Funcionários desmotivados? veja como reverter essa situação – Por Demétrio Magnani

Funcionários desmotivados é um desafio em seu negócio?

Primeiramente, durante os meus mais de 30 anos de trajetória profissional, tive a oportunidade de desenvolver pessoas e liderar equipes extremamente qualificadas. Chegando, em dado momento, a gerir cerca de 10 mil subordinados.

E mesmo que os times, pequenos ou grandes, atuassem em diferentes segmentos, havia algo que atravessou todos eles: me deparar com funcionários desmotivados.

Aliás, essa é a realidade de muitas empresas atualmente. Principalmente daquelas que não adotam uma comunicação assertiva para motivar a equipe.

Sendo assim, se seu negócio está enfrentando tamanho desafio, minha vasta experiência me permite afirmar: o quadro é reversível. 

Acompanhe o texto até o final e entenda como lidar e contribuir positivamente para mudar essa situação.

Funcionários desmotivados: quais os impactos para o negócio?

Embora os gestores esperem de seus subordinados entusiasmo espontâneo, a motivação está, na verdade, relacionada a ações efetivas. Ainda mais se fortalecerem uma boa comunicação. 

Quando há falhas no diálogo, os liderados tendem a realizar suas funções de forma distorcida ou errônea. O que no que lhe concerne se reflete em atitudes de procrastinação e falta de comprometimento.

Sem mencionar os atrasos na entrega de tarefas, a baixa produtividade e a falta de alinhamento à cultura organizacional. Claros sinais de funcionários desmotivados.

Por isso, para transformar esse cenário, esteja atento à comunicação como uma ferramenta de estímulo e integração. Observe seus colaboradores e se utilize da escuta ativa, do respeito e da transparência.

As melhores práticas de comunicação para motivar equipes 

Além de teorias e conceitos, é possível empregar a comunicação como uma das principais estratégias para motivar a equipe.

Prova disso é a parceria e o engajamento dos times com os quais trabalhei ao longo da carreira. Tendo como parte dessas conquistas a inauguração de 154 lojas em apenas 8 anos, atravessando 11 estados brasileiros. 

Quer saber o que fiz para obter esses resultados?

Exercitei práticas de comunicação que prezassem pela conexão, honestidade e confiança. O que significou, entre outras coisas:

  • esclarecer e reforçar informações junto à equipe, tais como os objetivos e a missão da empresa;
  • adotar o feedback regular como uma alternativa para trabalhar pontos de melhoria, estabelecendo o equilíbrio entre críticas construtivas e elogios;
  • exercitar a inteligência emocional frente aos conflitos;
  • e analisar os fatores (internos e externos) que influenciam a motivação de cada colaborador.

Ademais, foi preciso pensar a gestão de pessoas de modo amplo e mais estratégico. Ora aprendendo novas habilidades, ora implementando soluções inovadoras. 

De forma que foi e é possível transformar o ambiente organizacional e ter ao lado funcionários dispostos e engajados. Para isso, conte com o apoio de um verdadeiro expert na área. 

Aprenda a manter seu time motivado com as palestras de Demétrio Magnani

Com um poder de comunicação incomparável, esse mentor tem um currículo consolidado em administrar negócios e motivar times. Tanto que as palestras de Demétrio Magnani são referência para empreendedores, líderes e comerciantes de todo o país.Clique no link abaixo e conheça mais sobre o rei do varejo!

Aproveite esta oportunidade e entre em contato.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes