Certamente você já se deparou com a polêmica que envolve as diferenças entre chefe e líder. Será mesmo que há diferenças? Nosso palestrante Edson De Paula, grande referência no mercado corporativo, tem uma frase bem esclarecedora sobre o tema:
“Todos podem ser ‘chefes’, mas nem todos os ‘chefes’ serão líderes”.
Entenda qual a atribuição mais importante e significativa que um líder deve nutrir, bem como qual é o papel da liderança e as possíveis diferenças entre chefe e líder.
Mudança de paradigmas no cenário corporativo: diferenças entre líder e chefe
Como você aí do outro lado da tela enxerga um líder e um chefe? Será mesmo que é tudo igual? Ou, há diferenças?
Eu acredito que um “chefe” é aquele que “pensa que lidera”, enquanto um líder “lidera e faz sua equipe pensar”.
Antes de mais nada, você não precisa concordar com meu ponto de vista. Todavia, quero pontuar o que me faz crer que sim, há diferenças entre um líder e chefe, e até mesmo em relação à liderança, encontro alguns conceitos equivocados por aí.
Veja bem: a atribuição mais importante que um líder deve ter é desenvolver um outro líder. Afinal, liderança não se trata do número de seguidores, mas do legado deixado na formação de outros profissionais, compreende? Isso é liderança!
Como identificar um líder ou um “chefe” em uma empresa?
Como comentei em minha entrevista para o blog aqui da Sucesso:
“Para saber se um líder é líder na organização – procure conversar primeiramente com aqueles que são liderados e, caso eles sintam que são desafiados constantemente, mas, ao mesmo tempo, encaram os desafios como aprendizados e há uma percepção de que o clima organizacional é positivo, então, temos um líder inspirador regendo a organização.”
Um líder, em sua essência, não busca “plateia”, “bajulação”. Tampouco adota uma postura de “carrasco”, ou mesmo “inquisidora”. Ao contrário, o verdadeiro líder adota um estilo de liderança engajadora.
Liderança engajadora
“Mas, Edson: o que é exatamente uma liderança engajadora?”.
Eu comentei o seguinte, quando questionado acerca do que difere entre “chefes” e líderes:
“Liderança trata-se do número de sucessores que um líder desenvolve ao invés de quantos seguidores ele tem: é uma questão mais qualitativa do que quantitativa.”
Pois bem, para ocorrer tal desenvolvimento, o estilo de liderança engajadora (engaging leadership), é fundamental.
Em linhas gerais, é uma liderança que tem como objetivo, otimizar o envolvimento do trabalho de equipe.
Como isso é possível?
- Quando os líderes busca, acima de tudo, atender demandas básicas em relação aos seus liderados no trabalho em equipe. Ou seja, persistência, autonomia, competência;
- Por outro lado, os colaboradores têm então a sensação de pertencimento, encorajamento da voz de equipe;
- Outro fator importante é disponibilizar ao time, uma capacitação constante. Isso acontece quendo o líder não centraliza tarefas, mas delega aquelas que desafiam a equipe.
Com tais gestos, o colaborador percebe que o líder confia nele, o que desenvolve um maior senso de responsabilidade, e claro, eleva a autoestima. Afinal, ele percebe que é capaz de realizar tarefas de extrema importância.
Antes de concluir o post de hoje, quero deixar só mais uma frase:
O líder possui atitude inspiradora que reconhece a importância das ações coletivas em busca de resultados.
Agora me conta: concorda comigo? Sinta-se livre para discordar. Um grande abraço e até o próximo post!
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