A Inteligência Artificial e Automação já foram consideradas um conceito futurista. Contudo, nos dias de hoje, estas tecnologias têm se tornado cada vez mais presentes em nossa vida cotidiana.
De fato, com o contexto atual do mercado de trabalho provocado por elas, o seguinte questionamento tem permanecido em pauta: a IA e a automação serão oportunidades ou ameaças?
No artigo de hoje iremos fazer uma reflexão sobre esse questionamento. Vamos lá?
A Inteligência Artificial e Automação devem ser enxergadas como oportunidade ou ameaça?
O fato é: toda Revolução Industrial trouxe ameaças para o mundo do trabalho. Contudo, estes acontecimentos também provocaram aprendizados que ajudaram as pessoas a desenvolverem novas habilidades e competências.
Com a Inteligência Artificial e Automação não é diferente.
A verdade é que falamos de IA há algum tempo, mas queremos olhar para isso como se fosse algo totalmente novo. Há anos estamos buscando garantir alta produtividade com tecnologias mais ágeis e eficientes.
Logo, é comum que o homem esteja utilizando sua inteligência para criar máquinas capazes de operar melhor e mais rapidamente atividades que demandariam mais tempo e que possuíram maior probabilidade de erro.
E tem sido assim desde a invenção da roda.
Uma ameaça?
No entanto, o que acontece hoje é que, talvez, estejamos mais rápidos na entrega da IA do que na formação de profissionais capacitados para operar em novas profissões.
Em um país com um gap de escolaridade como o nosso, que possui modelos de educação que insistem em formar profissionais para um mercado que não existirá mais, isso pode ser uma ameaça.
Será necessário construir uma nova escola, com um olhar voltado para esse novo mundo, que esteja atenta a essas novas profissões e para o que será exigido de nós.
Não é questão de oportunidade ou ameaça
Antes de se preocupar muito com a questão da Inteligência Artificial e Automação ser uma oportunidade ou ameaça, lembre-se de que o futuro sempre existiu e sempre existirá.
“O futuro sempre existiu e sempre existirá o que temos a fazer é embarcarmos nessa viagem preparados pra ela.” – Ana Rodrigues
Logo, cabe a nós nos prepararmos para essa viagem e embarcarmos com a mente aberta nela.
Qual é a sua opinião sobre a IA e a automação e o futuro do mercado de trabalho? Conte nos comentários!
Quero a palestrante Ana Rodrigues impactando minha empresa!