O que é Lifelong Learning e qual sua importância para uma carreira de sucesso?- Por Lucedile Antunes

Foi-se o tempo em que o aprendizado ficava restrito aos tempos de escola, faculdade ou universidade. Na verdade, quem busca uma carreira de sucesso deve ter em mente a necessidade de se engajar com o conceito de Lifelong Learning. Afinal, é por meio dessa visão que um profissional pode desenvolver novas habilidades, auxiliando assim, seu desenvolvimento pessoal, evoluindo na carreira e nos negócios.

Sobre o tema, ninguém melhor que a palestrante Lucedile Antunes, especialista em soft skills, para abordar a questão. Acompanhe.

Mas, o que é Lifelong Learning? 

Aprendizado ao longo da vida. Assim podemos, de maneira livre, traduzir o termo Lifelong Learning, uma clara demanda do mercado atual. Ou seja, quem quer manter uma carreira relevante, precisa nutrir o comprometimento de adotar uma postura de abertura aos novos conhecimentos, sem limitar a aprendizagem aos tempos limitados nos tempos de escola, graduação, etc.  Em síntese: o aprendizado deve seguir de forma contínua.

Importância do aprendizado ao longo da vida 

Profissionais que se dedicam a aprender novas habilidades e acompanhar as tendências do setor costumam encabeçar as estatísticas daqueles que podem receber maiores remunerações.

Fora isso, se tornam pessoas mais versáteis, o que pode culminar no desenvolvimento de habilidades que  facilitam desde a mudança para novos cargos e ocupações, bem como  a adaptação às crises econômicas.

Outro ponto relevante em relação à aprendizagem ao longo da vida: isso gera maior satisfação, traz um sentimento de realização, tornando essas pessoas mais saudáveis.

Os estudos defendidos por diversos especialistas mundo afora, comprovaram que estudar por mais tempo mantém a mente afiada. Um estudo da Oxford, aliás, enfatiza o fato de que as pessoas que aplicam o conceito de Lifelong Learning são mais confiantes porque constantemente se desafiam com novas situações. 

Como dar os primeiros passos rumo à prática do Lifelong Learning? 

Separei algumas dicas que irão te ajudar a seguir rumo ao Lifelong Learning, confira:

  • Invista na sua qualificação e tenha boas fontes de informação: nunca deixe de realizar cursos e treinamentos, bem como de investir em palestras.Isso vale tanto para líderes e gestores, bem como empreendedores, estudantes e colaboradores em geral. No LinkedIn, há páginas com conteúdo altamente relevante e rico que irão agregar valor ao seu conhecimento. É o caso da minha Newsletter Soft Skills, dentre tantas outras.
  • Busque autoconhecimento: isso te ajudará a identificar tanto os seus pontos fortes quanto aqueles  pontos que precisam melhorar, seja no que diz respeito às competências técnicas (Hard Skills), quanto às comportamentais (Soft Skills). 

Fez sentido pra você? Me conta! Aproveite e compartilhe o conteúdo com seus amigos e contatos. Até mais! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes