Inteligência Emocional e saúde: você já parou para pensar nessa relação? É muito mais comum atribuirmos como aspectos relevantes à nossa saúde, a questão dos alimentos que ingerimos, bem como a prática física, vitaminas, etc.
Contudo, para nosso bem-estar e uma saúde considerada estável, a Inteligência Emocional ocupa um lugar de grande relevância.
No post de hoje, o fantástico médico e palestrante de sucesso, Edmo Atique Gabriel nos fala mais sobre o conceito, algumas de suas facetas e ainda traz dicas importantes sobre Inteligência Emocional, acompanhe!
Palestra sobre prevenção de doenças: invista agora mesmo pelo bem do seu negócio!- Por Edmo Gabriel
Inteligência Emocional e saúde: trago uma boa notícia
Você é do tipo de pessoa que acredita que é impossível desenvolver a Inteligência Emocional? Pois eu trago boas notícias: sem exceção, todos nós podemos (e devemos, tanto por nossa saúde quanto pela nossa evolução na carreira e pessoal), adquirir e aprimorar esta habilidade considerada uma das mais valorizadas soft skills da atualidade.
Mas, qual é a relação entre saúde e Inteligência Emocional? Pois bem, conforme publiquei em um artigo no meu blog, transcrevo aqui um trecho que sintetiza bem essa questão:
“A capacidade intelectual sempre será um poderoso valor agregado em qualquer tempo, sob qualquer circunstância. Esta inteligência concreta e mais palpável, a qual pode ser desmembrada em infindáveis talentos, em diferentes campos do conhecimento, é uma riqueza mais valiosa e perene que o bem material. Mas esta inteligência concreta não garante equilíbrio, moderação e humildade nas relações humanas. Pode, ao contrário, ser propulsora de relações conturbadas, estresse físico, estresse emocional e inúmeros problemas de saúde.” – Dr. Edmo Atique Gabriel
Na verdade, temos uma relação promissora entre a Inteligência Emocional e o estado de saúde de uma pessoa, muito embora, pelo fato dela reunir habilidades que não são normalmente caracterizadas por números e estatísticas, a IE passa geralmente despercebida.
Contudo, ela tem um papel importante, quando pensamos sobretudo, na prevenção de doenças, qualidade de vida e mesmo longevidade.
A seguir, trago algumas facetas que mostram essa proximidade da Inteligência Emocional com a nossa saúde.
Inteligência Emocional e a saúde: as principais facetas que irão promover seu bem-estar
Há um conjunto de facetas que são parte da inteligência emocional e que irão contribuir com o seu dia a dia e claro, com sua saúde e bem-estar, veja:
Versatilidade
É comum o fato de que algumas pessoas tenham a tendência em desenvolver ansiedade e demais problemas de saúde, em decorrência de descontroles emocionais.
Sabe aquela pessoa que quer resolver tudo sozinha, somente à sua maneira e jamais divide tarefas ou prioriza ações? Isso é, de fato, uma tragédia para a saúde. No entanto, há indivíduos que desenvolvem a capacidade de ser como um malabarista. Ou seja, ela acumula funções e é bem-sucedida com isso, graças à versatilidade. Essa é uma das facetas que podemos usufruir ao desenvolver nossa Inteligência Emocional.
Eu comentei sobre as outras principais facetas da Inteligência Emocional no link abaixo, acompanhe:
Por que a inteligência emocional é tão importante para nossa saúde?
Agora que você já entendeu a relação entre nossa Inteligência Emocional e a saúde, que tal investir nessa soft skill? Invista nesse tipo de treinamento e palestras em sua empresa, certamente, seus colaboradores irão se sentir valorizados e a empresa só tem a ganhar com isso. Fica a dica e até a próxima!
As palestras de Edmo Gabriel ajudam sua empresa a cuidar da saúde e bem-estar dos seus colaboradores
O estilo de palestras de Edmo Gabriel é definido como aquele “capaz de tocar a alma das pessoas”, em uma busca incessante de sensibilização, capaz de levar o público à reflexão. Em síntese, uma palestra ministrada por ele, faz com que as pessoas saiam diferentes e com outra visão.