Para muitos líderes, realizar um feedback delicado não é uma tarefa simples. Afinal, é preciso ter muita empatia e sabedoria para dialogar de forma clara e objetiva sem denegrir a imagem do colaborador.
No artigo de hoje, vamos conhecer uma técnica que te ajudará a fornecer feedbacks eficazes sem “ferir” a sua equipe. Continue lendo!
A importância dos feedbacks em uma empresa
A prática de conversar com os funcionários sobre as expectativas, avaliar seu trabalho e estar disposto a ouvir são pilares básicos que podem ter um efeito transformador em qualquer organização.
Na prática, não é isso o que acontece.
De acordo com uma pesquisa da FIA Employee Experience (FEEx), o maior problema da gestão brasileira é a falta de feedback.
Com isso, líderes deixam de contribuir para o desenvolvimento de seus colaboradores, assim como para o crescimento de sua própria empresa.
Mas, quais são as possíveis causas dessa falta de feedbacks dentro das organizações?
Além da falta de treinamento e visão estratégica, muitos líderes e gestores se sentem desconfortáveis em conversar com seus colaboradores, uma vez que determinados assuntos podem trazer bastante incômodo.
A seguir, vamos conhecer uma técnica para realizar um feedback delicado que pode mudar essa situação.
Como realizar um feedback delicado?
Para realizar feedbacks mais sensíveis, é preciso, antes de tudo, ser respeitoso e deixar muito claro qual é o comportamento em questão que precisa ser melhorado.
É só quando o colaborador entende de verdade a mensagem que está sendo passada que ele poderá aplicar ações para corrigir este comportamento.
O próximo passo é usar a balança de Benjamin. Isso significa começar pelo que precisa ser melhorado e terminar com os pontos excelentes do profissional.
Assim, ele conseguirá sair com o sabor da positividade na boca.
Implementar a cultura de feedback irá transformar sua empresa
Com tudo o que foi dito em mente, fica muito clara a importância dos feedbacks recorrentes dentro de uma organização.
Por isso, é preciso parar de encarar esse retorno como algo ruim ou um incômodo, e sim começar a enxergá-lo como uma estratégia fundamental para o crescimento dos profissionais e, consequentemente, da sua empresa.
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