Melhorar a comunicação dentro das empresas é uma dor recorrente no cenário corporativo. Colaboradores, gestores, líderes, todos saem ganhando quando no relacionamento profissional, as pessoas consigam de comunicar de maneira assertiva.
Contudo, se engana quem limita o sucesso comunicativo apenas ao fato do indivíduo dominar a oratória ou mesmo ter um discurso persuasivo. Afinal, há uma habilidade tão ou mais importante quanto, no sentido de fazer a diferença na interação corporativa. Se trata da escuta ativa, do saber ouvir.
Aliás, esse é um tema que nossa palestrante de sucesso, destaque do ano, Fabi Teixeira, domina como poucos e ensina a importância, seja em suas palestras ou cursos.
E é exatamente sobre isso que nossa grande estrela aborda no conteúdo de hoje aqui no blog: o quanto a escuta ativa é fundamental para melhorar a comunicação nas empresas, acompanhe logo após o vídeo a seguir:
Nunca se esqueça disso: escuta ativa é fundamental para melhorar a comunicação dentro das empresas
Você sabe qual o tipo de colaborador que figura dentre aqueles mais desejados e valorizados no mercado?
Uma matéria do jornal Correio Brasiliense destacou que são aqueles que “saibam não só falar bem, mas ouvir. Trabalhadores com essa habilidade são raros e viraram alvo das empresas modernas.”
Não importa se você é um funcionário, empreendedor, empresário, vendedor. Em qualquer área de atuação, a chamada escuta ativa é valorizada e traz benefícios para todos, sobretudo para você.
Dicas para desenvolver a escuta ativa e melhorar a comunicação dentro das empresas (e fora também, claro!)
Quando você trabalha e aprimora a habilidade de ouvir ativamente, você se torna mais influente. Afinal, você se inclina para a pessoa e busca compreendê-la. Você constrói, com isso, mais confiança e criar empatia, antes mesmo de desenvolver soluções para seu público.
Para te ajudar a desenvolver a escuta ativa, selecionei algumas dicas práticas para você utilizar agora mesmo, veja:
- comece evitando distrações;
- deixe o smartphone no mudo, modo avião ou mesmo desligado;
- se “sintonize” com a pessoa com a qual dialoga;
- concentre-se em sua história;
- procure olhar nos olhos, caso alguém fale contigo e você olha por cima do ombro, por exemplo, você causará uma má impressão;
- encontre um “terreno comum” com seu interlocutor e estabeleça um vínculo com a outra pessoa;
- as pessoas querem se sentir ouvidas e compreendidas, portanto, repita o que ouviu a pessoa dizer, para se certificar que ouviu de forma correta;
- em uma sala de negócios, sabe quem é a pessoa mais inteligente? Engana-se quem pensa que é aquela mais engraçada ou mesmo carismática. A pessoa mais inteligente e que ganhará notoriedade, geralmente, é aquela que faz grandes perguntas. Escuta ativa está relacionada a isso também;
- faça pequisas. A pesquisa é uma ótima maneira de ouvir muitas pessoas em simultâneo.
Dica de ouro: faça um treinamento que te ajude a destravar seu poder da comunicação
Nós sabemos que tão importante quanto falar bem, de forma clara e assertiva, é saber compreender o outro.
Portanto, é imprescindível que você aprenda:
- escutar com atenção;
- como fazer perguntas inteligentes;
- criar uma conexão com o outro.
E isso você encontra em um treinamento de sucesso que disponibilizo no seguinte link:
Quero destravar meu poder de comunicação agora!
E então, preparado para trabalhar sua escuta ativa e melhorar a comunicação dentro e fora da empresa? Conte comigo e até a próxima!
As palestras de Fabi Teixeira favorecem a comunicação do seu negócio
Fabi Teixeira é palestrante de Sucesso e formada em Jornalismo pela PUC SP. Com isso, foi repórter dos maiores canais televisivos do Brasil, e se destaca em suas palestras pelo pensamento ágil e todo conhecimento que possui acerca de comunicação. Por isso, veja agora mesmo o perfil de Fabi Teixeira e a contrate para ótimas palestras!