Habilidades humanas: você as coloca em prática ao liderar? No post de hoje no blog da Sucesso, o inigualável Luiz Binato, palestrante de destaque no cenário corporativo, toca em um ponto importante em todas as organizações e suas respectivas lideranças: habilidades humanas que boa parte dos líderes simplesmente desconhece (ao menos, na profundidade).
Quer saber quais são elas? Como isso pode impactar seu negócio? O que pode ser feito a respeito?
Descubra a seguir!
Habilidades humanas: o ser e o estar no cenário corporativo
“Quando se lidera pessoas, o julgamento e o desprezo devem dar lugar a empatia e a compaixão, duas habilidades humanas que a maioria dos líderes desconhece na profundidade requerida por uma razão simples: a maioria dos líderes age com o ego (medo e fuga); e a minoria com a consciência (confiança e busca).” – Luiz Binato
O trecho acima, extraído de um artigo que publiquei na rede social LinkedIn, ilustra e resume bem a questão do ser e do estar na esfera corporativa, especialmente em relação à liderança.
O mundo corporativo é composto de quê? De pessoas, é lógico. E as pessoas são ou estão, correto?
Por exemplo:
“Pessoas nutrem um ser idealizado que elas estão, diante de um ser real que elas são. A beleza e o desafio está em ser!”
Analisando o comportamento humano, nota-se um fator interessante: a maior parte das pessoas, quando crescem na empresa, chegando a cargos tidos mais elevados, de maior prestígio, caso, por exemplo, daqueles relacionados à liderança, deixam de lado o ser real.
Assim, dão amplo espaço ao chamado ser idealizado. É aquele ser perfeito, que não comete erros, observado e notado pelos demais, extremamente admirado. Um ser que, até certo ponto, é orientado pelo ego.
“Essa percepção é perigosa, pois dá conta de que você precisa estar de uma forma para ser de outra. E isso o aprisiona, uma artimanha de domínio do ego.” – Luiz Binato
Isso acontece, sobretudo, por um simples fato: os indivíduos, que ocupam posições de liderança no âmbito corporativo, não tem uma preparação para a função, salvo raras exceções, é verdade.
A importância de um líder ser, antes de tudo, líder de si mesmo, assumir a responsabilidade pelos resultados, autoridade sobre recursos materiais e liderar pessoas
Via de regra, o que vemos é que a maioria das pessoas que chegam à liderança:
- ascende por conhecimento técnico, atributo da autoridade;
- ocupa uma posição em que vai precisar de um conhecimento sócio-emocional-comportamental, atributo da influência, principalmente acerca de si mesmo no que chamo de autoconhecimento.
“Mais e mais pessoas são contratadas ou promovidas pelas suas competências técnicas e demitidas por suas incompetências comportamentais.” – Luiz Binato
Todo esse pano de fundo acima, fiz de forma intencional, para que você leitor tenha bem claro em sua mente o seguinte: ao atuar na liderança de pessoas em sua empresa, para ser bem-sucedido na missão e gerar bons frutos, é preciso dar espaço amplo para duas habilidades humanas.
Ao invés de liderar com o viés comum do julgamento e do desprezo, ceda espaço para a empatia e a compaixão.
“São duas habilidades humanas que a maioria dos líderes desconhece na profundidade requerida por uma razão simples: a maioria dos líderes age com o ego (medo e fuga); e a minoria com a consciência (confiança e busca).”
O texto de hoje aqui no blog, é um recorte de um artigo maior que publiquei originalmente no LinkedIn, o qual deixo o link abaixo para você acessar:
https://www.linkedin.com/pulse/ser-e-estar-mundo-corporativo-luiz-binato/
Deixo aqui um convite: você que é líder, que tal se atentar a importância da empatia e agir com a consciência? Desenvolva suas habilidades humanas e seu autoconhecimento. Conte com minhas palestras e treinamentos neste sentido. Até a próxima!
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