Qual gestor ou líder nunca se perguntou: como fazer minha equipe se engajar na empresa?
Isso é muito comum e pode acontecer em qualquer negócio.
Ou você pensa que em uma empresa bem conceituada e experiente no mercado, isso é impossível de acontecer?
Muitas vezes, líderes e gestores percebem uma grande queda nos resultados. Com essa queda, notam também o que pode ser muitas vezes a raiz do problema: parte da equipe está desmotivada.
O que fazer diante desse cenário?
Em seu post de hoje, a palestrante de destaque Kelli Redigolo nos traz três passos essenciais que podem estimular o engajamento da sua equipe. Fique conosco, prossiga na leitura e descubra como colocar essas estratégias em prática!
Um dos passos para sua equipe se engajar na empresa é reconhecer a importância de cada colaborador
Com a queda nas vendas, na produtividade, na qualidade e lucro, a empresa entra em um momento crucial onde é preciso a adoção de medidas para ajudar os colaboradores a se engajarem novamente. É necessário recuperar o entusiasmo que o time tinha para contribuir para o sucesso da empresa.
Sabe qual o primeiro passo para isso? Reconhecer a importância de cada membro da sua equipe.
Reúna o time e deixe claro o quanto cada um tem sua importância. Ressalte o que cada um tem de positivo e comunique a todos o quanto você, gestor e líder, são gratos pelo empenho, dedicação e comprometimento. Essa estratégia trará um sentimento de valorização dos colaboradores e incentivará o engajamento.
Abra espaço para as opiniões e sugestões dos colaboradores
Quer estimular o engajamento? Criar e manter um ambiente aberto a ouvir seu time, é mais do que necessário.
Ao promover este espaço, a organização mostra de forma efetiva que valoriza e incentiva a participação de cada um e que também está flexível e aberta a melhorias. É uma ótima iniciativa, no sentido de promover uma cultura colaborativa e engajadora.
Passo 3: Introduza o Endomarketing – A Cereja do Bolo
Aqui está o terceiro passo, a cereja do bolo para engajar sua equipe: o endomarketing. Trata-se de uma abordagem que valoriza o colaborador da mesma forma que se valoriza o cliente, estabelecendo um vínculo forte entre eles e a empresa.
O endomarketing (também conhecido como endomarketing) é uma das estratégias mais eficazes para reduzir a taxa de rotatividade de seus funcionários e atrair novos profissionais altamente qualificados para sua empresa. E claro, ao investir no capital humano do negócio, faz com que a equipe se engaje mais.
Essa estratégia é direcionada principalmente para nutrir a sensação de um ótimo local de trabalho e fazer com que as pessoas sintam que sua posição atual é um “emprego dos sonhos”, por exemplo.
Uma história inspiradora para transformar sua frustração em motivação! – Por Kelli Redigolo
Como eu disse na minha entrevista para a equipe da Palestras de Sucesso:
“Ao investir no endomarketing você demonstra valorizar o colaborador como se valoriza o cliente, criando um vínculo, de forma que ele “vista a camisa da empresa” e isso reflita na sua performance de atuação.”
Para fazer isso, invista nas seguintes ações:
- Otimize a comunicação visual interna da empresa, de forma motivacional e atrativa.
Ex: Banner ilustrativo como a frase “ Nessa empresa trabalham os melhores profissionais”
- Promova campanhas de metas com incentivos e premiações.
Ex: Fazer concursos culturais internos
Ex: Integrar equipes internas com equipes externas. (Reuniões de Integração).
Ao seguir esses três passos e implementar estratégias de endomarketing, você estará no caminho certo para engajar sua equipe de forma efetiva. Lembre-se de que colaboradores motivados e engajados são fundamentais para o sucesso e crescimento de qualquer empresa.
Em minhas palestras, eu trago esses temas e ajudo no engajamento da equipe. Entre em contato com a equipe de atendimento da Palestras de Sucesso e saiba como ter minha palestra em sua empresa.
Grande abraço e até a próxima!
Quero uma palestra da fantástica Kelli Redigolo em minha empresa!