Lidar com a ansiedade pode não ser uma das tarefas mais fáceis, especialmente em um país como o Brasil, onde estudos apontam que cerca de 86% das pessoas sofrem com algum tipo de adoecimento mental, o que inclui tanto a ansiedade quanto a depressão. Há um movimento por parte das empresas, que conscientes que a saúde mental dos trabalhadores é uma questão que envolve a todos, tem buscado formas de contribuir com seus colaboradores, empoderando-os de ferramentas capazes de minimizar e lidar melhor com a ansiedade.
Só pra ficar claro, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) colocam o Brasil como o primeiro no ranking mundial, quando se trata da quantidade de pessoas ansiosas, o que significa cerca de 9,3% da população.
Diante de todo esse quadro que te contei acima, a boa notícia é que por meio do autoconhecimento, é possível ter um aliado para evitar que a ansiedade se fortaleça e gere impactos negativos na vida pessoal e profissional das pessoas. Vamos juntos?
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por LIZIAN DIURNO| Palestrante e Terapeuta Emocional (@liziandiurno)
Autoconhecimento pode te ajudar a lidar com a ansiedade
Afetando milhões de pessoas no mundo todo, a ansiedade se caracteriza por um estado de medo, nervosismo e preocupação em excesso. Ela pode, de fato, causar graves problemas ao indivíduo, interferindo de maneira direta e agressiva na qualidade de vida, relacionamentos, trabalho, negócios, dentre os demais aspectos.
Contudo, uma das ferramentas mais assertivas no sentido de combatê-la tem sido o autoconhecimento.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por PALESTRAS DE SUCESSO (@palestrasdesucesso)
O que é o autoconhecimento e como ele pode te ajudar a lidar com a ansiedade
Certamente você está cansado de ouvir falar sobre autoconhecimento, mas você sabe exatamente do que se trata? Na verdade, se refere ao processo de compreender a si mesmo, o que inclui suas emoções, pensamentos, comportamentos e crenças.
Acredite: o autoconhecimento é fundamental para lidar com problemas de saúde mental, como a ansiedade.
Como o autoconhecimento pode ajudar?
Pessoas que desenvolvem o autoconhecimento têm a capacidade de reconhecer suas crenças limitantes e pensamentos negativos, que podem estar contribuindo para a ansiedade. Por exemplo, você pode perceber que tem medo de fracassar ou de ser rejeitado pelos outros.
Outro fator é que ele ajuda a identificar as situações (gatilhos) que desencadeiam a ansiedade e a encontrar maneiras de lidar com elas de forma mais eficaz. Por exemplo, você pode aprender a respirar fundo ou usar técnicas de relaxamento quando se sentir ansioso.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por PALESTRAS DE SUCESSO (@palestrasdesucesso)
Como desenvolver o autoconhecimento?
Dentre as diversas maneiras de desenvolver o autoconhecimento, certamente a escrita reflexiva é uma das mais interessantes.
Consiste em escrever seus sentimentos e pensamentos em um diário ou em um caderno. Isso pode ajudar a compreender melhor seus padrões mentais e emocionais.
Outra forma é fazer terapia. A terapia é uma excelente maneira de explorar suas crenças e comportamentos e encontrar maneiras de mudá-los. Um terapeuta pode te ajudar a entender as causas da sua ansiedade e te ensinar estratégias para enfrentá-la.
Uma empresa que leva em conta o bem-estar do time e valoriza o capital humano, costuma investir em palestras e cursos que tratem do tema.
Em resumo, o autoconhecimento é fundamental pois ajuda a identificar os gatilhos e a lidar com a ansiedade. Ele também permite que você se conheça melhor e se valorize mais.
Dê o primeiro passo para a sua liberdade! Se você sofre com ansiedade ou outros problemas emocionais, não hesite em buscar ajuda profissional. Aproveite e conheça meu trabalho com palestras e treinamentos que abordam a ansiedade e como trabalhar no sentido de desenvolver o autoconhecimento.
Um forte abraço e obrigada pela atenção!
Quero uma palestra de Lizian Diurno!