Inteligência emocional: por que ela é importante em tempos de pandemia?

Por Aguinaldo Souza

“Educar a mente sem educar o coração não é educação em absoluto”. Essa frase de Aristóteles sobre inteligência emocional mostra que o tema é assunto para grandes pessoas desde tempos como a Grécia Antiga.

Mas, o que fazer quando vivemos em uma época atribulada como a de pandemia? Será que a inteligência emocional é aplicada para esses casos?

Além disso, você que deseja alcançar o sucesso profissional e pessoal deve se perguntar: “Como posso ter mais inteligência emocional na minha vida atual?”

Se você verdadeiramente quer obter as respostas para as dúvidas acima, sugiro que você  leia todo o artigo e fique por dentro das dicas valiosas que te contarei a seguir. 

O que é inteligência emocional?

O site da Época Negócios publicou uma matéria sobre o tema do artigo de hoje. 

Ela diz que possuir essa característica significa saber reconhecer, lidar e trabalhar com os próprios sentimentos e emoções. E nós devemos concordar com essa definição.

O termo, aliás, foi criado pelo psicólogo Daniel Goleman para designar o processo de autoidentificação das emoções.

Voltando o olhar para o contexto da pandemia da Covid-19, podemos notar algumas necessidades e problemas comuns, como por exemplo:

  • Distanciamento social, pois precisamos estar longe das pessoas que amamos e não vivem na mesma residência;
  • Novas adaptações nas áreas de trabalho;
  • Problemas como ansiedade e depressão podem se acentuar com tantas notícias preocupantes, entre outros. 

Por que é importante identificar as emoções e saber lidar com elas, especialmente durante a pandemia?

A inteligência emocional na pandemia é de suma importância, e você tem que reconhecer essa máxima.

Afinal, é nos momentos de maiores dificuldades que nós podemos provar o quanto somos capacitados para enfrentar os obstáculos.

Pare e pense comigo: na sua carreira profissional você não encontrou pedras no caminho? Talvez você não tenha reparado, mas graças  a inteligência emocional, você pôde ser resiliente e fazer dessas pedras as suas oportunidades de dar o melhor de si.

Na pandemia, a situação é bem semelhante. Com ela, você deve procurar se adaptar ao momento que estamos vivendo e se aperfeiçoar.

Sendo assim, eu tenho um convite para lhe propor: 

Faça da pandemia um período de motivação, autoconhecimento, de aprendizado, com trabalho do seu intelecto, na busca daquilo daquilo que te faz evoluir. No meio desse trajeto, você tem grande chances desenvolver a aprimorar a sua  inteligência emocional na pandemia.

Palestras de Inteligência Emocional de Aguinaldo Souza

Essa melhora de si é também conquistada com as palestras de Aguinaldo Souza, que sempre são experiências fantásticas e te falarão melhor dessa fabulosa inteligência emocional.

Por isso, conheça mais esse palestrante que certamente vai mudar a sua vida! Visite o perfil de Aguinaldo Souza agora, ele é extremamente capacitado para aquele salto que você tanto deseja.  

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes