Liderança Híbrida: a cultura da organização deve ser seu ponto de partida para tudo – Por Denise Salvador

Uma realidade no mundo corporativo atual, é a questão da Liderança Híbrida. E como tudo isso é relativamente algo novo, é comum que mesmo profissionais de larga experiência se questionem sobre de que maneiras eles podem efetuar uma liderança assertiva nesse modelo de trabalho.

Sendo assim, ninguém melhor do que a palestrante que é apontada como nossa grande referência em Liderança Híbrida e Liderança Remota, Denise Salvador, para nos falar sobre a relação direta da cultura organizacional com a liderança. Confira!

Quer exercer uma Liderança Híbrida assertiva? Então seu ponto de partida é a cultura da organização

“É através da vivência da cultura organizacional que estabelecemos o que é incentivado, desencorajado, aceitável ou proibido naquela organização.” – Denise Salvador 

Dentre os objetivos de um líder, certamente ele deve buscar inspirar seu time positivamente, impactando a produtividade, a cooperação interna e até mesmo a inovação. 

Mas, como ele pode fazer isso? Partindo da cultura da organização. Afinal, é nesta cultura organizacional e nas práticas que envelopam essa cultura, que contribuem como uma espécie de norte a ser seguido. Especialmente em momentos como as tomadas de decisão, de crise e de transformação. 

Antes de mais nada, tenha em mente que é preciso transpor a vivência da cultura da empresa, para além das dos muros do escritório, do ambiente físico. Este é o desafio.

Algumas dicas práticas 

Algumas dicas práticas que podem ajudar você, líder, a lidar de forma assertiva com essa questão são: 

  • Crie um banco de dados virtual contendo informações sobre a empresa (fotos e história da empresa);
  • Liste nesse bando de dados, os comportamentos esperados associados aos valores da organização;
  • Atente-se e mantenha continuamente presentes, estes elementos associados ao seu discurso durante reuniões, sejam estas informais ou celebrações;
  • Durante essas interações entre todos, procure perceber nas falas a aderência das ações de cada membro à cultura da organização;
  • Aproveite para dar feedbacks frequentes considerando a cultura organizacional, ajustando comportamentos que não estão aderentes aos valores e normas da organização.

Conclusão

Note que pontuei nas linhas acima, excelentes oportunidades, aparentemente rotineiras, mas que revelam momentos propícios para reforçar valores, crenças e todos os elementos que compõem a cultura da organização.

Considere estas ações a fim de garantir que o time esteja 100% aderente à cultura organizacional. Lembre-se que como líder, cabe a você ser o mais influente conector entre a organização e os membros do time. Diante de tal constatação, é determinante que a cultura de sua organização seja orquestrada por você ao longo das atividades e rotina do time virtual.

Meus cursos, palestras e livro, podem te ajudar muito em relação à Liderança Híbrida/Remota. Conte comigo e até a próxima! 

As palestras de Denise Salvador ajudam trabalhar a cultura da organização e engajar equipes remotas/híbridas

As palestras de Denise Salvador  possuem bastante foco em como alcançar alta performance das equipes liderando times em ambientes remotos e híbridos, incluindo abordagem dos desafios e práticas para que a colaboração em ambientes híbridos/remotos aconteça.

Quero uma palestra de Denise Salvador em minha empresa!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes