Independente do setor, melhorar a comunicação na empresa é um processo essencial para manter o seu negócio no mercado. Isso porque, uma empresa na qual a comunicação é eficiente, é possível:
- Aumentar a geração de ideias;
- Propor mais soluções;
- Evitar desentendimentos e mal-entendidos;
- Chegar a acordos de forma clara e objetiva, etc.
Mas, como você pode melhorar a comunicação na sua empresa? Neste artigo do palestrante sensação de 2023, Bruno Gonçalves, ele apresenta 6 dicas práticas. Continue lendo para conhecê-las!
Como trabalhar para melhorar a comunicação na empresa?
Existem alguns pontos que você pode trabalhar para melhorar a comunicação na sua empresa, sendo eles:
- Tecnologia e plataformas de comunicação;
- Reuniões eficientes;
- Comunicação interna;
- Treinamento em habilidades de comunicação;
- Reconhecimento e feedback;
- Ambiente de trabalho inclusivo.
Vamos entender mais sobre cada um destes pontos.
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Tecnologia e plataformas de comunicação
O primeiro passo para melhorar a comunicação na sua empresa é adotar ferramentas de comunicação adequadas.
Alguns exemplos são os aplicativos de mensagens instantâneas (Slack e Microsoft Teams), videoconferências (Zoom e Google Meet), e-mail e sistemas de gerenciamento de projetos (Trello, Asana).
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Reuniões eficientes
Em seguida, o próximo passo é estabelecer reuniões regulares que sejam bem estruturadas, com pautas claras e que sejam conduzidas de maneira eficaz. Isso garantirá a troca de informações eficientes entre os membros da equipe.
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Comunicação interna
Crie uma política de comunicação interna baseada na transparência e no compartilhamento de informações entre os departamentos e níveis hierárquicos.
Neste ponto, também é importante garantir uma comunicação clara e concisa que evite mal-entendidos e incentivar a participação e o feedback de colaboradores.
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Treinamento em habilidades de comunicação
A fim de garantir que seus colaboradores saibam se comunicar de maneira eficiente, você pode oferecer treinamentos que busquem desenvolver habilidades de comunicação e que incluam a prática de escuta ativa, empatia e técnicas de apresentação.
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Reconhecimento e feedback
Crie um sistema de reconhecimento e feedback que deixe os funcionários confortáveis para expressarem suas sugestões, opiniões e preocupações. Isso fortalecerá o engajamento e a confiança entre os membros da equipe.
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Ambiente de trabalho inclusivo
Por fim, crie um ambiente de trabalho inclusivo e de confiança, no qual os funcionários se sintam confortáveis para compartilharem suas ideias e sugestões.
Melhorar a comunicação na sua empresa garante funcionários mais comprometidos com suas atividades
Uma comunicação eficiente é uma das competências mais importantes para o ser humano. No ambiente de trabalho não poderia ser diferente.
Quanto mais seus funcionários estiverem informados e envolvidos, mais comprometidos eles estarão com suas atividades, podendo realizar um trabalho de qualidade que gere mais sucesso para o seu negócio.
O que você achou deste artigo? Compartilhe com aquele amigo líder que também precisa conhecer estas dicas de como melhorar a comunicação na empresa dele.
Quero uma palestra UAU de Bruno Gonçalves em meu evento!