Conflitos nas empresas são coisas inerentes aos seres humanos quando estes convivem em um mesmo espaço. Mas, você sabe qual é a importância da gentileza para lidar com essas situações?
No artigo de hoje, falaremos sobre isso. Continue lendo para entender!
A importância da gentileza aplicada no ambiente de trabalho
Ser gentil é ser mais humano e, por isso, a gentileza deve estar presente nas organizações.
Afinal, quando em um ambiente de trabalho as pessoas são gentis umas com as outras, elas são mais pacientes, boas ouvintes e resolvem conflitos da melhor forma.
A verdade é que a gentileza gera uma conexão boa entre as pessoas. Isso porque todo mundo gosta de estar perto de pessoas agradáveis e solidárias.
Nas empresas, a gentileza deve partir primeiro do gestor que, com seu exemplo de polidez no trato com todos, contaminará o ambiente.
“A gentileza tem de partir primeiro do gestor, que com seu exemplo de polidez no trato com todos, vai contaminando, no bom sentido, o ambiente, pois nada melhor do que o exemplo para que as pessoas façam o certo.” – Domingos Sávio Zainaghi
Por sua vez, colaboradores grosseiros que contam o ambiente devem passar por treinamentos, estimulando-os a participarem de palestras sobre gentileza e seus efeitos no ambiente de trabalho.
No entanto, se mesmo assim, eles não mudem sua atitude, a melhor opção é despedi-los, uma vez que a falta de polidez é algo que não é aceito mais tanto em empresas quanto relacionamentos familiares ou afetivos.
Como eu disse em minha entrevista aqui para o site:
“Se mesmo assim não mudam de atitude, isso pode ser algo patológico e que apenas cursos não adiantam, pois necessitam de tratamento. E nestes casos, muitas vezes a empresa não poderá esperar a melhora da pessoa e terá de despedi-la, lamentavelmente. A falta de polidez é algo que ninguém aceita mais, seja nas empresas, nos relacionamentos familiares e nos afetivos.” – Domingos Sávio Zainaghi
Como desenvolver a gentileza?
Agora que você já entendeu a importância da gentileza, é hora de refletir sobre como podemos desenvolvê-la.
É importante lembrar que a gentileza não deve ser artificial, mas sim sincera e sem interesses.
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Seja claro
Uma pessoa gentil é clara com suas expectativas, limites e objetivos. Além disso, um ambiente com informações claras é um ambiente mais produtivo.
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Seja sincero
Comunique-se com abertura e honestidade. Não aja com falsidade, muito menos participe de grupos de fofoca.
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Se coloque no lugar do outro
Ser gentil também é ter compaixão, procurando avaliar situações como se estivesse na pele da outra pessoa. Isso diminuirá seus julgamentos e preconceitos.
Empresas bem-sucedidas valorizam a importância da gentileza
Conforme vimos, a gentileza contribui para um espaço de trabalho mais produtivo, além de promover a colaboração e o compartilhamento de informações entre a equipe.
Logo, se você deseja que sua empresa seja bem-sucedida, é necessário que você, líder, inicie uma cultura de gentileza por meio do seu exemplo, ao mesmo tempo que procura desenvolver essa habilidade em seus colaboradores.
Quais outras dicas para estimular a gentileza você adicionaria à lista? Conte nos comentários!
Quero uma palestra de Domingos Sávio Zainaghi em minha empresa!