A importância da gentileza no ambiente de trabalho – Por Domingos Sávio Zainaghi

Conflitos nas empresas são coisas inerentes aos seres humanos quando estes convivem em um mesmo espaço. Mas, você sabe qual é a importância da gentileza para lidar com essas situações?

No artigo de hoje, falaremos sobre isso. Continue lendo para entender!

A importância da gentileza aplicada no ambiente de trabalho

Ser gentil é ser mais humano e, por isso, a gentileza deve estar presente nas organizações.

Afinal, quando em um ambiente de trabalho as pessoas são gentis umas com as outras, elas são mais pacientes, boas ouvintes e resolvem conflitos da melhor forma.

A verdade é que a gentileza gera uma conexão boa entre as pessoas. Isso porque todo mundo gosta de estar perto de pessoas agradáveis e solidárias.

Nas empresas, a gentileza deve partir primeiro do gestor que, com seu exemplo de polidez no trato com todos, contaminará o ambiente.

“A gentileza tem de partir primeiro do gestor, que com seu exemplo de polidez no trato com todos, vai contaminando, no bom sentido, o ambiente, pois nada melhor do que o exemplo para que as pessoas façam o certo.” – Domingos Sávio Zainaghi

Por sua vez, colaboradores grosseiros que contam o ambiente devem passar por treinamentos, estimulando-os a participarem de palestras sobre gentileza e seus efeitos no ambiente de trabalho.

No entanto, se mesmo assim, eles não mudem sua atitude, a melhor opção é despedi-los, uma vez que a falta de polidez é algo que não é aceito mais tanto em empresas quanto relacionamentos familiares ou afetivos.

Como eu disse em minha entrevista aqui para o site:

“Se mesmo assim não mudam de atitude, isso pode ser algo patológico e que apenas cursos não adiantam, pois necessitam de tratamento. E nestes casos, muitas vezes a empresa não poderá esperar a melhora da pessoa e terá de despedi-la, lamentavelmente. A falta de polidez é algo que ninguém aceita mais, seja nas empresas, nos relacionamentos familiares e nos afetivos.” – Domingos Sávio Zainaghi

Como desenvolver a gentileza?

Agora que você já entendeu a importância da gentileza, é hora de refletir sobre como podemos desenvolvê-la.

É importante lembrar que a gentileza não deve ser artificial, mas sim sincera e sem interesses.

  • Seja claro

Uma pessoa gentil é clara com suas expectativas, limites e objetivos. Além disso, um ambiente com informações claras é um ambiente mais produtivo.

  • Seja sincero

Comunique-se com abertura e honestidade. Não aja com falsidade, muito menos participe de grupos de fofoca.

  • Se coloque no lugar do outro

Ser gentil também é ter compaixão, procurando avaliar situações como se estivesse na pele da outra pessoa. Isso diminuirá seus julgamentos e preconceitos.

Lições de 4 profissionais de alto nível que são referências e podem inspirar sua trajetória na carreira e na vida! – Por Domingos Sávio Zainaghi

Empresas bem-sucedidas valorizam a importância da gentileza

Conforme vimos, a gentileza contribui para um espaço de trabalho mais produtivo, além de promover a colaboração e o compartilhamento de informações entre a equipe.

Logo, se você deseja que sua empresa seja bem-sucedida, é necessário que você, líder, inicie uma cultura de gentileza por meio do seu exemplo, ao mesmo tempo que procura desenvolver essa habilidade em seus colaboradores.

Quais outras dicas para estimular a gentileza você adicionaria à lista? Conte nos comentários!

Quero uma palestra de Domingos Sávio Zainaghi em minha empresa!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes