O uso de gatilhos mentais nas vendas, certamente, rende ótimos resultados. No entanto, essa poderosa ferramenta de persuasão que o vendedor tem em mãos, deve ser muito bem manejada, para que a comunicação seja de fato, assertiva.
Mas, qual seria o jeito certo de usar os gatilhos e gerar conexão com o cliente, ao invés de afastá-lo?
O palestrante Márcio Magalhães, expert em vendas e comunicação nos conta com mais detalhes, a seguir.
Gatilhos mentais nas vendas: faça a coisa certa!
Vendas e seus respectivos gatilhos são temas sempre em alta no mundo dos negócios. As pessoas sempre me perguntam sobre isso, por me verem como uma referência no assunto, fato que certamente me deixa muito feliz e ainda mais consciente da minha grande responsabilidade diante do público e clientes.
Quem acompanha meu trabalho, sabe que gosto muito de usar os gatilhos mentais, esses estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a tomada de decisão.
“Quando estimulamos esses gatilhos com quem estamos conversando, conseguimos transformá-los em uma poderosa ferramenta de convencimento, persuasão, e geração de resultados para vendas.” – Márcio Magalhães
Que são importantes e necessários nos negócios, nós já sabemos que os gatilhos são, mas será que você sabe usá-los do jeito correto? O mais importante de tudo é fazer a coisa certa, sempre!
Os melhores gatilhos mentais nas vendas para usar de forma ética e produtiva
“Todo o trabalho tem que começar alicerçado pelas questões éticas, jamais pensando em conquistar algo através da ilegalidade, da imoralidade, da mentira. “ – Márcio Magalhães
Eu gosto de mostrar para o público, clientes, alunos e amigos, que todos nós podemos ter enorme eficiência por meio de gestos e atitudes pautadas no que é justo. Na busca daquilo que atenda a necessidade das pessoas, ou seja, dos nossos clientes.
Por isso, eu recomendo o uso de gatilhos mentais nas vendas, sempre partindo do princípio da ética, e da forma certa.
Alguns gatilhos que fazem a grande diferença positivamente são:
- Gatilho da especificidade, ou seja, quanto mais específico, objetivo, claro, a probabilidade de avançar o negócio é cada vez maior. Ninguém quer falar com quem enrola;
- O outro gatilho muito importante que dá para ser usado com facilidade, é você se colocar como uma prova, prova social, não com imposição, não com arrogância, mas o teu trabalho, os teus cases, as tuas conquistas. Isso te torna uma pessoa referência, ninguém quer comprar de quem não tem história e não tem relevância. É um gatilho de autoridade, compreende?
- O gatilho da escassez é ótimo, porém, é nítido que no mercado em geral ele tem sido muito mal utilizado, tão mal usado que muitas empresas deixam para a última semana do mês fazer quase que 80% do faturamento. Ou seja, passam a ter condições extremamente diferentes das semanas anteriores para chegar no objetivo, na meta. Então, muitos clientes já sabem disso e acabam comprando nos últimos dias do mês.
Nas minhas palestras e treinamentos trabalho muitos outros gatilhos que você poderá usar de maneira produtiva. Entre em contato para saber mais.
Um forte abraço e sucesso sempre.
Leve agora uma palestra de Márcio Magalhães para sua empresa e alavanque seus resultados!