Games e inovação nos negócios: jogos eletrônicos são fonte de inspiração – Por Juliano Kimura

Observado durante muito tempo com um certo olhar de preconceito, hoje o mundo dos games remete à inovação nos negócios, onde os jogos eletrônicos são fonte de inspiração e também de altíssima lucratividade.

Em seu blog de hoje na Sucesso, o palestrante Juliano Kimura fala sobre este mercado e a sua respectiva relevância e características que o consolidaram como um dos mais impactantes.

Games e inovação nos negócios: um mercado de vanguarda e personalidade própria 

É inegável o fato de que o universo dos games sempre foi visto com desconfiança, fruto claro do preconceito. Quem nunca ouviu ou talvez até tenha repetido frases como “game é coisa de criança”?

Contudo, com o passar do tempo, as pessoas que criticavam perceberam que o mundo dos games na verdade, sempre esteve à frente, se trata de algo de vanguarda.

Diferente de outros mercados, ele conta com uma personalidade própria. A partir do momento em que começou-se a enxergar os games com um olhar mais fidedigno em relação ao seu valor, características e significados, ele começou a ser tratado com o devido respeito. Mas, você sabe o que motivou este novo olhar? 

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O mercado começou a mostrar respeito pelo segmentos de games em meados de 2007

O mercado começou a mostrar respeito pelos games, na verdade, em meados de 2007.Esse novo olhar e respeito foi motivado por uma pesquisa da época, onde se revelou o fato do mercado de games já faturar mais dinheiro que o mercado de música e o mercado cinematográfico, por exemplo. Certamente, isso abriu os olhos de muitas pessoas. 

Case GameZ! 

“Para quem não sabe, A GameZ! foi uma marca que eu criei com um DNA de Gamer para Gamer. Ou seja, foi criado por pessoas que realmente gostam de jogar.” – Juliano Kimura

Há um diferencial importante nessa questão entre um gamer e uma pessoa que não gosta de games. Uma pessoa “comum” define um jogo como “um jogo de corrida”, “um jogo de luta”, ou “um jogo de futebol”. Já uma pessoa apaixonada por jogos, pega um jogo e joga, e com isso, ela sabe dizer o que aquele jogo tem de bom e se ele é realmente divertido. Ou seja, o indivíduo usa, testa, avalia com conhecimento de causa.

Certamente, essa paixão culminou no case de sucesso que tive como gestor responsável pela estratégia de marketing da empresa GameZ! da Supportcomm, que culminou no prêmio de melhor publisher de jogos para celular.

“O maior diferencial que nos levou ao prêmio foi o conhecimento profundo de cada produto e da experiência dos jogadores com cada jogo. Isso inclui informações como, por exemplo, qual modelo de smartphone vai rodar o jogo.” – Juliano Kimura 

O lado lúdico dos games

Acho importante ainda ressaltarmos, sobre games e inovação nos negócios, o fato do lado lúdico dos jogos. 

“O fator lúdico dá liberdade criativa na hora de criar uma campanha ou uma ação. Esse fator lúdico é algo quase inexistente em outros mercados. Essa liberdade se bem utilizada pode gerar ações de grande impacto e baixo custo.”

Se você pensa em uma forma de sensibilizar uma nova geração de clientes, lembre-se dos games. O esporte eletrônico é uma das mais fortes tendências, assim como devido aos avanços tecnológicos, as  competições profissionais dessa modalidade de esporte também é uma tendência, nos 4 cantos do mundo.

Levando para as questões corporativas, temos as competições de games corporativos  como fortes aliadas de uma empresa que visa ser bem-sucedida no objetivo de Team  Building e inclusão digital.

E então, como você enxerga os games e a inovação nos negócios promovida por eles? 

 

As palestras de Juliano Kimura quebram barreiras e envolvem os colaboradores da sua empresa! 

Com um estilo de palestra altamente envolvente e fácil de assimilar o conteúdo, Kimura lança mão de técnicas como do Pecha Kucha, humor, exemplos práticos, linguagem simples, direta e picos de atenção com final emocionante. Ele também utiliza realidade aumentada em alguns slides da palestra promovendo uma imersão diferenciada.

Apresentando de forma clara ferramentas que podem ser adotadas de imediato, as empresas o contratam exatamente para quebrar barreiras na adoção tecnológica e adoção de novas práticas.

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