Liderar e ter tempo para o que realmente importa – por Marcelo Simonato

Liderar e ter tempo para o que realmente importa: é possível? 

Tarefas, objetivos, metas, prazos, pessoas e tempo. Todo bom líder precisa administrar esses elementos em seu cotidiano, certo? No entanto, muitos acabam por não cumprir as metas, não alcançam resultados efetivos e nem trabalham de forma qualitativa com a equipe. Por fim, parece que falta tempo. Mas será mesmo?

Com efeito, liderar na prática é um desafio para o profissional à frente da equipe e para as organizações. Por isso, quando o líder assume a sua função, ele não está ali apenas para coordenar processos. Ele está assumindo o compromisso de conduzir pessoas em direção a um objetivo, antes de mais nada, de forma humanizada.

Não se trata de sorte ou ter esperança de que os problemas serão milagrosamente resolvidos. Liderar exige dedicação, disciplina e comprometimento. Para isso, é preciso exercitar a autogestão, a liderança humanizada, o planejamento e a gestão do tempo junto ao time. 

Quer saber mais sobre como administrar o tempo e ser um líder moderno de sucesso? Continue a leitura.

Liderança humanizada: melhore a gestão do tempo e lidere mais

Imagine a seguinte situação. Um líder que estabelece prioridade máxima para todas as tarefas. Afinal, para ele, tudo é urgente. Situação número dois.

Uma equipe, independente do número de colaboradores, é conduzida por um profissional que centraliza todas as responsabilidades para si. Diferentes cenários e o mesmo problema: má administração do tempo. Percebe?

Nos dois casos, o resultado é uma equipe desestimulada e estressada pela falta de foco, planejamento e oportunidades de desenvolvimento. Bem como atrasos em projetos, baixa produtividade e performance do time. Além de um líder sobrecarregado com tarefas que poderiam ser facilmente delegadas a outras pessoas. 

Por essas e outras razões que a gestão do tempo é tão importante. Quando feita de forma eficaz, o tempo é suficiente. E você pode liderar na prática para quem e para o que de fato importa.

Ao invés de se desgastar com a grande soma de horas trabalhadas e se frustrar com os seus colaboradores.

Saiba administrar o tempo: 3 dicas para liderar na prática

Para os líderes que desejam fazer uma melhor gestão do tempo, ofereço aqui três dicas fundamentais.

  • Aproveite o máximo das horas disponíveis. Estabeleça prioridades entre o que é urgente e o que pode ser feito um pouco depois. Essa dica permite ainda organizar e visualizar tarefas com diferentes prazos e projetos. Exercite.
  • O líder moderno conhece a sua equipe, suas potencialidades e pontos negativos. Afinal, ele lidera pessoas. Assim, ele pode demandar tarefas de acordo com a capacidade dos indivíduos e desenvolver o potencial de cada profissional.
  • Para liderar de modo assertivo, planeje, trace caminhos e crie ações junto à equipe. Mas também esteja aberto para reavaliar e adaptar seus planos em caso de falhas no caminho. Não tenha medo de delegar.

E lembre-se: a administração do tempo é também sobre motivação. É papel da liderança engajar os colaboradores e alinhar os valores do time aos valores organizacionais. Por isso, invista em aprendizados teóricos e práticos para gerir bem o seu tempo.  

Com as palestras de Marcelo Simonato, você aprende a administrar o seu tempo, a sua equipe e a si mesmo 

Marcelo Simonato é um líder moderno de sucesso com vivência nos mais diversos desafios do mundo corporativo. Como parte do seu trabalho, este incrível palestrante, executivo e escritor ensina a liderar na prática

Por isso, se você busca se aprimorar e se desenvolver como líder, conte com as palestras de Marcelo Simonato

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes