No cenário do trabalho híbrido e da Liderança Remota, nunca foi tão importante um olhar mais atento dos gestores e líderes, em relação às conexões entre a organização e os colaboradores.
Como estabelecer essa conexão? A resposta é simples e direta, contudo, nem sempre bem utilizada: a comunicação!
Especialista em Liderança Remota, a palestrante Denise Salvador aborda o tema a seguir e nos mostra que a comunicação vai muito além das palavras. Acompanhe!
O papel da comunicação nas conexões entre a organização e os colaboradores
Voltando ao início da história da humanidade, mesmo quando não havia uma linguagem estruturada, seja falada, seja escrita, os símbolos e gestos tornavam nossa comunicação possível.
Mesmo hoje, o contato visual, o gestual, a expressão facial e a linguagem corporal em geral complementam a nossa fala, não é verdade?
Quando estamos diante da necessidade da Liderança Remota, antes de mais nada, devemos ficar ainda mais atentos a todos esses detalhes. Afinal, com a distância física esses sinais perdem sua intensidade.
Comunicação muito além das palavras
Conforme publiquei em meu site Liderança Remota:
“Uma Pesquisa do professor emérito de psicologia Albert Mehrabian da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, também mostrou que a comunicação humana é composta por mais do que palavras.”
Veja o detalhamento do estudo sobre os componentes da comunicação:
- 55% vem de expressões faciais e linguagem corporal;
- 38% provém de inflexão vocal e tom de voz;
- 7% vem das próprias palavras.
Quanto mais ricos os recursos da comunicação, maior a conexão emocional
Quando perdemos a intensidade das pistas visuais, caso da confirmação visual de entendimento, por exemplo, é normal que ocorra uma redução do interesse e consequentemente uma menor possibilidade de interação.
Sabia que muitas vezes o colaborador deixa solicitar um esclarecimento ou mesmo prefere não comunicar uma dúvida, pelo simples fato de ficar com o sentimento de que “é melhor não interromper e deixar seguir”?
Como então, garantir a assertividade na comunicação remota? De início, vale ressaltar o importante valor das câmeras para o trabalho remoto, que é o de possibilitar a as pistas visuais, aumentando a percepção de entendimento, por exemplo, trazendo mais chances para perguntas e maior interação e diálogo.
Algumas estratégias importantes para melhores conexões
“Quanto mais ricos os recursos da comunicação, capturados pela visualização (câmeras) de quem está transmitindo a mensagem, maior a conexão emocional e mais fácil será a construção da confiança” – Denise Salvador
Alguns pontos estratégicos de que a Liderança Remota deve considerar para estabelecer melhores conexão são:
- Atenção máxima à linguagem não verbal;
- Ter clareza do poder do Líder Remoto para levar mensagem ao time;
- Uma Liderança Remota que atue reforçando valores, cultura, propósito;
- Aproveitar os pontos altos do trabalho remoto que são as riquezas de recursos tecnológicos, ferramentas e diversidade de canais de comunicação;
- Praticar a técnica de “overcommunication”, esclarecendo e expressando o conteúdo da mensagem em diferentes canais, ampliando as possibilidades de compreensão;
- Uso das tecnologias para criar Hubs de compartilhamento de conhecimento tanto na própria equipe como entre outras equipes;
- Disponibilidade do Líder Remoto para tirar as dúvidas que surgirem;
- Verificar se a mensagens são simples, frequentes e diretas;
- Ter cuidado com excesso de dados que poluem seus depositórios e são pouco úteis ao time.
Concluindo, você viu no artigo de hoje que a boa comunicação entre a Liderança e sua Equipe Remota ou Híbrida, está ligada à efetividade da qualidade da mensagem e dos canais e ferramentas utilizados.
Precisa de uma ajuda estratégica para otimizar as conexões entre a empresa e o time? Conheça minhas palestras e tenha o impacto necessário para alavancar o trabalho em equipe e a Liderança em seu negócio.
As palestras de Denise Salvador ajudam a engajar equipes remotas
As palestras de Denise Salvador possuem bastante foco em como alcançar alta performance das equipes liderando times em ambientes remotos e híbridos, incluindo abordagem dos desafios e práticas para que a colaboração em ambientes híbridos/remotos aconteça.
Quero uma palestra de Denise Salvador em minha empresa!
