Recentemente, um artigo da revista Forbes, intitulado “Beyond Employee Engagement”, mostrou fortes argumentos que indicam que o indivíduo que desenvolve o mindset do intraempreendedorismo equivale a cem funcionários “engajados”.
Isso despertou a atenção de diversos profissionais e empresas sobre o tema. Você sabia que nossa palestrante de sucesso, Daniela Menezes, tem palestras que podem contribuir com essa habilidade na sua equipe? Ela fala sobre o poderoso mindset do intraempreendedorismo, a seguir, acompanhe.
Mindset do intraempreendedorismo: uma habilidade cada vez mais necessária no mercado
Similar ao mindset empreendedor, o intraempreendedorismo se caracteriza pela habilidade do profissional sempre buscar ideias inovadoras e assertivas capazes de trazer a solução. O que difere, no entanto, é que o chamado intraempreendedor adota essa postura dentro das próprias empresas em que trabalham.
Com isso, quem investe nessa skill é visto com bons olhos no mercado e costuma conquistar ótimos resultados para sua carreira.
Boas ideias, capacidade de estabelecer projetos a partir das ideias e executar: esse é o perfil de mindset intraempreendedor mais valorizado no cenário corporativo. Contudo, como desenvolvê-lo?
Desenvolvendo o mindset do intraempreendedorismo
Sabemos que a mentalidade intraempreendedora compreende o estado interior, as crenças, a atitude e os processos de pensamento, e define os resultados. Ensinar a equipe da empresa a se tornar intraempreendedora de forma consciente, é uma ótima forma de preparar a organização para o futuro.
Algumas sugestões para desenvolver essa mentalidade e fomentar o intraempreendedorismo na empresa são:
- Estimular o sentimento de dono do negócio
É interessante que a empresa engaje os colaboradores no sentido de todos eles se sentirem importantes, como “donos” do negócio também. Isso vai muito além do que participação nos lucros, por exemplo. É necessário que a liderança haja com o máximo de transparência e traga os funcionários a participar de decisões, ouvindo o que eles pensam. Com isso, o sentimento de pertencimento é estimulado e não deixa de existir.
- Liberdade e autonomia
A relação entre liderança e equipe deve prezar sobretudo pela confiança mútua. Um clima de confiança comunica ao time a receber a mensagem de que cada membro está no comando de seu tempo, o que é crucial para ele se sentir livre e responsável pela entrega de suas respectivas demandas.
- Objetivos e metas reais
Trabalhe com metas e objetivos alinhados à realidade. Um erro comum é estipular metas intangíveis, o que simplesmente mata o conceito de autonomia e sentimento de pertencimento.
- Motive e recompense
Estimular o intraempreendedorismo na empresa implica também na necessidade de reconhecer o empenho e esforço dos colaboradores, sempre motivando-os. Assim, sempre considere as sugestões dos colaboradores, trabalhe feedbacks assertivos, dê voz e ouvidos a eles. Elogie em público, crie programas de incentivo financeiro, dentre outros que tragam reconhecimento aos funcionários.
Quer uma palestra que trabalhe o mindset do intraempreendedorismo? Então conheça as palestras de Daniela Menezes!