Todos podem ser “chefes”, mas nem todos os “chefes” serão líderes- Por Edson De Paula

Certamente você já se deparou com a polêmica que envolve as diferenças entre chefe e líder. Será mesmo que há diferenças? Nosso palestrante Edson De Paula, grande referência no mercado corporativo, tem uma frase bem esclarecedora sobre o tema:

“Todos podem ser ‘chefes’, mas nem todos os ‘chefes’ serão líderes”.

Entenda qual a atribuição mais importante e significativa que um líder deve nutrir, bem como qual é o papel da liderança e as possíveis diferenças entre chefe e líder. 

Mudança de paradigmas no cenário corporativo: diferenças entre líder e chefe 

Como você aí do outro lado da tela enxerga um líder e um chefe? Será mesmo que é tudo igual? Ou, há diferenças? 

Eu acredito que um “chefe”  é aquele  que “pensa que lidera”, enquanto um líder “lidera e faz sua equipe pensar”.  

Antes de mais nada, você não precisa concordar com meu ponto de vista. Todavia, quero pontuar o que me faz crer que sim, há diferenças entre um líder e chefe, e até mesmo em relação à liderança, encontro alguns conceitos equivocados por aí.

Veja bem: a atribuição mais importante que um líder deve ter é desenvolver um outro líder. Afinal, liderança não se trata do número de seguidores, mas do legado deixado na formação de outros profissionais, compreende? Isso é liderança! 

Como identificar um líder ou um “chefe” em uma empresa?

Como comentei em minha entrevista para o blog aqui da Sucesso:

“Para saber se um líder é líder na organização – procure conversar primeiramente com aqueles que são liderados e, caso eles sintam que são desafiados constantemente, mas, ao mesmo tempo, encaram os desafios como aprendizados e há uma percepção de que o clima organizacional é positivo, então, temos um líder inspirador regendo a organização.”

Um líder, em sua essência, não busca “plateia”, “bajulação”. Tampouco adota uma postura de “carrasco”, ou mesmo “inquisidora”. Ao contrário, o verdadeiro líder adota um  estilo de liderança engajadora.

Liderança engajadora 

“Mas, Edson:  o que é exatamente uma liderança engajadora?”.

Eu comentei o seguinte, quando questionado acerca do que difere entre “chefes” e líderes:

“Liderança trata-se do número de sucessores que um líder desenvolve ao invés de quantos seguidores ele tem: é uma questão mais qualitativa do que quantitativa.”

Pois bem, para ocorrer tal desenvolvimento, o estilo de liderança engajadora (engaging leadership), é fundamental.

Em linhas gerais, é uma liderança que tem como objetivo,  otimizar o envolvimento do trabalho de equipe.

Como isso é possível? 

  • Quando os líderes busca, acima de tudo, atender demandas básicas em relação aos seus liderados no trabalho em equipe. Ou seja, persistência, autonomia, competência;
  • Por outro lado, os colaboradores têm então a sensação de pertencimento, encorajamento da voz de equipe;
  • Outro fator importante é disponibilizar ao time, uma capacitação constante. Isso acontece quendo o líder não centraliza tarefas, mas delega aquelas que desafiam a equipe.

Com tais gestos, o colaborador percebe que o líder confia nele, o que desenvolve um maior senso de responsabilidade, e claro, eleva a autoestima. Afinal, ele percebe que é capaz de realizar tarefas de extrema importância.

Antes de concluir o post de hoje, quero deixar só mais uma frase:

O líder possui atitude inspiradora que reconhece a importância das ações coletivas em busca de resultados.

Agora me conta: concorda comigo? Sinta-se livre para discordar. Um grande abraço e até o próximo post! 

Transforme a cultura da sua empresa, saiba como desenvolver uma comunicação não-violenta com as palestras de Edson de Paula

Com uma comunicação clara e eficaz, Edson de Paula é hoje um dos maiores consultores em comportamento organizacional do país. Aproveite esta chance e treine seu time com o melhor.

Clique aqui e contrate as palestras de Edson de Paula na modalidade presencial ou virtual.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes