6 dicas para melhorar a comunicação na empresa‌ – Por Bruno Gonçalves

Independente do setor, melhorar a comunicação na empresa é um processo essencial para manter o seu negócio no mercado. Isso porque, uma empresa na qual a comunicação é eficiente, é possível:

  • Aumentar a geração de ideias;
  • Propor mais soluções;
  • Evitar desentendimentos e mal-entendidos;
  • Chegar a acordos de forma clara e objetiva, etc.

Mas, como você pode melhorar a comunicação na sua empresa? Neste artigo do palestrante sensação de 2023, Bruno Gonçalves, ele apresenta 6 dicas práticas. Continue lendo para conhecê-las!

Como trabalhar para melhorar a comunicação na empresa?

Existem alguns pontos que você pode trabalhar para melhorar a comunicação na sua empresa, sendo eles:

  1. Tecnologia e plataformas de comunicação;
  2. Reuniões eficientes;
  3. Comunicação interna;
  4. Treinamento em habilidades de comunicação;
  5. Reconhecimento e feedback;
  6. Ambiente de trabalho inclusivo.

Vamos entender mais sobre cada um destes pontos.

  • Tecnologia e plataformas de comunicação

O primeiro passo para melhorar a comunicação na sua empresa é adotar ferramentas de comunicação adequadas.

Alguns exemplos são os aplicativos de mensagens instantâneas (Slack e Microsoft Teams), videoconferências (Zoom e Google Meet), e-mail e sistemas de gerenciamento de projetos (Trello, Asana).

  • Reuniões eficientes

Em seguida, o próximo passo é estabelecer reuniões regulares que sejam bem estruturadas, com pautas claras e que sejam conduzidas de maneira eficaz. Isso garantirá a troca de informações eficientes entre os membros da equipe.

  • Comunicação interna

Crie uma política de comunicação interna baseada na transparência e no compartilhamento de informações entre os departamentos e níveis hierárquicos.

Neste ponto, também é importante garantir uma comunicação clara e concisa que evite mal-entendidos e incentivar a participação e o feedback de colaboradores.

  • Treinamento em habilidades de comunicação

A fim de garantir que seus colaboradores saibam se comunicar de maneira eficiente, você pode oferecer treinamentos que busquem desenvolver habilidades de comunicação e que incluam a prática de escuta ativa, empatia e técnicas de apresentação.

  • Reconhecimento e feedback

Crie um sistema de reconhecimento e feedback que deixe os funcionários confortáveis para expressarem suas sugestões, opiniões e preocupações. Isso fortalecerá o engajamento e a confiança entre os membros da equipe.

  • Ambiente de trabalho inclusivo

Por fim, crie um ambiente de trabalho inclusivo e de confiança, no qual os funcionários se sintam confortáveis para compartilharem suas ideias e sugestões.

As 5 maiores lições de Walt Disney – Por Bruno Gonçalves

Melhorar a comunicação na sua empresa garante funcionários mais comprometidos com suas atividades

Uma comunicação eficiente é uma das competências mais importantes para o ser humano. No ambiente de trabalho não poderia ser diferente. 

Quanto mais seus funcionários estiverem informados e envolvidos, mais comprometidos eles estarão com suas atividades, podendo realizar um trabalho de qualidade que gere mais sucesso para o seu negócio.

O que você achou deste artigo? Compartilhe com aquele amigo líder que também precisa conhecer estas dicas de como melhorar a comunicação na empresa dele.

Quero uma palestra UAU de Bruno Gonçalves em meu evento!

Bruno Gonçalves

Especialista em experiência do cliente e do colaborador.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos