Funcionários desmotivados é um desafio em seu negócio?
Primeiramente, durante os meus mais de 30 anos de trajetória profissional, tive a oportunidade de desenvolver pessoas e liderar equipes extremamente qualificadas. Chegando, em dado momento, a gerir cerca de 10 mil subordinados.
E mesmo que os times, pequenos ou grandes, atuassem em diferentes segmentos, havia algo que atravessou todos eles: me deparar com funcionários desmotivados.
Aliás, essa é a realidade de muitas empresas atualmente. Principalmente daquelas que não adotam uma comunicação assertiva para motivar a equipe.
Sendo assim, se seu negócio está enfrentando tamanho desafio, minha vasta experiência me permite afirmar: o quadro é reversível.
Acompanhe o texto até o final e entenda como lidar e contribuir positivamente para mudar essa situação.
Funcionários desmotivados: quais os impactos para o negócio?
Embora os gestores esperem de seus subordinados entusiasmo espontâneo, a motivação está, na verdade, relacionada a ações efetivas. Ainda mais se fortalecerem uma boa comunicação.
Quando há falhas no diálogo, os liderados tendem a realizar suas funções de forma distorcida ou errônea. O que no que lhe concerne se reflete em atitudes de procrastinação e falta de comprometimento.
Sem mencionar os atrasos na entrega de tarefas, a baixa produtividade e a falta de alinhamento à cultura organizacional. Claros sinais de funcionários desmotivados.
Por isso, para transformar esse cenário, esteja atento à comunicação como uma ferramenta de estímulo e integração. Observe seus colaboradores e se utilize da escuta ativa, do respeito e da transparência.
As melhores práticas de comunicação para motivar equipes
Além de teorias e conceitos, é possível empregar a comunicação como uma das principais estratégias para motivar a equipe.
Prova disso é a parceria e o engajamento dos times com os quais trabalhei ao longo da carreira. Tendo como parte dessas conquistas a inauguração de 154 lojas em apenas 8 anos, atravessando 11 estados brasileiros.
Quer saber o que fiz para obter esses resultados?
Exercitei práticas de comunicação que prezassem pela conexão, honestidade e confiança. O que significou, entre outras coisas:
- esclarecer e reforçar informações junto à equipe, tais como os objetivos e a missão da empresa;
- adotar o feedback regular como uma alternativa para trabalhar pontos de melhoria, estabelecendo o equilíbrio entre críticas construtivas e elogios;
- exercitar a inteligência emocional frente aos conflitos;
- e analisar os fatores (internos e externos) que influenciam a motivação de cada colaborador.
Ademais, foi preciso pensar a gestão de pessoas de modo amplo e mais estratégico. Ora aprendendo novas habilidades, ora implementando soluções inovadoras.
De forma que foi e é possível transformar o ambiente organizacional e ter ao lado funcionários dispostos e engajados. Para isso, conte com o apoio de um verdadeiro expert na área.
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