Uma estratégia fundamental e de muita relevância no mercado. O overdelivery é encantar seu cliente oferecendo algo que não estava no script da venda. Nada mais do que entregar além do prometido. Mas o que está por trás dessa palavra? Ou melhor, como aplicá-la em termos práticos?
Para utilizar o overdelivery, não precisa atuar em um campo específico. Você pode e deve utilizar essa estratégia de negócios independente do mercado de atuação. Seja você profissional liberal, empreendedor, autônomo ou prestador de serviços.
Com o overdelivery, você não ganha seguidores, você ganha fãs. E quem melhor para fazer propaganda do seu negócio? Os fãs da sua marca. Esses mesmos que você começou a encantar lá nas primeiras etapas do funil de vendas. Sem mencionar que toda essa propaganda positiva e espontânea é gratuita, sem custos extras para o seu bolso.
Ficou curioso sobre o overdelivery? Continue nessa leitura e aprenda comigo estratégias incríveis para utilizar no seu negócio.
Ir além das expectativas e gerar valor para os negócios
Quer um exemplo super atual de aplicação de overdelivery? Vamos lá.
Com a pandemia do Covid-19 e o isolamento social, o mercado teve que se adaptar para sobreviver. Não havia mais espaço para repetir modelos antigos e o momento exigiu uma nova postura frente aos clientes.
Os empresários e empreendedores precisaram entregar produtos e serviços de outra forma, superando expectativas e promessas.
Nesse cenário, muitos restaurantes modificaram o menu, por assim dizer.
Primeiro, eles migraram em peso para o delivery (principalmente aqueles que não tinham a prática). Daí, a concorrência entre os aplicativos do ramo aumentou.
Sem perder tempo, os donos de restaurantes investiram pesado no comércio virtual, o conhecido e-commerce.
Atendimentos personalizados, campanha sobre cuidados com a saúde e mais anúncios nas redes sociais. Tudo isso conectado às atuais necessidades do prospect. Por hora adotando novas porções de pratos, embalagens mais tecnológicas ou presenteando clientes com mimos.
Os negócios transformaram o modo como se relacionam com as pessoas e abraçaram o overdelivery.
E sabe os efeitos disso? Os donos de restaurantes puderam proporcionar a experiência da marca na casa do cliente de um jeito surpreendente.
Dessa forma, os negócios mantiveram ou mesmo aumentaram as vendas durante um período de crise e instabilidade. E maximizaram as chances de fidelização para que os clientes voltem virtual ou presencialmente no pós-pandemia. Uma estratégia incrível, concorda?
Use hoje mesmo estratégias de overdelivery para o seu negócio
Elaborar e produzir estratégias de overdelivery é mais fácil do que se imagina. Você pode adotar medidas eficientes, sem grandes custos e com ótimos resultados. Pensando nisso, compartilho com você algumas dessas estratégias.
- Ofereça dicas úteis gratuitamente. Comece pesquisando bem sobre a persona e busque entender as dores e necessidades dela. Com isso, prepare um conteúdo que beneficie o cliente. Quer um exemplo? Faça um vídeo sobre o seu produto/serviço. Já no final, disponibilize um e-book grátis com dicas extras para o público. O bônus surpreende e a surpresa gera valor.
- Que tal oferecer uma reunião extra pós-venda? Não limite-se a vender, entregar e fim. Diferencie-se dos demais. Essa é uma sugestão valiosa para fortalecer a marca pessoal e melhorar a taxa de indicações para outros prospects. Cliente satisfeito fala bem. Cliente mais que satisfeito, fala ainda mais.
- Seja argumentativo, ético, coerente e persuasivo na construção do seu conteúdo. A habilidade de comunicação convence as pessoas. E nos negócios, ela é também o modo como você direciona os clientes nas etapas do funil de vendas. Por isso, comunique e surpreenda na entrega, no atendimento, no pós-venda ou oferecendo algo a mais nas vendas.
Então, o seu negócio já possui overdelivery? Que tal planejar e desenvolver as melhores estratégias hoje mesmo?
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