Saber ouvir é fundamental para melhorar a comunicação dentro das empresas- Por Fabi Teixeira

Melhorar a comunicação dentro das empresas é uma dor recorrente no cenário corporativo. Colaboradores, gestores, líderes, todos saem ganhando quando no relacionamento profissional, as pessoas consigam de comunicar de maneira assertiva.

Contudo, se engana quem limita o sucesso comunicativo apenas ao fato do indivíduo dominar a oratória ou mesmo ter um discurso persuasivo. Afinal, há uma habilidade tão ou mais importante quanto, no sentido de fazer a diferença na interação corporativa. Se trata da escuta ativa, do saber ouvir. 

Aliás, esse é um tema que nossa palestrante de sucesso, destaque do ano, Fabi Teixeira, domina como poucos e ensina a importância, seja em suas palestras ou cursos.

E é exatamente sobre isso que nossa grande estrela aborda no conteúdo de hoje aqui no blog: o quanto a escuta ativa é fundamental para melhorar a comunicação nas empresas, acompanhe logo após o vídeo a seguir:

Nunca se esqueça disso: escuta ativa é fundamental para melhorar a comunicação dentro das empresas

Você sabe qual o tipo de colaborador que figura dentre aqueles mais desejados e valorizados no mercado?

Uma matéria do jornal Correio Brasiliense destacou que são aqueles que “saibam não só falar bem, mas ouvir. Trabalhadores com essa habilidade são raros e viraram alvo das empresas modernas.”

Não importa se você é um funcionário, empreendedor, empresário, vendedor. Em qualquer área de atuação, a chamada escuta ativa é valorizada e traz benefícios para todos, sobretudo para você.

Dicas para desenvolver a escuta ativa e melhorar a comunicação dentro das empresas (e fora também, claro!)

Quando você trabalha e aprimora a habilidade de ouvir ativamente, você se torna mais influente. Afinal,  você se inclina para a pessoa e busca compreendê-la. Você constrói, com isso, mais confiança e criar empatia, antes mesmo de desenvolver soluções para seu público.

Para te ajudar a desenvolver a escuta ativa, selecionei algumas dicas práticas para você utilizar agora mesmo, veja:

  • comece evitando distrações;
  • deixe o smartphone no mudo, modo avião ou mesmo desligado;
  • se “sintonize” com a pessoa com a qual dialoga;
  • concentre-se em sua história;
  • procure olhar nos olhos, caso alguém fale contigo e você olha por cima do ombro, por exemplo, você causará uma má impressão;
  • encontre um “terreno comum” com seu interlocutor e estabeleça um vínculo com a outra pessoa;
  • as pessoas querem se sentir ouvidas e compreendidas, portanto, repita o que ouviu a pessoa dizer, para se certificar que ouviu de forma correta;
  • em uma sala de negócios, sabe quem é a pessoa mais inteligente? Engana-se quem pensa que é aquela mais engraçada ou mesmo carismática.  A pessoa mais inteligente e que ganhará notoriedade, geralmente, é aquela que faz grandes perguntas. Escuta ativa está relacionada a isso também;
  • faça pequisas. A pesquisa é uma ótima maneira de ouvir muitas pessoas em simultâneo.

Dica de ouro: faça um treinamento que te ajude a destravar seu poder da comunicação

Nós sabemos que tão importante quanto falar bem, de forma clara e assertiva, é saber compreender o outro. 

Portanto, é imprescindível que você aprenda:

  • escutar com atenção;
  • como fazer perguntas inteligentes;
  • criar uma conexão com o outro.

E isso você encontra em um treinamento de sucesso que disponibilizo no seguinte link:

Quero destravar meu poder de comunicação agora!

E então, preparado para trabalhar sua escuta ativa e melhorar a comunicação dentro e fora da empresa? Conte comigo e até a próxima! 

As palestras de Fabi Teixeira favorecem a comunicação do seu negócio

Fabi Teixeira é palestrante de Sucesso e formada em Jornalismo pela PUC SP. Com isso, foi repórter dos maiores canais televisivos do Brasil, e se destaca em suas palestras pelo pensamento ágil e todo conhecimento que possui acerca de comunicação. Por isso, veja agora mesmo o perfil de Fabi Teixeira e a contrate para ótimas palestras!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes