fixo. Mas, fique tranquilo, as pessoas não nascem com um tipo , elas são educadas para pensar de tal forma. Ou seja, podemos mudar o modo como pensamos.

Para explicar melhor como funciona cada tipo, vou utilizar um exemplo de ambiente de trabalho. Imagine que a sua empresa, equipe ou funcionário tem novos desafios e metas a cumprir. Nos casos do modelo de pensamento fixo, o cenário apresenta os seguintes sinais: fuga das responsabilidades, estagnação, desmotivação e não aceitação dos próprios erros.

Com esse tipo de pensamento, as pessoas acreditam que o esforço é suficiente e não faz sentido buscar novos conhecimentos. Outra crença diz respeito ao talento: se não for inato, significa que você não pode desenvolvê-lo ao longo da vida. Diante disso, os novos desafios e metas causam desconforto e insegurança. O tipo fixo  produz pensamentos negativos e até um sentimento de negação na realização da tarefa.

Porém, se o comportamento envolve dedicação, aprendizado e esforço para melhorar a performance, o mindset é de crescimento. Aqui as pessoas se preocupam em aprender e crescer com os desafios, os erros são parte de todo o processo. Com isso , é preciso buscar conhecimento e desenvolver habilidades para cumprir os objetivos. A ordem do dia é vencer as limitações.

A mudança de mindset é uma oportunidade de crescimento

Se bem trabalhado, seu modo de pensar impulsiona o sucesso e crescimento de colaboradores, além de trazer resultados efetivos para a empresa. Por isso é importante entender como funcionam seus pensamentos e os bloqueios presentes, bem como a mentalidade predominante no grupo. 

Enganam-se aqueles que acreditam não ser possível mudar o mindset, longe disso. Assim como as pessoas são educadas a pensar de uma forma, elas podem trabalhar e alterar padrões de pensamentos. Nada é imutável e muitas vezes isso é a solução para transformações incríveis na sua vida.

Dessa maneira, você pode realizar mudanças significativas na sua forma de pensar e alcançar novos objetivos. Para tanto, selecionei as melhores dicas para dar um ‘start’ na sua mudança de mindset:

  • Tenha uma conversa interna e tente descobrir como e porque surgiram alguns padrões mentais. Quais as crenças que te limitam?

 

  • Mudar o padrão mental do seu pensamento é um processo que demanda tempo e dedicação. Por isso, não desista de você tão facilmente. Acredite no seu potencial e na capacidade de superar os desafios. 

 

  • A transformação pode exigir habilidades e conhecimentos que você ainda não desenvolveu. Por isso, busque um profissional que te inspire e tenha experiência significativa sobre o assunto. 

 

Escolha mudar de mindset com as palestras de Ana Paula Santana

Ana Paula Santana é palestrante, psicanalista, empresária e gestora de uma empresa de consultoria e gestão de pessoas. Ela é tudo aquilo que você busca em uma profissional bem sucedida para desenvolver e mudar um mindset para o sucesso.

Veja o perfil e as palestras de Ana Paula Santana e transforme o mindset de líderes, gestores e empresas em crescimento sempre!

 

Escrito por

One thought on “Mindset fixo ou em crescimento: Você sabe a diferença? – Por Ana Paula Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes