Já ouviu falar de Mindfulness? – Por Prof. Castilho

MIndfullness é um termo extremamente utilizado na atualidade. Contudo, você sabe do que se trata? 

E se eu te falar sobre o estado de atenção plena? Pois bem, em tempos onde a questão da saúde mental ganha mais relevância, a prática da atenção plena ou se você preferir, mindfulness, certamente pode ser uma ferramenta eficaz. Afinal, ela pode nos ajudar a lidar de uma maneira mais positiva com nossas emoções.

Este é um dos temas das palestras de Professor Castilho, palestrante de sucesso que faz parte do nosso time e que hoje, trata sobre o tema aqui no blog. Vamos conferir as lições que ele nos traz? Só continuar a leitura! 

Mindfulness e saúde mental

Estamos em um cenário pós-pandêmico, sendo que inegavelmente, a crise atual e toda essa atmosfera causada pelo coronavírus, deixou sequelas, não apenas físicas em pessoas acometidas pela doença, como também, emocionais (em praticamente todos nós).

Cuidar da saúde mental, ganha a cada dia, mais ênfase, seja na esfera corporativa, seja no âmbito social e pessoal.

Diante deste cenário, o termo mindfulness ganha força, como uma alternativa eficiente para tal finalidade.

Até mesmo o Ministério da Saúde já reforçou esta ferramenta, quando declarou:

“A atenção plena pode ser usada como terapia clínica em pessoas que sofrem com depressão, esquizofrenia, compulsão alimentar, dores crônicas e até com usuários de drogas”.

Mas, o que é mesmo essa tal de mindfulness? Como assim, atenção plena? Te conto a seguir.

O que significa mindfulness, ou atenção plena?

Via de regra, muita gente compara mindfulness ou atenção plena à meditação. Muito embora a meditação seja uma boa ferramenta para que você consiga praticar a atenção plena, não se trata da mesma coisa: 

De acordo com a American Psychological Association (APA.org, 2012), mindfulness é:

“… Uma consciência momento a momento da própria experiência sem julgamento. Nesse sentido, a atenção plena é um estado e não um traço. Embora possa ser promovido por certas práticas ou atividades, como meditação, não é equivalente ou sinônimo delas. ”

Fonte: Positive Psychology  

Em resumo: mindfulness se caracteriza por um estado mental de atenção plena nas acões que estão sendo realizadas. Assim, são acionados todos os sentidos, promovendo uma experiência do momento presente de forma intencional e consciente. 

Este estado pode ser obtido por qualquer pessoa. Porém, tudo envolve treino e técnicas, na medida em que a  tendência da mente é se distrair, o que certamente dificulta o processo.

Quais são os benefícios promovidos pelo mindfulness? 

Alguns estudos tem apresentado inúmeros benefícios que a prática da atenção plena promove. Podemos destacar alguns, como:

  • Níveis mais baixos de ansiedade
  • Processamento de atenção visual aprimorado
  • Redução do estresse
  • Regular e expressar suas emoções 
  • Dormir melhor
  • Estimular nossa resiliência
  • Aumentar a capacidade cognitiva e de concentração
  • Ampliar a criatividade
  • Melhorar o foco
  • Melhorar a saúde física e emocional, dentre outros fatores.

Quer saber mais sobre o tema?Ficou com alguma dúvida? Me conta aí nos comentários e até o próximo post! 

As palestras de Prof. Rogério Castilho são certeiras para trabalhar a atenção plena

Com anos de experiência como palestrante e com um currículo e carreiras invejáveis, hoje O Prof. Rogério Castilho compartilha seus conhecimentos para o seu sucesso e/ou da sua empresa. Visite o seu perfil e conheça mais sobre seu trabalho e palestras de sucesso.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes