Como contratar com assertividade, um profissional para atuar no trabalho remoto? – Por Denise Salvador

Trabalho remoto, como sabemos, implica numa série de mudanças, o que inclui novos padrões e mindset. Isso vale tanto para gestores, líderes e  setor de RH, quanto para os colaboradores.

Sobretudo em relação ao líder, uma situação que merece máxima atenção diz respeito a como contratar com assertividade, um profissional para atuar no trabalho remoto. 

A maior especialista no Brasil dentro deste tema, Denise Salvador, nos fala hoje o que considerar e quais estratégias adotar neste sentido. Boa leitura!

Contratar para o trabalho remoto: como ser assertivo? 

Muitos líderes me perguntam sobre como executar com assertividade a contratação de um profissional para integrar o time de trabalho remoto.

Independentemente da modalidade de trabalho a ser exercida, a fase de recrutamento e seleção implica em tempo do líder.

No entanto, dedicar-se a este tópico é fundamental, na medida em que fará toda a diferença no desenvolvimento das tarefas e projetos.

Mas, será que a ação de contratar um profissional para o trabalho remoto é tão diferente do que para atuar presencialmente? 

Pois bem, em relação a dinâmica aplica, ela segue a mesma, ou seja, na esfera do universo digital, ela se mantém.

Contudo, quando pensamos em habilidades, a coisa muda de figura.

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Trabalho remoto: diferenças com relação a habilidades necessárias (skills)

É necessário, portanto, um olhar mais atento em relação às competências e habilidades do profissional haja vista que , pois o membro fará parte de um ambiente diferenciado: o virtual. 

“Membros que fazem parte de equipe virtual e possuem boa performance compartilham as seguintes competências em comum: mindset digital, habilidades de comunicação, alto grau relacionado à inteligência emocional, capacidade de trabalhar de forma autônoma e resiliência para lidar com os imprevistos e desafios.” – Denise Salvador 

Para identificar se ele tem essas skills, algumas perguntas irão ajudar, como por exemplo:

  • Pode citar algumas ferramentas que usou nos últimos meses? O que pensa em relação aos constantes avanços e mudanças de tecnologia?  (aqui você poderá identificar, de acordo com as respostas, se o profissional tem um mindset digital apurado);
  • Solicite como tarefa, que o candidato simule uma apresentação diante das câmeras. Aqui você poderá avaliar se ele tem a habilidade de se comunicar em mais de um canal;
  • Questione sobre projetos colaborativos que ele já entregou e sempre fique atento em relação à maneira que ele interage e se relaciona com o entrevistador. Aqui você avaliará o espírito colaborativo e se há ou não facilidade de trabalhar em equipe;
  • Para captar se o profissional tem a habilidade da automotivação, pergunte a ele: Qual foi sua maior realização profissional ? Por que foi a maior? Como você a fez acontecer? Algum obstáculo? Como superou? Quais são as suas metas pessoais e o que está fazendo para alcançá-las? O que te motiva?

Em síntese, temos acima, uma pequena amostra de perguntas capazes de identificar os comportamentos e habilidades de um membro que atuará  em times remotos.

Agora é com você: que tal colocar em prática o aprendizado de hoje? Depois me conta como foi a contratação e se você está satisfeito (a).

Compartilhe o conteúdo com mais pessoas e não deixe de contar com minhas palestras sobre liderança remota. Até lá! 

As palestras de Denise Salvador ajudam a engajar equipes remotas/híbridas

As palestras de Denise Salvador  possuem bastante foco em como alcançar alta performance das equipes liderando times em ambientes remotos e híbridos, incluindo abordagem dos desafios e práticas para que a colaboração em ambientes híbridos/remotos aconteça.

Quero uma palestra de Denise Salvador em minha empresa!

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